A pesquisa da Backlinko revelou que apenas 0,63% dos usuários do Google acessam a segunda página de resultados, destacando a importância de estar na primeira página. Para alcançar isso, o uso eficaz de ferramentas de SEO é essencial para ter um site bem posicionado nos mecanismos de busca
O SEO é uma estratégia para fazer os sites alcançarem as primeiras posições do Google. Acompanhe no texto abaixo quais são as principais ferramentas de SEO e beja como elas podem ajudar a destacar seu site.
O que é SEO?
SEO, ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre, é um conjunto de estratégias usadas para melhorar a visibilidade de um site nos resultados de buscadores como o Google. As técnicas de SEO envolvem aprimorar aspectos técnicos do site, criar conteúdo relevante e construir a autoridade do site para atrair mais visitantes de forma orgânica, ou seja, sem pagar por publicidade.
Quando a página é publicada na internet, os sites de busca (sendo o Google o principal) realizam um serviço automático de indexação. Dessa forma, quem procurar por um assunto, nome de marca, produto, tema etc. pode se deparar com a página.
Logo, quanto melhor você usar estratégias de SEO nas páginas do seu site, mais chance elas terão de aparecer em primeiro lugar nos resultados de busca.
Por que usar as melhores ferramentas de SEO?
Usar as melhores ferramentas de SEO é essencial para ter uma marca forte online. Uma pesquisa realizada pela Backlinko, apontou que 27,6% das pessoas clicam no primeiro resultado do Google. Ao mesmo tempo que poucas chegam à segunda página, apenas 0,63%.
Embora isso não aumente as vendas diretamente, é uma estratégia importante para conseguir novos clientes (leads) online e aumentar o reconhecimento da sua marca no mundo digital.
As melhores ferramentas de SEO
- Google Analytics;
- Search Console;
- Google PageSpeed;
- Keyword Planner;
- Ubersuggest;
- SEMrush;
- Ahrefs;
- Yoast.
1. Google Analytics
Google Analytics é uma das ferramentas de SEO mais utilizadas, ela é oferecida gratuitamente pelo próprio Google.
O Google Analytics fornece dados sobre visitantes das páginas, com informações de qualidade e bem detalhadas. Ou seja, com ele, você consegue entender um pouco mais sobre o tipo de público que a sua página atrai. Assim, fica mais fácil criar estratégias de marketing cada vez mais certeiras para cada nicho específico de consumidores.
Com os dados fornecidos pela plataforma, é possível ter uma visão muito mais ampla de análise de tráfego e desempenho. Além disso, você tem acesso a informações e métricas que podem ajudar o seu negócio crescer.
Principais informações fornecidas pelo Google Analytics
- Quantos usuários interagiram com o seu site;
- De onde os visitantes vieram para chegar ao seu site;
- Ações realizadas pelos usuários;
- Informações sobre a idade, gênero e interesses dos visitantes;
- Termos de pesquisa que levaram os usuários ao seu site;
- Quais conteúdos estão gerando mais tráfego e engajamento.
2. Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta do Google que ajuda a monitorar e ajustar a presença do seu site nos resultados de pesquisa. Ele permite controlar quais conteúdos estão indexados, detectar problemas de usabilidade e obter insights sobre a visibilidade do seu site na web. Ao usar essa ferramenta de SEO, você pode entender melhor como os visitantes encontram seu site e ajustar estratégias para melhorar o desempenho nos mecanismos de busca.
O Search Console está disponível em português. Ela também é uma das ferramentas de SEO gratuitas e funciona muito bem em conjunto com o Google Analytics.
Principais informações fornecidas pelo Search Console
- CTR;
- Saúde do site;
- Indexação de páginas;
- Linkagem interna;
- Cliques, entre outros.
3. Google PageSpeed
O Google PageSpeed é uma ferramenta gratuita essencial para análise da velocidade de carregamento do seu site, com foco em SEO. Após uma análise, ele oferece uma nota e orientações detalhadas para melhorar o carregamento das páginas, inclusive na versão mobile.
Essas informações são importantes porque muitos usuários abandonam páginas lentas, e sites lentos podem ser penalizados nos resultados de pesquisa. Compreender a velocidade do seu site é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital e inbound marketing.
Principais informações fornecidas pelo Google PageSpeed
- Desempenho dos sites em dispositivos móveis e desktop;
- Tempo de carregamento;
- Estabilidade da página;
- Impacto no SEO.
4. Keyword Planner
O Keyword Planner substituiu a ferramenta Keyword Tool, e funciona como um planejador de palavras-chave.
Essa é uma das ferramentas de SEO que pode ajudar a sua equipe de marketing com insights sobre assuntos relevantes para o seu público. Assim, você pode produzir conteúdos cada vez mais direcionados.
O Keyword Planner é uma ferramenta mais focada na pesquisa de termos para mídia paga do site. Entretanto, ela também pode ser muito relevante para a produção de conteúdos orgânicos.
Objetivos do Keyword Planner
- Pesquisa de palavras-chave
- Descobrir novas palavras-chave;
- Verificar o volume de pesquisas mensais;
- Organizar as palavras-chave;
- Identificar as palavras-chave mais relevantes.
5. Ubersuggest
Desenvolvido por Neil Patel, o Ubersuggest é uma ferramenta que sugere palavras-chave e ideias de conteúdo com base em pesquisas de usuários. Ele é fácil de usar e oferece insights valiosos para melhorar a estratégia de SEO.
Principais informações fornecidas pelo Ubersuggest
- Palavras-chave mais populares;
- Conteúdos com mais acessos;
- Ideias de palavras-chave;
- Ideias de conteúdo;
- Informações de Backlinks.
6. SEMrush
Por meio do SEMrush, você consegue acompanhar a saúde do seu site e criar projetos. Ele oferece diversas funcionalidades na busca por termos e palavras-chave, além de realizar o acompanhamento de rankings, backlinks e muito mais! Além disso, é possível realizar pesquisas mais aprofundadas sobre os conteúdos dos seus concorrentes.
É possível utilizar um plano gratuito do SEMrush, mas limitado. Para acessar as ferramentas completamente, há planos a partir de US$ 129 mensal.
O que analisar com o SEMrush
- Título do artigo;
- Subtítulos (h1, h2, h3 etc.);
- Links internos;
- Links externos, entre outros.
7. Ahrefs
O Ahrefs é uma ferramenta para pesquisa de links e análise de SEO de um site, fornecendo informações sobre backlinks, palavras-chave orgânicas, tráfego, entre outros. Ao lado do SEMrush, é uma das opções de ferramentas de SEO mais completas do mercado atual.
Os dados fornecidos pelo Ahrefs são parecidos com as funções do SEMrush, e seu grande diferencial é a apresentação dessas informações.
A ferramenta utiliza painéis e gráficos de fácil compreensão, tornando o acesso à plataforma mais fácil e toda a visualização mais intuitiva.
Por ser bastante complete, é uma ferramenta paga, com planos a partir de US$ 129 mensal.
Principais funcionalidades do Ahrefs para SEO
- Auditoria de backlink;
- Mede a força ou autoridade de um site;
- Pesquisa de palavras-chave;
- Ideias de palavras-chave;
- Pontuação de dificuldade de palavra-chave;
- Auditoria do site.
8. Yoast
Se o seu site é hospedado no WordPress (o CMS mais usado no mundo), o Yoast SEO não pode ficar de fora das suas ferramentas de SEO utilizadas!
Essa é a ferramenta mais completa para otimização dessa estratégia em sites do WordPress. Afinal, oferece diversas funcionalidades!
Com o Yoast, é possível entender as táticas de SEO que precisam de melhorias, enquanto você realiza a publicação da página. A ferramenta consegue oferecer diversas dicas de melhorias para otimização em tempo real.
Dicas de melhorias para otimização do Yoast
- Uso da palavra-chave;
- Utilização de links externos e internos;
- Uso da palavra-chave nos subtítulos;
- Uso de imagens na página, entre outras.
Como otimizar o SEO do meu site?
Para otimizar o SEO do seu site, é preciso aplicar diversas técnicas importantes para melhorar o ranqueamento do seu site, como uso de palavras-chave, além de inserir links internos e externos.
Use a palavra-chave na introdução dos textos
Incluir a palavra-chave na introdução é importante para o leitor compreender rapidamente o tema do conteúdo. Além de usar a palavra-chave com frequência adequada, é essencial ser direto ao ponto para manter o interesse dos leitores e evitar que busquem informações em outros lugares.
Também é fundamental evitar Clickbait, ou seja, títulos sensacionalistas ou apelativos que não condizem exatamente com o conteúdo.
Mantenha o seu site escaneável
Manter o site escaneável, em termos de SEO, significa garantir que seu site seja fácil de ler e navegar. Isso inclui usar textos claros, organizar bem o conteúdo com cabeçalhos, incluir elementos visuais com descrições apropriadas, oferecer uma navegação lógica com links úteis e garantir uma rápida velocidade de carregamento.
Essa é uma das regras mais importantes para obter bons resultados no ranking dos sites de busca, principalmente o Google.
Utilize muitos links internos, mas que façam sentido
Utilizar links internos também é uma ótima tática para ranquear melhor seus conteúdos. Além disso, faz com que seus leitores passem mais tempo no seu site.
O Google recompensa os sites que utilizam essa estratégia em suas páginas. Outro ponto importante é que, com essa estratégia, o seu leitor avança pelo funil de vendas e se torna um consumidor da sua marca.
Gostou deste conteúdo? Então Confira dicas de SEO para Blog e veja como conquistar a 1ª posição no Google.
Perguntas frequentes
Google Analytics;
Search Console;
Google PageSpeed;
Keyword Planner;
Ubersuggest;
SEMrush;
Ahrefs;
Yoast.
SEO significa “Search Engine Optimization” ou “Otimização para Mecanismos de Busca”. São técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa do Google e outros buscadores.
Para otimizar o SEO do seu site, é importante aplicar diversas técnicas, como o uso estratégico de palavras-chave, a inclusão de links internos e externos relevantes, e garantir que seu conteúdo seja escaneável e de fácil leitura.