O comportamento dos consumidores muda quase que diariamente, não é mesmo? E um dos fatores que tem se tornado cada vez mais importante para a comunicação das marcas é a interatividade. Dessa forma, o formato de divulgação online rich media se destaca e oferece diversas vantagens.
Confira no artigo abaixo o que é e como funciona o rich media. Veja quais são os principais tipos e exemplos de sucesso.
O que é rich media?
Rich media ou mídia interativa, é uma palavra usada para representar anúncios da publicidade digital que facilitam a interação e o envolvimento dos usuários com as propagandas.
Para isso, esse tipo de divulgação online conta com recursos avançados, como: vídeo, áudio, imagens dinâmicas, entre outros.
Quais são os principais elementos que compõem o Rich Media?
- Vídeos;
- Animações;
- Infográficos interativos;
- Apresentações multimídia;
- Jogos interativos;
- Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).
Como o Rich Media pode melhorar a experiência do usuário?
O Rich Media pode capturar melhor a atenção dos usuários, tornando o conteúdo mais atrativo e agradável de consumir, ao usar elementos como vídeos interativos ou infográficos dinâmicos. Por último, muitas vezes oferece tempos de carregamento mais curtos e uma experiência mais responsiva em comparação com o conteúdo estático.
Por que investir em rich media?
Investir em rich media proporciona maior interatividade e destaque, superando os anúncios estáticos tradicionais. Dessa forma, pode atrair mais a atenção dos usuários, levando a um melhor desempenho.
Motivos para investir em rich media
Maior engajamento
Rich media capta a atenção do público mais efetivamente do que formatos de mídia estáticos. Anúncios interativos ou com elementos multimídia tendem a envolver os usuários de maneira mais profunda, incentivando-os a interagir com o conteúdo. Isso pode aumentar o tempo de engajamento e melhorar as taxas de clique.
Vídeos e animações facilitam a explicação de mensagem complexas
Anúncios ricos em mídia podem oferecer uma experiência mais envolvente e satisfatória. Por exemplo, vídeos e animações podem explicar um produto ou serviço de forma mais clara e atraente, ajudando a transmitir mensagens complexas de forma simplificada.
Interatividade guia melhor os usuários até a conversão
Anúncios em rich media têm mostrado taxas de conversão superiores em comparação com anúncios estáticos. A interatividade não só mantém os usuários envolvidos mas também pode guiá-los mais eficazmente para ações de conversão, como compras ou inscrições.
Rich media permite a coleta de dados mais detalhados
A tecnologia por trás do rich media permite a coleta de dados mais detalhados sobre como os usuários interagem com o anúncio. Isso inclui cliques, quanto tempo passam visualizando o conteúdo, e quais partes são mais atraentes, fornecendo informações valiosas para otimização de campanhas futuras.
A flexibilidade em formatos criativos permite que as marcas se destacam em mercados competitivos
Rich Media oferece uma flexibilidade enorme em termos de design e funcionalidade, permitindo que as marcas sejam criativas em como apresentam seus produtos e se comunicam com seu público. Isso pode ajudar uma marca a se destacar em um mercado competitivo.
Adaptação às tendências de consumo de mídias ricas e envolventes
À medida que mais consumidores esperam experiências de mídia ricas e envolventes, marcas que utilizam esses formatos estão melhor posicionadas para atender às expectativas do público moderno.
Onde investir em rich media?
O local em que você irá investir em rich media depende de diversos fatores, como seu público-alvo, orçamento e objetivos da campanha.
Por exemplo, se seu objetivo é atrair jovens, pode investir no TikTok Ads. Já se o seu público-alvo é corporativo, a principal ferramenta será o LinkedIn Ads.
Locais para investir em rich media
- Facebook Ads (Facebook, Instagram, Messenger);
- Google Ads (Google, YouTube, Gmail, Play Store);
- LinkedIn Ads;
- Tik Tok Ads;
- Site próprio.
Quais são os diferentes formatos de Rich Media?
- Banners;
- Imagens dinâmicas;
- Anúncios expansíveis;
- Lightboxes;
- E muito mais.
De modo geral, podemos dizer que a mídia interativa oferece uma enorme quantidade de opções para os anunciantes. Esse fator é excelente, pois aumenta a possibilidade de explorar todo o potencial da mídia interativa.
Como são as experiências com rich media?
As experiências com rich media são dinâmicas e imersivas, diferenciando-se significativamente de conteúdos estáticos. Um dos diferenciais dos anúncios rich media é a experiência enriquecedora que ele promove para os usuários.
É o caso, por exemplo, de quando se está lendo o conteúdo de um site e uma imagem se expande conforme a página é movimentada. Ou ainda, quando o leitor consegue jogar dentro do próprio anúncio, sem ser redirecionado para outra aba.
Exemplos de campanhas bem-sucedidas que utilizaram Rich Media
Campanha Coca-Cola 2023
Em 2023, a Coca-Cola lançou uma campanha no aeroporto internacional de Guarulhos chamada “Obra de Arte – Masterpiece”. Os passageiros tinham a chance de interagir com uma obra de arte digital, “Moça com brinco de pérola” de Vermeer, e receber uma Coca-Cola gelada diretamente do painel eletrônico.
Campanha Fanta 2023
A “Fantamelier” transformou consumidores em especialistas na harmonização dos sabores Guaraná, Maracujá, Laranja e Uva com lanches. A campanha incluía conteúdo nas redes sociais, mídia externa, degustações em shoppings, ações em pontos de venda e uma plataforma de inteligência artificial no site da Fanta.
Quais são as vantagens de anúncios em Rich Media?
Agora que você já sabe os principais detalhes sobre o que é rich media, vale descobrir quais vantagens esse tipo de mídia oferece. Abaixo, confira as principais!
1. Personalização do conteúdo
Cada usuário tem uma experiência única, elevando sua experiência com a marca.
2. Melhor medição de resultados
Há a possibilidade de analisar o número de usuários que passaram o mouse ou clicaram em um banner, por exemplo.
3. Variedade de formatos em uma única campanha
O rich media permite que as marcas usem diferentes tipos de anúncio em uma única campanha. Isso aumenta a chance de obter bons resultados em digital branding e entender qual formato tem mais impacto no público desejado.
Vai fazer anúncios para melhorar o alcance de sua marca ou negócio? Então entenda o que é CPC (Custo Por Clique) e saiba como calcular.
Perguntas frequentes
Os anúncios rich media são um tipo de divulgação digital que melhoram a experiência dos usuários por meio da interatividade. Eles contam com diversos tipos, como banners e imagens dinâmicas.
Investir em Rich Media proporciona maior interatividade e destaque, superando os anúncios estáticos tradicionais, aumentando a visibilidade da marca, gerando leads, oferecendo análises detalhadas de desempenho e aumentando a taxa de conversão.
Os diferentes formatos de Rich Media incluem banners, imagens dinâmicas, anúncios expansíveis, lightboxes, entre outros.