PIB dos EUA: 2º trimestre de 2022 registra queda de 0,9%

O PIB dos EUA registrou queda de 0,9% no segundo trimestre de 2022. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 28 de julho de 2022, pelo Escritório de Análises Econômicas (BEA, em inglês). Esse é um órgão do Departamento de Comércio dos EUA.

No primeiro trimestre, divulgado em 26 maio de 2022, a queda foi de 1,6% no PIB dos EUA. Foi a primeira redução desde a recessão financeira causada pela pandemia há dois anos. O número mostrou um cenário de contração da economia.

Neste artigo, você entenderá sobre os principais desfechos desse tema e como o resultado do PIB está conectado com a inflação, desemprego e muito mais! Confira.

PIB dos EUA em queda mostra recuo na economia

Por registrar queda no PIB pelo segundo trimestre seguido, considera-se que os EUA estão em recessão técnica. O Produto Interno Bruto norte-americano foi pressionado pela elevação da inflação nos EUA, que chegou ao maior patamar em 40 anos.

O PIB divulgado tem uma queda menor do que o do primeiro trimestre. Também foi pior que o esperado por economistas consultados pela agência Reuters, que previam uma alta de 0,5%. Segundo o órgão responsável, ela refletiu um aumento nas exportações e uma redução nos gastos do governo federal. 

A queda foi a segunda consecutiva na economia norte-americana desde a recessão gerada pela pandemia há quase dois anos. Até por isso, considera-se que o país entrou em recessão técnica. Entretanto, diferente do Brasil, o escritório nacional de estatística dos EUA não utiliza esse conceito.

O BEA define recessão como “declínio significativo na atividade econômica espalhada por toda a economia, com duração superior a alguns meses, normalmente visível na produção, emprego, renda real, e outros indicadores”.

O último crescimento do PIB dos EUA foi registrado no quarto trimestre de 2021, que foi de 6,9%.

Além das informações divulgadas sobre o PIB (Produto Interno Bruto), o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, confirmou a continuidade na alta de juros. Nessa quarta-feira, 27 de julho de 2022, foi anunciado um aumento de 0,75 ponto percentual. Os norte-americanos convivem com uma inflação de 9,1%. Algo que não acontecia há pelo menos quatro décadas e impacta a vida de milhões de cidadãos.

Aumento nos preços de gastos com consumo

O Departamento do Comércio também informou que o índice de preços de gastos com consumo, o PCE (sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,1% entre abril e junho. O dado replica o do primeiro trimestre que foi de 7%.

Enquanto que o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, subiu 4,4% no mesmo período. No trimestre anterior, a alta foi de 5,2%.

PIB dos EUA tem queda de 0,2% em relação ao trimestre anterior

Os EUA utilizam uma metodologia diferente da feita pela maioria dos países para a divulgação do PIB trimestral.

No Brasil, por exemplo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o crescimento trimestral em relação ao trimestre imediatamente anterior. Além disso, comparar com o mesmo período do ano anterior. Já a taxa anualizada calcula a variação do PIB dentro de um período como se o percentual de crescimento ou queda fosse se manter por um ano inteiro.

Nesse caso, utilizando a metodologia aplicada no Brasil, o PIB dos EUA apontaria uma queda de 0,2% num comparativo ao trimestre anterior.

Pedidos de seguro-desemprego caem nos Estados Unidos

Nesta quinta-feira, o Departamento do Trabalho americano divulgou que os pedidos iniciais por seguro-desemprego caíram em 5 mil na semana que encerrou em 23 de julho, somando 256 mil. Esse número está acima das 253 mil solicitações esperadas pelo mercado para a semana. 

Esse é um tema que afeta diretamente a economia dos EUA. Nos últimos meses, as manchetes trouxeram um cenário preocupante em relação aos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos. Provavelmente, você deve ter acompanhado.

Resumindo

O que é o PIB?

O PIB é o Produto Interno Bruto, ou seja, é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país.

Resultado do PIB dos EUA no segundo trimestre?

Dados do (BEA) do Departamento de Comércio dos EUA, mostram uma queda de 0,9% no PIB do segundo trimestre de 2022 com taxa anualizada.

Qual é o índice de pedidos de seguro-desemprego nos EUA?

Na semana que encerrou em 23 de julho de 2022, os pedidos chegaram a 256 mil benefícios. Esse número está acima dos 253 mil esperados pelo mercado.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024