Balança comercial: o que é e qual sua importância?

Balança comercial é o registro dos valores de importações e exportações realizadas por um país, podendo ser classificada em superávit, equilíbrio e déficit.

Basta acompanhar um telejornal ou acessar um site sobre economia e finanças para encontrar notícias sobre a balança comercial brasileira. Porém, apesar de ser um assunto importante, não só para o mercado, mas também para a população, a verdade é que muita gente tem dúvidas sobre o que ela representa, como funciona e como calculá-la.

Por isso, trouxemos um artigo que irá te ensinar as principais informações sobre o que é a balança comercial. Acompanhe e tire suas dúvidas!

O que significa a balança comercial e como ela funciona?

A balança comercial é o cálculo dos valores das importações e exportações realizadas por um país. Caso o valor das exportações supere os das importações, isso significa uma balança comercial positiva, um superávit. Se ocorrer o contrário, diz-se que ocorreu um déficit na balança do país.

O modelo de cálculo da balança comercial é adotado globalmente como referência para o desempenho das nações perante o mercado internacional. 

Quais são as classificações da balança comercial?

As classificações da balança comercial são três: superávit comercial, equilíbrio comercial e déficit comercial. A primeira significa que o país exporta mais do que importa, o que é positivo para o mercado interno. A segunda indica que as duas práticas (exportação e importação) estão no mesmo patamar. Já a terceira e última demonstra que a nação tem importado mais produtos do que exportado, o que é negativo para o mercado interno.

Por que a balança comercial é importante para o país?

A balança comercial é importante para o país, pois é um indicativo econômico, mostrando o posicionamento da nação nas transações globais. Além disso, através dela é possível analisar a efetividade das políticas de importação e exportação, a capacidade do estado e de empresas privadas nacionais em fechar parcerias comerciais e medir a saúde econômica baseando-se na quantidade de bens que são produzidos e vendidos para outros países. 

Qual o significado da balança comercial favorável?

Uma balança comercial favorável — ou superávit comercial — significa que um país exportou mais produtos do que importou. Ela demonstra a força de produção de uma nação. Ou seja, as empresas locais têm um bom saldo financeiro, resultando na expansão da economia. Essa expansão gera empregos, aumenta a entrada de moedas estrangeiras no país e potencializa o crescimento do PIB, por exemplo.

Como é calculado o saldo da balança comercial?

O saldo da balança comercial é calculado da seguinte forma: subtrai-se o valor acumulado de importações do valor acumulado de exportações. A quantia final será o saldo, podendo ser positivo, negativo ou estar em equilíbrio.

O cálculo da balança comercial pode ser feito semanalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente. O resultado desse cálculo é um indicativo importante para a saúde econômica de um país.

Quais são as variáveis que influenciam a balança comercial?

O volume negociado de importações e exportações são os principais parâmetros que influenciam a balança comercial, porém há outras variáveis que interferem em seu cálculo. É o caso da taxa de câmbio, da oferta e da demanda de insumos/mercadorias e do protecionismo praticado pelo país.

As variáveis que influenciam a balança comercial são:

Taxa de câmbio

As empresas, assim como a sociedade em geral, precisam comprar ou vender os produtos desejados em dólar, ou outras moedas estrangeiras, durante transações internacionais. Nesses tipos de transações a taxa de câmbio é utilizada. Ela impacta na balança comercial porque em casos onde a moeda local é muito inferior ao dólar, ou a moeda estrangeira utilizada na transação, as importações se tornam mais onerosas, enquanto que as exportações mais vantajosas, podendo acontecer o inverso. Isso impacta diretamente no valor acumulado durante operações de importação e exportação realizadas pelos países.

Oferta e demanda

A oferta e a demanda têm a ver com a produção e a procura de mercadorias por outras nações. Alterações na oferta e demanda dos mercados internacionais podem acontecer por inúmeros fatores, que vão desde crises econômicas a fatores climáticos. Por exemplo, um país exportador de commodities agrícolas pode enfrentar períodos de seca que reduzirão a sua produção nas lavouras e consequentemente a oferta de produtos dessa origem, diminuindo suas exportações. 

Protecionismo

O protecionismo é um conjunto de medidas econômicas que visam favorecer o mercado nacional de um país em detrimento da concorrência vinda de produtos importados de mercados estrangeiros. Desse modo, os países podem dificultar a importação de mercadorias que possam competir com os produtos nacionais, caso essas mercadorias estrangeiras ameacem a economia local. 

Dessa forma, a população deixa de adquirir produtos importados, preferindo, no lugar, itens nacionais. Assim, movimenta recursos financeiros de empresas locais em detrimento de empresas estrangeiras. Afinal, isso pode desencadear crises e até falências de empresas nacionais por conta da competitividade com o mercado internacional. 

O Estado pode intervir com o aumento de taxações e impostos para esse tipo de aquisição. Inclusive, quando ela é feita diretamente pelo consumidor final. Resultado: as importações acabam caindo significativamente.

Qual é a balança comercial do Brasil?

A balança comercial do Brasil, entre janeiro e dezembro de 2023, apresentou saldo positivo, com crescimento de 61,3%. Os dados, do dia 11 de dezembro de 2023, foram divulgados pelo próprio governo federal. Ao todo, houve expansão de 2% nas exportações, com alcance da marca de U$ 320,28 bilhões, e retração das importações de -11,4%, caindo para U$ 226,99 bilhões.

De olho na balança comercial

Como mostrado, a balança comercial é um dado importante e simples de se entender. Ela é continuamente divulgada pelo Estado e ajuda a dar um panorama econômico do país. Por ela é possível acompanhar a saúde econômica do país e entender os preços de produtos importados e exportados praticados no mercado, baseando-se na oferta e demanda dos produtos produzidos, exportados ou importados pelo país. Por isso, vale a pena conferi-la regularmente e acompanhar as notícias a respeito desse tema!

Siga a Remessa Online no Facebook, Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter) e YouTube e saiba mais sobre como funciona o mercado do nosso país!

Resumindo

O que significa a balança comercial?

A balança comercial é o cálculo dos valores das importações e exportações realizadas por um país. Caso o valor das exportações supere os das importações, isso significa uma balança comercial positiva, um superávit. Se ocorrer o contrário, diz-se que ocorreu um déficit na balança do país.

Como a balança comercial funciona?

A balança comercial funciona com base no montante de dinheiro que entra e sai do país durante operações de importação e exportação de mercadorias. Ela não considera o volume ou a carga de mercadorias que é recebido ou repassado para o exterior, mas o retorno financeiro que elas geram.

Por que a balança comercial é importante para o país?

A balança comercial mostra o posicionamento da nação nas transações globais, a efetividade das políticas de importação e exportação e a capacidade do Estado de fechar parcerias comerciais que favoreçam as empresas brasileiras. Além, é claro, do desempenho do mercado nacional em conseguir atender às necessidades de consumo da população.

Related posts

Dia das mães: presentes para mães que moram longe

CDI hoje: saiba como acompanhar os valores do índice em 2024

Rendimento CDB 2024: quanto rende hoje