Imposto de renda 2021: como declarar fora do prazo?

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Imagem de um celular acessando o site da Receita Federal e ao fundo um computador com uma imagem destacada onde se lê Imposto de Renda 2021

A data limite para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 terminou na última segunda-feira, 31 de maio. Porém, se você, assim como muitos contribuintes perderam o prazo para realizar sua declaração, saiba que ela ainda pode ser realizada.

A Receita Federal ainda admite a entrega de declarações do IR 2021 para quem não entregou, mas com um detalhe: o pagamento de uma multa.

Saiba como realizar o procedimento e descubra também o valor dessa multa. 

Imposto de Renda 2021: acerte as contas com o leão

shutterstock 1925129126 1024x683 - Imposto de renda 2021: como declarar fora do prazo?

Apesar de ter que arcar com a multa pelo atraso na entrega da declaração do IR 2021, o processo de declaração não exigirá um grande esforço extra. 

O primeiro passo é ter o programa de declaração no seu celular ou no computador. Se você não baixou o programa, saiba como fazer isso. Mas quem já realizou o download do programa só precisa estar conectado à internet para atualizá-lo.

A seguir, é só fazer sua declaração normalmente e entregá-la. Ao final do processo será gerada uma notificação do lançamento da multa por entrega fora do prazo, para que seja feito o pagamento.

Baixe os e-books IRPF 2021 e IRPJ 2021 da Remessa Online e saiba tudo
o que é preciso para fazer sua declaração com toda segurança!

IR 2021: de quanto é a multa por atraso?

A multa referente ao atraso deverá ser paga por meio de uma DARF, gerada ao final do preenchimento da declaração. O programa permite, inclusive, a impressão do documento, se o contribuinte preferir.

O valor dessa multa corresponde a um mínimo de 1% ao mês ou fração de mês em relação ao imposto devido. O mínimo a ser pago equivale a R$ 165,74, enquanto o máximo a pagar é de 20% do IR devido no ano anterior, 2020.

Como é calculada essa multa?

A data de vencimento é calculada para 30 dias após a data de entrega da declaração. Se o prazo para pagamento não for cumprido serão acrescidos juros ao valor da multa.

A multa corresponde a 0,33% por dia de atraso, limitada a 20%. Já os juros de mora acrescidos a ela são calculados pelo acumulado da taxa Selic até o mês anterior ao do pagamento. E ainda, 1% referente ao mês do pagamento. 

O que acontece se a multa não for paga?

Se sua declaração do IR 2021 foi entregue fora do prazo e sua multa foi gerada, ela tem 30 dias para ser paga. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Quem não realizar o pagamento dessa multa a tempo, será penalizado. Caso a pessoa tenha imposto a ser restituído, o valor da multa será debitado diretamente na restituição.

Você pode emitir o DARF pelo sistema Meu Imposto de Renda. Caso o pagamento da multa atrase além dos 30 dias de prazo, o DARF pode ser emitido consultando sua situação fiscal

É possível contestar a multa do Imposto de Renda? 

É possível sim. Caso você não concorde com a cobrança, por qualquer motivo, poderá apresentar uma impugnação referente à cobrança. 

Para isso é preciso que essa defesa seja feita em até 30 dias após o vencimento.

Aqui você encontra informações sobre como realizar a impugnação da multa do IR 2021

Declaração do IR 2021 com erro? Dá para corrigir

Erros na declaração do Imposto de Renda são comuns e podem acontecer a qualquer pessoa. Felizmente, o contribuinte poderá realizar a correção, a retificação do IR 2021, sem multas e quantas vezes for necessário.

O ideal é que esse processo de retificação seja feito o quanto antes, evitando os riscos de cair na famosa “malha fina”, ou seja, ter sua declaração retida na Receita.

O próprio programa da Receita Federal utilizado para fazer a declaração poderá fazer essa retificação. É só abrir o programa e realizar as alterações na declaração já entregue.

O prazo para essa retificação é de até 5 anos, mas quanto mais cedo forem feitas as correções, menores os riscos de complicação.

IR 2021: o que acontece se você não declarar

Deixar de declarar Imposto de Renda nunca é uma boa ideia. O primeiro ponto é a cobrança da multa pelo atraso na entrega, mas não para por aí.

O contribuinte nessa situação poderá ficar com o CPF irregular e ser impedido de obter ou renovar o passaporte, de conseguir empréstimos, prestar concurso público e até de negociar imóveis. 

Restituição do Imposto de renda 2021: quando vou receber

shutterstock 1853032426 1024x690 - Imposto de renda 2021: como declarar fora do prazo?

Se você tem restituição do IR para receber deve ter atenção às datas de pagamento dos lotes, no calendário de restituição. 

O 1º lote foi pago em 31 de maio, confira as próximas datas:

  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Você só saberá em que lote estará sua restituição consultando o site da Receita Federal uma semana antes do pagamento de cada lote. 

A restituição é depositada automaticamente na conta informada pelo contribuinte na declaração.

Conclusão: se perdeu o prazo do IR 2021, declare o quanto antes!

Perder o prazo da declaração do imposto de renda não é o ideal, mas não precisa gerar desespero. Porém, vimos que corrigir isso o quanto antes é sempre a melhor opção para o contribuinte.

É possível declarar fora do prazo desde que a multa gerada seja paga corretamente. A dica é fazer isso o quanto antes para evitar juros e riscos desnecessários.

Também é possível realizar a consulta e correção dos dados da sua declaração pelo próprio programa gerador da declaração. O ideal é fazer isso o quanto antes para não ter mais problemas com a Receita..

Assuntos relacionados