4 aceleradoras de startups que podem impulsionar seu negócio

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Aceleradoras de startups: escrivaninha com foguetes nas laterais

As startups são empresas que atuam em um modelo baseado em inovação e tecnologia. Porém, apesar dessa tendência no mundo dos negócios, empreender é sempre um desafio e nem sempre é possível conquistar os objetivos desejados sem auxílio. 

Diante disso, as aceleradoras de startups podem ser a solução ideal. Você sabe como elas funcionam ou quais são as principais opções existentes? 

O que são aceleradoras de startups?

As aceleradoras são empresas que tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento de startups, com foco em encontrar novos investidores ou ajudar a atingir o ponto de equilíbrio — quando elas se mantêm com as receitas obtidas.

Dessa maneira, o suporte é feito de forma ampla, por diversos meios que ajudem no crescimento mais rápido do empreendimento. Normalmente, ela faz um investimento em dinheiro e se torna sócia para, no futuro, vender a participação. 

Além disso, a aceleradora colabora com mentorias, fornecendo conhecimentos importantes que podem auxiliar os gestores, e na construção de networking. Assim, com a ampliação de contatos a startup também pode encontrar mais oportunidades para crescer.

Para colocar isso em prática, as aceleradoras de startups criam programas e lançam editais para que as empresas interessadas se cadastrem. Com base nas inscrições elas avaliam o potencial dos empreendimentos para escolher quais serão aceitos nos programas de aceleração. 

4 aceleradoras que podem impulsionar sua startup

Como vimos, as aceleradoras trazem boas oportunidades para a startup. Portanto, quem tem interesse nesta solução precisa conhecer as empresas que atuam com programas de aceleração. A seguir, listamos 4 alternativas brasileiras, veja só!

1. ACE

Fundada em 2012, a Ace é a maior aceleradora de startups do país. O foco da empresa é construir uma boa base para o crescimento da empresa, com apoio de mentores, parceiros e participação em diversos eventos. 

Ela também atua com startups em fase de validação, quando não recebem mais aportes, mas ainda conseguem obter benefícios com a estrutura ofertada pela ACE. Até 2020 foram mais de 115 startups que receberam investimentos da empresa, sendo que 16 delas já foram vendidas.

2. Artemisia

A Artemisia é uma aceleradora que traz uma proposta diferente, bastante específica: ela busca negócios que tenham impactos sociais e que possam ajudar a gerar transformações na sociedade. A ideia é apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços voltados à população mais vulnerável em questões sociais e econômicas.

Mais de 500 negócios já conseguiram apoio da empresa, sendo que mais de 180 participaram do programa de aceleração. Assim, se o seu negócio pode ter impactos sociais, vale a pena acompanhar os projetos da empresa. 

3. Cesar Labs

A Cesar Labs é um centro privado de inovação sediado em Recife. Ela busca empreendimentos com tecnologia avançada, oferecendo infraestrutura, capital, metodologia, networking e mentoria para ajudar no desenvolvimento do negócio.

Portanto, empresas que trabalham com hardware e software, em diversas áreas de atuação, podem entrar nos programas. A atuação como aceleradora teve início apenas em 2014, mas antes ela já prestava suporte para diversos empreendimentos.

4. Startup Farm

Outra opção de aceleradora é a Startup Farm. Criada em 2011, na cidade de São Paulo, a empresa já realizou mais de 20 edições do programa de aceleração, somando mais de 308 startups participantes.

O objetivo da empresa é dar suporte para que as startups cresçam no menor período possível e com o menor risco, facilitando a evolução e consolidação desses empreendimentos no mercado.

Um diferencial é que eles buscam startups de todos os mercados e níveis de desenvolvimento, o requisito é usar a tecnologia de maneira inovadora e soluções que resolvam problemas reais da sociedade. 

Além dessas, existem outras alternativas de aceleradoras de startups. Portanto, vale a pena pesquisar o mercado para encontrar as melhores oportunidades e buscar parcerias. Essa pode ser a oportunidade que faltava para conseguir desenvolver o seu negócio e ter sucesso. 

Quer mais dicas para conseguir ter sucesso no seu empreendimento? Aprenda sobre o MVP para startups e a importância dessa metodologia!

Resumindo

O que são aceleradoras de startups?

São empresas que criam programas focados em auxiliar no crescimento de startups por meio de aportes financeiros, mentorias e networking.

4 aceleradoras que podem impulsionar sua startup

ACE
Artemisa
Cesar Labs
Startup Farm

Assuntos relacionados