Trabalho Freelancer: Lista de profissões em alta

A maneira tradicional de contratar mudou muito nos últimos anos e, por isso, o mercado de trabalho freelancer cresce à cada dia. Conheça mais da nova categoria de profissionais, os chamados freelancers, e quais as áreas estão em alta neste segmento!

Você sabe o que é um freelancer? Trata-se de um profissional que pode realizar trabalhos para diversas empresas pois não possui vínculo empregatício com nenhuma delas. No caso de profissionais de tecnologia e comunicação, por exemplo, basta um notebook com uma boa internet e um espaço tranquilo e pronto, o trabalho pode ser desenvolvido de qualquer lugar.

O freelancer faz seu horário, aceita os trabalhos que quer e trabalha de qualquer canto. Apesar disso, há algumas desvantagens que também devem ser consideradas. Vamos falar delas em breve.

A diferença entre trabalhador remoto e freelancer

Existe muita confusão entre os termos “trabalhadores remotos” e “freelancers”. Pois bem:

Os trabalhadores remotos têm vínculo empregatício, apesar de não trabalharem no escritório da empresa todos os dias. Já os freelancers são prestadores de serviço sem vínculo empregatício com a empresa contratante e que são contratados para um projeto ou um serviço temporário.

Quais áreas contratam freelancers?

Apesar do termo estar muito ligado à profissionais de comunicação e tecnologia, os freelancers estão se espalhando para diversas áreas.

Confira uma lista com algumas opções para sua carreira de freelancer!

Comunicação:

  1. Redator
  2. Designer Gráfico
  3. Social Media
  4. Tradutor
  5. Editor de Vídeos
  6. Fotógrafo

Tecnologia:

  1. Desenvolvedor de apps
  2. User Interface Design
  3. Data Scientist
  4. Analista de Dados
  5. Desenvolvedor
  6. Programador

Beleza, Saúde e Estética:

  1. Maquiador
  2. Cabeleireiro
  3. Estilista
  4. Personal Trainer
  5. Vendedor de cosméticos

Diversos:

  1. Professores de música
  2. Professores de dança
  3. Colorista
  4. Pesquisador
  5. Revisor
  6. Jornalista
Leia também:
Como encontrar freelancer no exterior

As vantagens e desvantagens de ser um trabalhador freelancer

Um trabalhador freelancer possui maior liberdade para aceitar projetos e muito mais autonomia em seus trabalhos.

Além disso, controlando bem seus horários, é possível mesclar sua rotina de trabalho com atividades rotineiras, sem precisar faltar um dia inteiro no serviço para ir em uma consulta médica, por exemplo.

Outra grande vantagem é que, em cidades grandes, o profissional freelancer que trabalha em casa não fica exposto à um dos grandes motivos de stress: o trânsito.

Apesar de ter muitas vantagens, o trabalho freelancer também tem desvantagens que precisam ser consideradas.

Além destas, o que leva muitos profissionais a se tornarem freelancers é a possibilidade de aumentar a renda ou ganhar mais do que em um emprego tradicional, afinal, você pode trabalhar para mais de uma empresa ou cliente ao mesmo tempo.

As desvantagens também são algo à se considerar, já que trabalhos em casa podem reduzir seu contato com pessoas diferentes e afetar suas habilidades sociais.

Caso não haja equilíbrio entre vida profissional e pessoal, é comum que freelancers troquem o dia pela noite e confundam a liberdade de um freela com falta de comprometimento. Isso causa acúmulo de trabalho ou pior, falta dele.

As desvantagens também vem em estigmas sociais, principalmente para os mais novos. É comum que familiares e amigos não levem sua vida como freelancer à sério e tenham certo preconceito por você trabalhar em casa.

Por ser um trabalho sem vínculo empregatício, direitos como 13° salário, plano de saúde, seguro-desemprego, vale transporte e férias remuneradas não se aplicam ao freelancer.

Como receber o salário por realizar trabalho freelancer para clientes do exterior?

Uma das vantagens de ser freelancer é conseguir jobs no mundo todo. As plataformas de emprego estão cheias de clientes internacionais e algumas vezes o pagamento é negociado por fora destes sites. Por isso, é muito importante encontrar uma forma de receber os valores com uma taxa justa para o cliente e você, sem grandes descontos ou burocracia exagerada.

Para receber seu pagamento como freelancer de maneira segura, rápida e sem os descontos que os bancos tradicionais aplicam em remessas internacionais, a melhor opção é a Remessa Online!

Remessa Online – a melhor plataforma para enviar e receber dinheiro.

A Remessa Online surgiu em 2016, e é um serviço da BeeTech. Uma das fintechs que mais cresce no Brasil. A plataforma é totalmente online e trabalha com as menores tarifas do mercado.

O processo de recebimento é totalmente online e você pode receber salário de serviços prestados no exterior, do Google AdSense, investimentos e até aporte de capital, caso você seja uma pessoa jurídica.

Leia também:
Remessa Online lança plataforma para microempreendedores

Emita gratuitamente o documento necessário para receber do exterior

Se você já prestou, está prestando ou pretende prestar serviços para o exterior, precisará emitir uma invoice para receber pelo trabalho. Trata-se de um documento usado para faturar serviços, fornecido pelo prestador da atividade realizada.

Mas você não precisa se preocupar!

Criamos uma plataforma de geração de invoice para descomplicar a sua vida global. Ela é simples e segura, e está disponível para clientes e não clientes da Remessa Online.

Gerador de invoice da Remessa Online

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático