Warren Buffett: a história e as lições do oráculo de Omaha

Warren Buffett iniciou suas compras de ações aos 11 anos. Já adulto, ele fundou a Buffett Partnership Ltd. e tornou-se milionário aos 32 anos. Graças ao seu olhar acurado para negócios, sob sua direção, a Berkshire Hathaway se tornou uma das maiores holdings globais.

Com tal trajetória, o bilionário se tornou um dos principais nomes do mercado financeiro.  Neste artigo, você conhecerá a vida do “oráculo de Omaha”, sua família e formação, além de seu envolvimento com a filantropia, estilo de vida e afins.

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é um dos maiores investidores do mundo. Ele entrou no mercado de ações com apenas 11 anos e teve uma adolescência marcada pela criação de pequenos negócios – alguns sozinhos, outros ao lado de amigos.

Já adulto, ele fundou a Buffett Partnership Ltda. e se tornou milionário aos 32 anos. Nos anos 1960, ele virou acionista da Berkshire Hathaway, que acabou se tornando uma das maiores holdings do mercado.

Qual a formação de Warren Buffett?

A formação de Warren Buffett é em Administração pela Universidade de Nebraska-Lincoln. Ele também fez mestrado em Ciências Econômicas na Universidade de Columbia. Apesar disso, Warren já declarou publicamente não ser um defensor ferrenho do ensino superior porque não acredita que o sucesso profissional esteja obrigatoriamente associado ao histórico acadêmico.

Warren Buffett fez curso de oratória?

Sim, Warren Buffett fez um curso de oratória pelo Instituto Dale Carnegie nos anos 1950, em sua cidade-natal Omaha. Em entrevista para a CNBC, ele relata que esse foi um dos melhores investimentos pessoais que já fez, pois assim superou o medo de falar em público e melhorou suas habilidades de comunicação a ponto de se tornar professor da Universidade de Omaha.

Quem ensinou Warren Buffett?

Quem ensinou Warren Buffett principalmente foi Benjamin Graham, um economista e autor renomado. Ele compartilhou estratégias valiosas de investimento e foi mentor de Buffett por anos. Graham é celebrado tanto por sua contribuição literária quanto por seu papel como professor na Escola de Negócios da Universidade de Columbia.

Qual a relação entre Warren Buffett e Benjamin Graham?

Warren Buffett e Benjamin Graham tiveram uma relação de mentoria. Graham foi a grande referência acadêmica para Buffett na Universidade de Columbia, e teve forte influência na teoria de investimento de Warren. Eles chegaram a trabalhar juntos no mercado de ações nos anos 1950.

Qual a origem do apelido “Oráculo de Omaha”?

A origem do apelido “Oráculo de Omaha” se deve à extraordinária trajetória de investimento de Warren Buffett. Ele acumulou grandes sucessos seguidos, como a fundação da Buffet Partnership Ltda e seu consequente retorno financeiro de US$ 1 milhão. Depois, sua liderança na Berkshire Hathaway transformou a empresa em uma das holdings mais valiosas, com avaliação de mais de U$ 800 bilhões hoje em dia.

Qual a teoria de investimentos de Warren Buffett?

A teoria de investimentos de Warren Buffett é o value investing. Essa estratégia envolve escolher empresas subvalorizadas que ofereçam um potencial de crescimento sustentável. Os investimentos são definidos de forma metódica e planejada, sem precipitações ou influências momentâneas.

Ele busca organizações com gestão eficiente, vendas consistentes e marcas fortes, focando em valor a longo prazo. Assim, a escolha de ações visa a uma compra com excelente custo-benefício não só para o portfólio de investimentos, mas principalmente para a construção de patrimônio do investidor.

Como Warren Buffett escolhe suas ações?

Warren Buffett escolhe suas ações a partir da sua teoria de investimento, o value investing. Ele faz uma análise detalhada das empresas, considerando seus pontos fortes e fracos, para determinar o potencial de longo prazo de suas escolhas de investimento.

Em quais ações Warren Buffett investe?

  • Empresas de operações de crédito: Visa (0,6% da carteira) e Mastercard (0,5%).
  • Bancos: Bank of America (10,5%) e Citigroup (0,9%).
  • Empresas de tecnologia: Amazon (0,5%) e Apple (41,6%).
  • Empresas de bebidas: Coca-Cola (6,6%) e Diageo (0,1%).
  • Companhias de varejo: Kroger Floor (0,8%) e Decor Holdings (0,2%).

A lista completa de ações em que Warren Buffett investe está disponível no levantamento da CNBC.

Warren Buffett e a Berkshire Hathaway

Warren Buffett é um dos principais acionistas da Berkshire Hathaway, empresa têxtil fundada em 1841. No final dos anos 1960, ele mudou o formato do negócio e o converteu em uma holding com a aquisição de mais de 50 instituições, como Mitsubishi, American Express Company, StoneCo e T-Mobile.

O atual poder de capitalização de mercado da Berkshire Hathaway é de U$ 803.242.720, segundo a CNBC.

Qual é a fortuna de Warren Buffett?

A fortuna de Warren Buffett é estimada em U$ 121,6 bilhões, segundo a Forbes. Ele é o sexto homem mais rico do mundo, à frente de grandes nomes como Bill Gates (fundador da Microsoft), Larry Page (cofundador do Google), Amancio Ortega (dono da marca Zara), Françoise Bettencourt Meyers (dona da marca L’Oreal) e Zhang Yiming (fundador do TikTok).

Warren Buffett pratica filantropia?

Sim, Warren Buffett pratica filantropia e é conhecido por suas doações. Em 2010, ele lançou o movimento The Giving Pledge, que convoca as pessoas mais ricas do planeta a doarem parte da fortuna para ações e programas de caridade.

Quanto Warren Buffett já doou?

Warren Buffett já doou cerca de U$ 55 bilhões ao longo dos seus mais de 90 anos, segundo a Forbes. Atualmente ele encabeça a lista dos bilionários que já doaram 20% ou mais da própria fortuna, ao lado de nomes como Bill Gates, George Soros e Edythe Broad.

Warren Buffett e Bill Gates

Warren Buffett e Bill Gates são amigos e compartilham um compromisso com a filantropia. Buffett é um dos principais parceiros e financiadores de projetos filantrópicos desenvolvidos por Gates, e cuidou da administração da Bill & Melinda Gates Foundation entre 2006 e 2021.

Qual o estilo de vida de Warren Buffett?

O estilo de vida de Warren Buffett é modesto e prudente, sem ostentação pública ou hábitos luxuosos. Ele mora na mesma casa desde 1958 e evita gastos extravagantes, um reflexo de suas crenças pessoais e abordagem de investimento focada em valor.

Warren Buffett tem hábito de leitura?

Warren Buffett tem o hábito de leitura diária e sempre estimulou alunos, conhecidos e outros profissionais a lerem livros. Warren acredita que a leitura frequente forma e molda o conhecimento, o que contribui para o pensamento e o raciocínio, tão importantes no mundo dos negócios.

Qual a família de Warren Buffett?

A família de Warren Buffett é composta pelos pais, Howard Buffett e Leila Buffett, e as duas irmãs, Doris Buffett e Roberta Buffett. Seu pai é investidor, corretor de ações e empresário, e já foi deputado pelo partido republicano. Já a mãe fez carreira no setor jornalístico, enquanto as irmãs se dedicam à filantropia, com projetos que promovem acesso à educação e ajuda humanitária.

Qual a data de nascimento de Warren Buffett?

A data de nascimento de Warren Buffett é 30 de agosto de 1930. Em 2024, o magnata dos investimentos completará 94 anos.

Onde Warren Buffett nasceu?

Warren Buffett nasceu em Omaha, a cidade mais populosa de Nebraska, com cerca de 450 mil habitantes. Contudo, a família se mudou para Washington, D.C. quando ele tinha 12 anos. Apenas em 1956, aos 26 anos, que Buffett retornou à cidade-natal para fundar a Buffett Partnership Ltda.

Qual a religião de Warren Buffett?

Warren Buffett é agnóstico, então não tem uma religião definida, apesar de reconhecer a existência de um deus. Em decorrência disso, ele não segue crenças ou dogmas, nem se filia a instituições religiosas.

Que horas o Warren Buffett acorda?

Warren Buffett acorda às 06h45min diariamente há muitas décadas, porque ele aprecia se informar das notícias nos jornais logo cedo.

Quais as principais lições de Warren Buffett?

As principais lições de Warren Buffett são investir em si mesmo, aprender a lidar com os riscos, não seguir tendências apenas porque estão em alta e ter um padrão de vida comedido.

Investir em si mesmo

Segundo Buffett, o investimento mais crucial não se faz no mercado de ações, mas em si mesmo. Ele encoraja o desenvolvimento contínuo em diversas áreas, como intelectual, saúde, habilidades de comunicação e hobbies, pois isso não só beneficia o indivíduo como também expande sua perspectiva como investidor.

Aprender a lidar com os riscos

Para Warren, o conhecimento de onde e como investir não é suficiente. O diferencial está em identificar e gerenciar os riscos associados a cada oportunidade de investimento. Aprender a lidar com os riscos permite minimizar surpresas desagradáveis e controlar melhor os investimentos, evitando perdas financeiras.

Não seguir tendências apenas porque estão em alta

Muitos investidores apostam em determinadas ações quando elas estão em visibilidade no mercado. Warren discorda dessa prática, já que muitas vezes os setores não sustentam resultados a longo prazo, o que leva a estagnação ou perdas. A paciência e a pesquisa aprofundada sobre a gestão e a saúde financeira das empresas são cruciais para investimentos mais seguros e rentáveis.

Ter um padrão de vida comedido

Warren Buffett recomenda ter um padrão de vida estável e evitar o consumismo. Mesmo com investimentos lucrativos, a disciplina financeira é fundamental para acumular riqueza. Adotar um padrão de vida modesto ajuda a evitar dívidas e garante a construção de um patrimônio sólido.

Frases de Warren Buffett

  • “Nunca tenha medo de pedir demais ao vender e oferecer de menos ao comprar”;
  • “Wall Street é o único lugar aonde as pessoas vão de Rolls Royce pedir conselhos a quem pega o metrô”;
  • “leva-se 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos para perdê-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de forma diferente”;
  • “os grilhões do hábito são leves demais para serem sentidos, até que ficam pesados demais para serem rompidos”;
  • “invista seu dinheiro numa empresa que até um idiota consiga administrar, porque um dia um idiota o fará”;
  • “regra nº 1: Nunca perca dinheiro. Regra nº 2: Nunca esqueça a regra nº 1”;
  • “não é possível fazer um bom negócio com uma pessoa ruim”;
  • “por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. Preço é o que você paga. Valor é o que você leva”;
  • “alguém está sentado à sombra hoje porque alguém plantou uma árvore tempos atrás”;
  • “você deve aprender com a experiência, mas deve também aprender com a experiência dos outros sempre que possível”.

As frases acima são do livro O Tao de Warren Buffett, escrito por Mary Buffett e David Clark.

Siga os ensinamentos de Warren Buffett e invista!

Warren Buffett, além de um grande investidor, é um homem que compartilha frases, ensinamentos e conselhos para inspirar outras pessoas a encontrarem as melhores versões delas mesmas. Afinal, é isso que permite o sucesso na carreira profissional e também no mundo dos investimentos.

Curtiu conhecer a história de Warren Buffett? Então siga a Remessa Online no Facebook, X (antigo Twitter), YouTube, Instagram e LinkedIn para conferir mais sobre outros grandes investidores!

Resumindo

Qual a teoria de investimentos de Warren Buffett?

A teoria de investimentos de Warren Buffett é o value investing. Essa estratégia envolve escolher empresas subvalorizadas que ofereçam um potencial de crescimento sustentável. Os investimentos são definidos de forma metódica e planejada, sem precipitações ou influências momentâneas.

Quanto Warren Buffett já doou?

Warren Buffett já doou cerca de U$ 55 bilhões ao longo dos seus mais de 90 anos, segundo a Forbes. Atualmente ele encabeça a lista dos bilionários que já doaram 20% ou mais da própria fortuna, ao lado de nomes como Bill Gates, George Soros e Edythe Broad.

Qual a religião de Warren Buffett?

Warren Buffett é agnóstico, então não tem uma religião definida, apesar de reconhecer a existência de um deus. Em decorrência disso, ele não segue crenças ou dogmas, nem se filia a instituições religiosas.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático