Commercial invoice para importação de serviços do exterior: saiba mais

Quem trabalha com prestação de serviços para o exterior, ou precisa contratar profissionais de outros países, entende que existe um processo mais burocrático envolvido no processo. Entre os documentos obrigatórios, destacamos a Commercial Invoice para importação de serviços do exterior

Somente com a fatura comercial devidamente preenchida, é possível realizar transferências internacionais, seja para receber pagamentos do exterior ou enviar dinheiro para outro país. Se você ainda tem dúvida sobre como fazer a emissão do commercial invoice, leia o artigo abaixo e saiba como funciona o processo.

Commercial invoice para importação de serviços do exterior: o que é

A commercial invoice (fatura comercial, em português) para importação de serviços do exterior é como a uma Nota Fiscal. Nada mais é do que um documento usado para provar uma transação comercial entre diferentes países. 

A fatura comercial é fundamental em transações de contratação ou prestação de serviços, além de compra de produtos do exterior. Ela deve ser emitida pelo profissional que prestou os serviços para uma empresa ou uma pessoa física em outro país. Aliás, no caso de venda de produtos, o documento também deve ser emitido e enviado junto a mercadoria.

O que deve conter em uma commercial Invoice?

A commercial invoice para importação de serviços do exterior deve conter informações sobre o serviço prestado, os profissionais e empresas envolvidos. 

Não existe uma regra sobre como deve ser a fatura comercial, portanto, cada prestador de serviço pode seguir seu próprio modelo com as informações pertinentes. No entanto, alguns dados que não podem faltar são:

  • Informações sobre o profissional;
  • Descrição do serviço prestado;
  • Preço (na moeda do país de origem);
  • Forma de pagamento;
  • Dados bancários;
  • Data de emissão. 

Além disso, o documento deve ser emitido no idioma do país de origem. Também pode ser emitido em um segundo idioma ou em inglês. Normalmente, todas as invoices são preenchidas em inglês, ou inglês e português.

Como funcionam os impostos ao emitir uma commercial Invoice?

Ao emitir uma commercial invoice para importação de serviços do exterior, a empresa ou prestador de serviços ficam isentos do pagamento de PIS e Cofins. 

Além disso, existem outras alíquotas e impostos que variam conforme a atividade prestada. Aliás, impostos como IOF, obrigatório em qualquer transação comercial, e Taxa de Câmbio também devem ser pagos. 

Commercial invoice para serviços no exterior é a mesma coisa que Nota Fiscal?

É importante destacar que a commercial invoice e Nota Fiscal não são iguais, apesar de bastante semelhantes. Aliás, um documento não substitui o outro, pelo contrário, a Invoice deverá ser emitida acompanhando uma Nota Fiscal. 

A grande diferença entre os documentos é que a nota fiscal é utilizada para comprovar a efetivação de uma compra ou serviço e garantir o recolhimento dos impostos decorrentes daquela transação. Por outro lado, a invoice não tem validade fiscal e tributária, mas serve apenas para descrever o serviço prestado e informar o valor dele. 

Além disso, a emissão acontece em momentos diferentes. A emissão da invoice deve ser feita assim que o serviço for faturado para o cliente, de acordo com as condições combinadas no contrato de prestação de serviços. Após o cliente realizar o pagamento e o dinheiro for recebido pelo prestador de serviços, é que a nota fiscal deve ser emitida.

Como emitir nota fiscal de prestação de serviços para o exterior?

A emissão da nota fiscal deve ser feita por toda empresa brasileira que presta serviços no país ou no exterior, com exceção do MEI, que não é obrigatório emitir o documento quando presta serviços para pessoas físicas. 

Sendo assim, existem várias formas para emitir a nota fiscal de prestação de serviços para o exterior. Normalmente, o escritório de contabilidade já faz esse serviço, já o MEI pode emitir no site da sua prefeitura. 

Aliás, a Remessa Online pode te ajudar a receber pelos serviços prestados ao exterior. Acesse o site e conheça a nossa plataforma Remessa Online for Business, exclusiva para empresas. 

Como emitir invoice internacional?

Emitir a commercial invoice para importação de serviços do exterior é um processo bastante simples. Para isso, é preciso reunir os documentos com as informações necessárias para a emissão da fatura comercial. Você pode conferir aqui os detalhes sobre como preencher uma invoice

Com todas as informações em mãos, é possível pegar um modelo da internet e adaptar às suas necessidades. No entanto, a maneira mais prática, rápida e fácil de emitir uma commercial invoice é por meio do Gerador de Invoice da Remessa Online

A plataforma é muito simples de ser usada e, o melhor, gratuita. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Acesse o Gerador de Invoice da Remessa Online;
  2. Preencha o seu e-mail;
  3. Você receberá em seu e-mail o link para acessar o Gerador de Invoice, basta clicar no banner;
  4. Escolha o idioma em que a fatura comercial deve ser emitida, se português ou inglês;
  5. Insira os dados obrigatórios, como informações do recebedor, de quem irá pagar e descrição do serviço;
  6. Conclua o processo em “Gerar invoice”.

Será gerado automaticamente em PDF a commercial invoice (ou fatura comercial) para importação de serviços do exterior no idioma que você escolheu. Caso precise da fatura nos dois idiomas, basta repetir o processo. Então, você só precisa fazer o download e enviar para a empresa no exterior.

Aliás, caso você tenha alguma dúvida, pode preencher suas informações de contato e solicitar a ajuda de um especialista. 

Quanto custa a emissão de invoice de serviços?

A emissão da commercial invoice para importação de serviços do exterior pode ser gratuita. No gerador da Remessa Online, por exemplo, você não paga nada para emitir o documento e é disponibilizado até mesmo para quem não é cliente da plataforma. Após criar o documento, você pode usá-lo para operações de recebimento. 

Além do gerador de Invoice da Remessa Online, existem diversos modelos  de invoice de serviços ao exterior gratuitos na internet e outras plataformas que oferecem o serviço. Agora, caso você opte por fazer o documento com alguma empresa terceirizada, ela pode cobrar um valor próprio para a fazer a emissão do documento. 

A commercial invoice é obrigatória para receber por importação de serviços exterior?

Sim! Independente da forma com que o pagamento seja feito, a commercial invoice é necessária para fazer uma transação internacional para pagar por uma prestação de serviços. 

Ainda que o pagador use um banco tradicional ou plataforma digital, deverá apresentar o documento para justificar o motivo do envio do dinheiro e garantir a isenção de alguns impostos. 

Como é feito o pagamento de uma commercial invoice para importação de serviços do exterior?

Após gerar a commercial invoice, existem muitas formas de receber pelo serviço prestado ou pagar por uma contratação feita no exterior, como por bancos ou carteiras digitais. Entre elas, destacamos a própria Remessa Online. 

Após fazer um cadastro gratuito, você pode pagar por todos os serviços adquiridos do exterior pagando taxas justas e econômicas. A taxa da Remessa Online é a partir de 1,3% e a plataforma não cobra margem de lucro na conversão da moeda, ou seja, você paga o valor do câmbio comercial. E caso você tenha prestado algum tipo de serviço para outro país, também não paga nada para receber os pagamentos diretamente em sua conta bancária. 

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático