O que são Soft Skills? Entenda como desenvolvê-las!

Quem busca o desenvolvimento profissional contínuo e ganhar destaque no mercado, precisa ter atenção às soft skills. Aprenda mais neste post!

Você já conhece o conceito de soft skills? Consiste em elementos extras, que não têm relação direta com conhecimento técnico ou habilidades para exercer uma profissão.

No entanto, as soft skills são importantes para se tornar um profissional mais completo. Afinal, elas envolvem capacidades específicas que colaboram com o trabalho, direta ou indiretamente. Do mesmo modo, elas podem ser o diferencial para o seu posicionamento no mercado e desenvolvimento.

Diante da importância desse assunto, preparamos este conteúdo completo para explicar o que são soft skills e mostrar um passo a passo para desenvolvê-las. Confira!

O que são soft skills?

As soft skills também são conhecidas como habilidades emocionais, comportamentais e sociais. Elas são um conjunto de competências de caráter interpessoal, que interferem na qualidade do trabalho prestado e do posicionamento na profissão.

Porém, para entender melhor o conceito, é necessário saber o que são hard skills. Nesse caso, o termo se refere às habilidades técnicas e teóricas, inerentes à profissão ou à atividade profissional.

Ao pensar em montar um currículo, por exemplo, é comum se lembrar delas primeiro. Veja alguns exemplos:

  • conhecimento de uma ou mais linguagens de programação;
  • formação em uma área de atuação;
  • domínio de um idioma estrangeiro;
  • habilidades de gestão;
  • entre outros.

Ou seja, são conhecimentos adquiridos por meio de formações, certificações ou estudos específicos por parte do profissional. Pelo mesmo motivo, as hard skills podem ser quantificadas com mais facilidade.

as soft skills têm um caráter mais subjetivo. Elas têm relação com a forma como o profissional lida com os clientes. Além disso, de que maneira ele se comporta diante de dificuldades, desafios e mudanças, como ele se conecta com colegas de trabalho, entre outros fatores.

Assim, elas não são ensinadas em faculdades, por exemplo, tendo maior relação com a personalidade do profissional. Contudo, isso não significa que elas não possam ser trabalhadas de diferentes formas para serem desenvolvidas.

Por que as soft skills são importantes?

Ao pensar em soft skills, é comum se perguntar por que elas são tão importantes no mercado de trabalho. Afinal, os currículos costumam estar focados nas hard skills, que por muito tempo eram as únicas qualidades avaliadas.

Entretanto, com as mudanças no mercado e a evolução dos últimos anos, as empresas mudaram a sua visão. Elas começaram a perceber que, apesar de as competências técnicas serem relevantes, as habilidades emocionais e sociais exercem um papel fundamental.

O motivo é simples: essas competências podem ajudar no desempenho no trabalho, na conquista de metas e na integração de equipes. Por exemplo, o dia a dia profissional pode gerar problemas e desafios que exigem desenvolver soluções.

Um profissional que seja mais proativo ou tenha um perfil de liderança, conseguirá resolver a questão antes de precisar recorrer aos superiores. Isso traz mais dinamismo para os processos e pode evitar gargalos na produção.

Do mesmo modo, uma pessoa com boa comunicação e gentil pode ter um desempenho mais positivo ao lidar com clientes para concretizar vendas. Já o trabalho em equipe pode ser fundamental para o alinhamento de processos e a conquista de melhores resultados.

Diante disso, as empresas passaram a valorizar os profissionais que apresentam soft skills que possam ser benéficas para o desenvolvimento do negócio. Como consequência, pessoas que buscam se destacar e conquistar melhores colocações precisam apresentar essas habilidades.

Ademais, mesmo quem deseja desenvolver o próprio negócio precisará contar com elas. Afinal, como você conferiu, as soft skills podem auxiliar no desempenho das empresas, colaborando com a conquista de resultados mais positivos.

Quais são as principais soft skills para desenvolver?

Agora que você já sabe o que são as soft skills e entende a relevância delas para os profissionais, é hora de conhecê-las. A seguir, confira uma lista com as principais habilidades socioemocionais que você pode desenvolver!

Resiliência

Você sabe o que é resiliência? O termo se refere à capacidade que determinados corpos e organismos têm de retornarem à sua forma original, após passarem por um processo de deformação.

Esse conceito também é aplicado nas emoções humanas. Ele se refere à aptidão de se adaptar às mudanças, superar problemas e se recuperar facilmente de adversidades. Por exemplo, empresas e pessoas resilientes conseguem lidar melhor com as mudanças no mercado.

Ademais, o termo tem relação com os erros cometidos pelo próprio profissional. É preciso ter em mente que errar é natural do ser humano. Logo, os equívocos vão acontecer. Entretanto, a resiliência é essencial para conseguir aprender com os erros, compreendendo as falhas, suas causas e como melhorar.

É por isso que essa é uma das principais habilidades do mercado. Todos os profissionais estão suscetíveis a erros e qualquer nicho de atuação pode passar por mudanças ou crises. Isso torna a resiliência importante para qualquer tipo de profissão.

Colaboração

A colaboração é a habilidade de trabalhar em equipe. Isso porque é comum que as atividades sejam desenvolvidas em conjunto em uma empresa — ainda que, em alguns casos, aconteça de maneira indireta.

Por exemplo, em um mesmo setor, os colaboradores tendem a atuar em diferentes etapas de um mesmo processo. Assim, é interessante que todos saibam compartilhar ideias, oferecer suporte ao outro e auxiliar no planejamento.

Porém, mesmo quando há diferentes setores, é comum que eles sejam interligados. Logo, é comum precisar conversar com outros profissionais, organizar demandas, fazer ou atender solicitações etc. Em todos os casos, saber colaborar é essencial para o sucesso.

Gentileza

A gentileza tem bastante relação com o sucesso no trabalho e com a construção de ambientes mais positivos. Aqui, é preciso ter atenção, porque o termo não se limita a ter educação e respeito.

Na verdade, ela tem mais relação com a empatia para tentar entender as dores, dificuldades e necessidades do próximo para tentar auxiliar. Ao conversar com clientes, ela permite identificar soluções mais adequadas para ele, colaborando com as vendas.

Entre a equipe, isso pode ser essencial para criar uma conexão mais próxima para manter o time unido e trabalhando de maneira alinhada. A prática ainda torna as lideranças mais humanas e eficazes, colaborando com a motivação e o desenvolvimento da equipe.

Flexibilidade

Mais uma soft skill que vale a pena conhecer é a flexibilidade. Ela tem bastante relação com a resiliência, já que exige adaptação. Porém, com a habilidade, o termo costuma se referir à capacidade de o profissional se adaptar às demandas que surgem — ainda que não seja uma necessidade.

Por exemplo, um cliente pode solicitar uma alteração em uma entrega que não estava previamente acordada. Embora essa mudança não seja obrigatória, saber se organizar para atendê-la costuma ser um fator para ajudar na fidelização do público.

Do mesmo modo, no trabalho em equipe, essa flexibilidade pode garantir alinhamentos nas entregas e adequações ao longo da atuação. Isso, mesmo que a mudança fuja do escopo inicial.

Assim, a flexibilidade pode ser uma habilidade importante. Porém, também é essencial que essas pequenas alterações no planejamento se alinhem ao seu tempo, custos e capacidades para ela ser, de fato, benéfica.

Comunicação

Uma boa comunicação é outra habilidade que está na lista de principais soft skills. Nesse sentido, é essencial que o profissional saiba se fazer entender, comunicando suas ideias e necessidades de forma adequada. E isso envolve diversas questões.

Por exemplo, é preciso ter uma escuta ativa para ser possível manter diálogos mais construtivos, que gerem resultados. O profissional precisa saber ouvir e absorver as informações para dar respostas que sejam alinhadas.

Também é interessante manter a objetividade e clareza, garantindo que as pessoas realmente compreendam as ideias passadas. Outro ponto relevante é o tom de voz utilizado, sempre educado, empático e priorizando uma comunicação não violenta.

Vale destacar que essa habilidade é essencial para qualquer pessoa. Afinal, uma boa comunicação é fundamental para conversas entre líderes e equipe, colegas de trabalho, clientes, entre outros.

Liderança

A liderança é uma soft skill fundamental para gestores e outros profissionais que lideram equipes. Na prática, essa capacidade tem relação com conseguir despertar a motivação, auxiliar no desenvolvimento das equipes e dar exemplos positivos.

Afinal, um verdadeiro líder inspira os outros, estimulando-os a seguir as suas ideias e objetivos. Logo, é preciso saber que essa habilidade não é importante apenas para quem já exerce cargos de liderança. Outros profissionais também podem se beneficiar dessa característica.

Criatividade

Se você pesquisar tendências de mercado, provavelmente perceberá que a palavra “inovação” aparece com frequência. Ela tem relação com a criação de novas soluções, que sejam mais simples e acessíveis. Nesse caso, um profissional que deseja inovar precisa ser criativo.

Ao se deparar com um problema, por exemplo, a criatividade pode ajudar a pensar em soluções que fujam do óbvio. Ao perceber um nicho de mercado que gera oportunidades, há chances de pensar em produtos ou serviços que atendam a essa demanda de maneira única.

Portanto, a criatividade consiste em pensar fora da caixa, fugindo das alternativas mais comuns para tentar encontrar possibilidades que otimizem os processos. Logo, essa é uma capacidade bastante relevante no mercado.

Orientação para resultados

Por fim, outra habilidade que merece destaque é a orientação para resultados. Isso significa saber atuar com foco em alcançar os objetivos desejados. Para tanto, é preciso gerir suas próprias tarefas, de modo a atingir as próprias metas e colaborar com as conquistas coletivas.

Por meio dela, é possível analisar os processos e a própria rotina para encontrar as prioridades. Além disso, entender o que é mais relevante para alcançar os resultados. Logo, é uma skill bastante importante para líderes, mas também se torna necessária para qualquer profissional que deseja se destacar.

Como desenvolver soft skills?

Após aprender tantas informações sobre as soft skills, talvez você esteja se perguntando sobre como desenvolvê-las, certo? A seguir, separamos as principais dicas para ajudar nessa tarefa. Confira!

Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para o desenvolvimento profissional e tem um papel relevante quando se trata de soft skills. É preciso conhecer as suas emoções, como você lida com dificuldades, qual é o seu temperamento, entre outros fatores.

Isso ajudará a entender quais são as habilidades que você já possui. A análise permite, ainda, identificar quais são os pontos de atenção que podem exigir maior dedicação para que sejam desenvolvidos.

Aprenda a gerenciar o seu tempo

Para conseguir desenvolver habilidades, você precisa ter uma gestão de tempo. Ademais, diversas soft skills têm relação com essa questão. Por exemplo, a flexibilidade pode exigir tempo disponível. Já a colaboração exige atenção aos prazos. Logo, esse gerenciamento é fundamental para o profissional.

Entenda quais habilidades deseja desenvolver

É bastante comum que você descubra que já tem determinadas habilidades, enquanto outras ainda precisam ser desenvolvidas. Também é possível que certas capacidades não sejam tão necessárias na sua atuação.

Logo, faça uma lista para entender quais habilidades você deseja desenvolver. Defina também a ordem de prioridade e as práticas que serão adotadas para conquistar as suas metas.

Procure treinamentos ou suporte profissional

Existem profissionais ou capacitações específicas que podem ajudar a desenvolver soft skills. Por exemplo, o acompanhamento com um psicólogo pode ajudar a identificar pontos fortes, aprender a lidar com adversidades ou ampliar o seu autoconhecimento.

Também existem treinamentos voltados à liderança, gestão de tempo, comunicação, oratória, entre outros. Portanto, vale a pena estudar as possibilidades disponíveis, conforme as habilidades que você deseja desenvolver.

Como você viu, as soft skills são habilidades importantes para os profissionais que desejam construir uma carreira sólida no mercado. Então, avalie quais você possui e aquelas que devem ser desenvolvidas para conquistar maior destaque em sua área de atuação.

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Resumindo

O que são soft skills?

São habilidades emocionais, comportamentais e sociais do profissional.

Por que elas são importantes?

Elas influenciam a maneira como a pessoa lida com equipes, desafios, clientes etc. Logo, essas habilidades podem ser o diferencial no momento de conquistar uma vaga no mercado ou empreender.

Quais são as principais soft skills?

As principais soft skills são:
– resiliência;
– colaboração;
– gentileza;
– flexibilidade;
– comunicação;
– liderança;
– criatividade;
– orientação para resultados.

Como desenvolver soft skills?

Para desenvolver soft skills, você pode:
– investir em autoconhecimento;
– aprender a gerenciar o seu tempo;
– entender quais habilidades deseja desenvolver;
– procurar treinamentos ou suporte profissional.

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