TransferMate: o que é, como usar e quais são as tarifas

A TransferMate é uma solução relativamente recente no mercado de remessas internacionais que agora está disponível também com licença para atuar na América do Sul, no Chile e aqui no Brasil.

Além de atuar como empresa de transferência internacional B2B, a TransferMate apresenta em sua carteira de soluções serviços de pagamento em lote, pagamento de ensino no exterior (TransferMate Education), agências de intercâmbio e envio de Invoices.

Saiba mais sobre esse serviço, se a TransferMate é uma plataforma segura e compare essa solução com os benefícios oferecidos pela Remessa Online!

O que é TransferMate?

A TransferMate é uma plataforma ou fintech irlandesa com foco em transferências internacionais B2B (Business-to-business) e para pessoas físicas. 

Esse serviço foi criado em 2010 e atualmente está presente em mais de 160 países e operando em cerca de 134 moedas. A plataforma se coloca como uma alternativa aos bancos tradicionais, por oferecer um passo a passo menos burocrático e sem taxas ocultas.

Como funciona a plataforma TransferMate?

O TransferMate funciona de forma semelhante a diversas plataformas de transferência internacional. De modo geral, é um sistema simples e fácil de se cadastrar. Para ter uma conta, basta acessar o site da plataforma, criar sua conta de forma gratuita e começar a usar.

É necessário definir os valores e a moeda usada nas transferências, preencher um formulário com os dados dos beneficiários e realizar o pagamento.

As empresas que utilizam o serviço da TransferMate podem usar o site para fazer o pagamento dos funcionários ou pagamento de fornecedores, através do envio de Invoices.

Para pagamentos em massa, é possível optar pela realização de remessas em lote, o que ajuda a reduzir o custo da operação.

Nas transferências locais, a TransferMate adota o sistema de fazer as operações entre o banco do país de origem e de destino. 

Em resumo, a TransferMate apresenta os principais serviços: envio de Invoices, TransferMate education, TransferMate para instituições de ensino e agências de intercâmbio.

Envio de invoices


É possível através da TransferMate enviar Invoices para os clientes do exterior e gerenciar o recebimento. Esse recurso na plataforma é gratuito, basta criar o documento e enviar ao cliente com os dados de cobrança da transferência.

TransferMate education


O TransferMate Education é a solução da plataforma para facilitar o envio de pagamento de mensalidade para instituições de ensino no exterior. 

Com esse serviço, os alunos realizam o pagamento de taxas, mensalidades e matrículas, com opções de taxa de câmbio que não provocam custo extra nem para a instituição beneficiada e nem para o aluno.

Esse tipo de transferência tem um prazo de até 48 horas para ser recebido pela instituição de ensino.

TransferMate para instituições de ensino


O TransferMate para as instituições de ensino significa a possibilidade das escolas e instituições de ensino usarem a plataforma para gerir o pagamento dos estudantes. Nesse serviço, é possível rastrear os pagamentos de forma online a qualquer momento.

Agências de intercâmbio

Algumas agências de intercâmbio também utilizam a plataforma para enviar transferências para outras instituições de ensino e para receber dos alunos. O processo funciona semelhante a qualquer transferência internacional na plataforma.

TransferMate é seguro?

A TransferMate é uma plataforma considerada segura. É possível verificar no site da empresa todos os processos rigorosos adotados para proteção de dados, como auditorias externas, criptografia, revisão e notificação a qualquer suspeita de ataque ou invasão dos dados.

Também apresenta seguir as normas do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) – Regulamento (UE) 2016/679 e possui licença oficial para realizar transações financeiras.

No Brasil, a TransferMate apresenta registro no Banco Central do Brasil e no Conselho de Atividades Financeiras (COAF).

Quais são as tarifas da TransferMate?

A TransferMate atua como uma fintech que promete reduzir as taxas caras de transferência, igualando o valor faturado ao valor recebido. 

Além disso, apresenta bloqueio de taxas FX, eliminando as taxas de transferência e custo administrativo. Contudo, não deixa muito claro quais são os custos específicos sobre o uso do serviço, diferente da Remessa Online.

Como usar a plataforma da TransferMate? 4 passos 

Confira a seguir o passo a passo de como usar a TransferMate.   

1. Crie sua conta no site

O primeiro passo para usar a plataforma da TransferMate é criar uma conta no site. Você vai precisar informar o seu nome completo, seu país de origem, seu endereço de e-mail e o número do seu telefone celular.

Você então deve concordar com as políticas de privacidade do site e verificar se você é humano resolvendo uma conta de matemática.

Só dessa forma é possível abrir uma conta na TransferMate. Não há a opção de criar uma conta vinculando seu perfil no Google ou no Facebook, por exemplo.

O site deve mandar um e-mail para você para verificar sua conta. Depois disso, é só completar os seus dados cadastrais para começar a usar a plataforma.

2. Informe os valores

Uma vez que você tenha uma conta e já tenha cadastrado todos os seus dados, é hora de ir para a operação.

Para fazer a sua primeira transferência no TransferMate, você deve informar os valores que deseja transferir, incluindo a moeda e a quantia de dinheiro que você vai enviar. Depois, deve escolher a moeda de destino. Automaticamente, o valor convertido deve aparecer.

3.Preencha o formulário com os dados do beneficiário

Uma vez que você já informou os valores, incluindo a moeda de entrada e a moeda destino, você deve fornecer algumas informações sobre o beneficiário, como conta bancária, nome, país de origem e alguns outros dados.

4. Efetue o pagamento

Agora é só efetuar o pagamento e pronto. Você fez sua transferência. O sistema da TransferMate pode demorar até 48 horas para processar os pagamentos.

TransferMate no Brasil: Quais são as avaliações?

Por ser uma plataforma ainda muito recente disponível no Brasil, não é fácil encontrar avaliações sobre o serviço em português. A maior parte das avaliações estão disponíveis no site Trustpilot, na página do Facebook da plataforma e no próprio site, nas avaliações de clientes como destaque.

No site Trustpilot, o serviço tem uma boa avaliação, com 4,3 estrelas de 205 avaliações. No entanto, ao fazer uma leitura sobre os comentários, é possível ver que se destacam pontos positivos e pontos negativos.

Entre as desvantagens observadas pelos clientes estão pontos como demora para aprovação da conta e dificuldades de comunicação com atendimento ao cliente. 

Em resumo, as avaliações são mais positivas do que negativas, mas é difícil ter um parâmetro sobre o serviço no Brasil, por não ter uma página ou forma específica para filtrar avaliações de clientes brasileiros.

Diferenças entre os serviços da TransferMate e a Remessa Online

Uma das principais diferenças entre esses serviços é que a Remessa Online é uma fintech nacional, com bastante credibilidade no mercado nacional e internacional e referência como opção para transferências internacionais.

Diferente da TransferMate, na Remessa Online é possível ter atendimento em português, o que facilita a comunicação e esclarecimento de dúvidas.

Por ser um serviço pensado para pessoas físicas e jurídicas, a Remessa Online consegue oferecer soluções que ajudam pessoas que vão precisar fazer ou receber uma transferência esporádica para o exterior ou aqueles que precisam desse serviço de forma recorrente.

Assim como no TransferMate, com o Remessa Online também é possível os seguintes benefícios:

  • Receber e enviar valores para diversos países e em diferentes moedas,
  • Realizar pagamentos de aluguéis e imóveis;
  • Resgatar rendimentos de investimentos no exterior;
  • Receber salário de empresas do exterior;
  • Receber a monetização de valores do Google Adsense.

O TransferMate é muito lembrado pelas soluções para intercâmbio e pagamento de ensino no exterior, algo que com a Remessa Online também é possível, mas de forma muito mais simplificada e intuitiva.

Vantagens de usar a Remessa Online

A Remessa Online é uma plataforma bastante simples e intuitiva de usar. Em poucos minutos, você realiza seu cadastro de forma gratuita e pode começar a usar para enviar ou para receber dinheiro do exterior.

Na plataforma, é possível ter benefícios como pessoa física, pessoa jurídica (autônomo) ou empresa (Remessa Online for Business).

Com o Remessa Online para empresas, os usuários se beneficiam com a facilidade de operações em transferências internacionais e com assessoria para facilitar a vida financeira da organização. Existem duas opções de cadastro: o cadastro simples e o cadastro completo. 

Com o cadastro simples, é possível realizar transações com limites diários de R$ 50 mil por envio e R$ 100 mil por ano.  No Cadastro Completo não há limite para envio diário, apenas o anual, que tem como base os valores declarados no Imposto de Renda.

O processo de remessa internacional também é rápido. É possível receber transferências em até um dia útil para todos os destinos.

Simule como funcionam as transferências internacionais e veja como economizar com a Remessa Online a partir  das melhores taxas e prazos!

Receba dinheiro do exterior com melhores taxas e prazo!

Conclusão

A TransferMate é uma fintech irlandesa que está presente em mais de 160 países e recentemente chegou ao Brasil com licença oficial para atuar como instituição financeira de transferência internacional.

No nosso país, trata-se de uma novidade, por isso, não existem ainda muitos retornos e avaliações sobre o serviço pelo uso dos brasileiros.

As principais soluções apresentadas pela fintech incluem as transferências para empresas, integração de tecnologias de contas a pagar, desembolsos de folha de pagamento para funcionários e autoridades fiscais e a automação de contas a receber.

Como vimos, também existe um atendimento especializado para instituições educacionais e estudantes. No entanto, não é muito claro como funcionam as taxas e o custo por operação.

Em comparação com bancos tradicionais, essa plataforma se apresenta como uma solução mais prática e econômica. Em comparação com outras fintechs, é possível ver que a Remessa Online ainda apresenta vantagens muito mais competitivas e transparentes, além do atendimento em português e facilidade de encontrar informações e opiniões dos usuários.

Related posts

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024

Calendário Bolsa Família 2024: hoje, pagamentos de abril para NIS final 8

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver