Breakeven: o que é e como calcular este indicador contábil

Toda empresa possui despesas para garantir o funcionamento do negócio, assim como também deve registrar lucros que sustentem a sua viabilidade. Quando esses dois índices encontram o equilíbrio, é o que se chama Breakeven. Esse indicador contábil é fundamental para entender como anda a saúde financeira de um negócio e se ele, de fato, é lucrativo. 

Acompanhe o artigo abaixo para entender o que é Breakeven e como calcular esse importante indicador contábil em uma empresa. Vamos lá?

O que é Breakeven?

De forma simples, Breakeven (ponto de equilíbrio) se refere às receitas necessárias para cobrir o valor total de despesas fixas e variáveis ​​de uma empresa durante um período específico. Ou seja, é o exato momento em que uma empresa não registra prejuízos nem lucros.

Portanto, o ponto de equilíbrio é o nível de produção no qual os custos de produção são iguais às receitas de um produto. 

Quando atinge o ponto de equilíbrio, a empresa ainda não tem lucros, mas arrecadou dinheiro suficiente para cobrir todos os custos. A partir de então, espera-se que ela comece a ser lucrativa. Assim, se o valor da receita for inferior a esse ponto, o negócio ficará no prejuízo.

Por isso, calcular o valor do Breakeven de uma empresa é fundamental para analisar a rentabilidade e a viabilidade do negócio no mercado.

Ao analisar os diferentes níveis de preços relacionados aos vários níveis de demanda, uma empresa usa a análise de Breakeven para determinar o nível de vendas necessário para cobrir os custos fixos totais do negócio. 

Qual a importância desse indicador contábil

Como já afirmado anteriormente, o Breakeven é um indicador contábil fundamental para entender a saúde financeira de qualquer negócio. Basta prestar atenção à sua situação financeira para entender que qualquer resultado inferior a ela representa prejuízo, e qualquer resultado superior a ela representa lucro.

A sua importância é justamente poder acompanhar de forma mais eficaz a situação financeira da empresa. Todo empresário precisa avaliar a viabilidade das operações, o que pode ser alcançado determinando seu ponto de equilíbrio financeiro.

As principais vantagens de analisar de forma correta qual o Breakeven de uma empresa são:

  • Ele informa que nível um investimento deve atingir para recuperar seu investimento inicial;
  • É considerada uma margem de medida de segurança;
  • É amplamente usada, desde a negociação de ações e opções até o orçamento corporativo para vários projetos.
Calcular o Breakeven é importante para entender a realidade financeira da empresa.

Como calcular o Breakeven

Para realizar os cálculos desse indicador contábil, é necessário levantar todas as transações de entrada e saída (gastos fixos e variáveis) do caixa da empresa. Com esses números, basta dividir os custos pela margem de contribuição.

No entanto, para calcular esse valor, você deve saber quais são esses custos e o que é margem de contribuição. 

Plano de exportação:
saiba como fazer e prepare-se para o comércio exterior!

Custos fixos

Os custos fixos são aquelas despesas que variam muito pouco mês a mês porque elas não dependem do volume de produção ou vendas. Fazem parte dessa categoria os gastos permanentes e mensais como:

  • Energia elétrica;
  • Aluguel;
  • Telefone e internet;
  • Folhas de pagamento;
  • Maquinário. 

Custos variáveis

Já os custos variáveis são aqueles que mudam mês a mês porque dependem do volume de produção ou vendas. Ou seja, quanto maior a produção ou vendas, maiores serão esses valores. Estão inclusos nessa categoria:

  • Matéria-prima;
  • custos de mão-de-obra;
  • Comissões por vendas;
  • Taxas de entrega;
  • Taxas de remessa

Margem de contribuição

O índice de margem de contribuição é um dos indicadores financeiros mais importantes da empresa. É o excedente entre o preço de venda do produto e os custos variáveis ​​totais.

A margem de contribuição é o valor de um produto após dedução das despesas de vendas e custos de produção ou compra. Dessa forma, é possível saber se essa venda se converteu ou não em lucro. 

Calculando o Breakeven

Ao entender os três indicadores contábeis, é possível calcular o  Breakeven de uma empresa da seguinte forma:

Breakeven = (gastos fixos + gastos variáveis) / margem de contribuição

É importante lembrar também que despesas e receitas, que não representam saídas ou entradas no caixa da empresa, não são consideradas nesses cálculos. Esses valores podem ser:

  • Gastos naturais de equipamentos;
  • Amortização: quando os ativos intangíveis da empresa começam a se depreciar ao longo do tempo, consequentemente, se desvalorizando;
  • Reservas que reduzem a receita contábil, mas não representam saídas de caixa.

Como atingir o ponto de equilíbrio da sua empresa

Para atingir o Breakeven de uma empresa, é muito importante contar com um planejamento financeiro adequado, assim como a redução de custos. É possível adotar estratégias para cortar gastos. 

Além disso, a rotina de uma empresa precisa ser pensada e coordenada corretamente para que tudo funcione perfeitamente. Conhecer todas as etapas de uma produção, assim como as pessoas responsáveis por cada uma delas, é o primeiro passo para torná-las sempre mais eficientes e econômicas. 

Por isso, é fundamental uma boa gestão de processos para controlar gastos e aumentar os lucros de forma correta. 

Gostou dessa dica? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais informações para o sucesso financeiro de sua empresa. 

Related posts

DAO: o que são as organizações autônomas descentralizadas

Aprenda como abrir empresa no Canadá

INPI: o que é, para que serve, como consultar e mais