Aprenda como colocar suas músicas no Spotify e faturar com elas

Saiba como colocar suas músicas no Spotify e faturar com elas

O Spotify é hoje o serviço de streaming de música, podcast e vídeo mais popular do mundo. Lançado em 2008, ele oferece ao usuário acesso instantâneo a milhões de produções de artistas de todo o mundo. Sabia que existe como colocar suas músicas no Spotify e faturar com elas? Saiba como.

Muitos artistas brasileiros disponibilizam suas produções no aplicativo, que pode ser acessado por qualquer pessoa do mundo, seja ela assinante ou não do serviço. A popularização do serviço de streaming fez com que muitos músicos se interessassem pela tecnologia e buscassem informações sobre como colocar suas músicas no Spotify.

Pensando nisso, desenvolvemos este post especial sobre o tema, no qual você vai descobrir as vantagens de colocar músicas no aplicativo e um passo a passo simples de como fazê-lo. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

As vantagens de colocar suas músicas no Spotify

Como mencionamos no início deste artigo, o Spotify é hoje o maior serviço de streaming de música do mundo. Com milhões de usuários cadastrados, a plataforma é utilizada por pessoas do mundo inteiro, tanto por quem quer ouvir música, quanto por artistas que querem compartilhar o seu trabalho com o público.

As pessoas estão cada vez mais presentes no meio online, por isso, soluções como o Spotify facilitam a vida de quem quer ouvir música no smartphone ou no computador.

O artista que está inserido neste meio aumenta a divulgação do seu trabalho e permite que um público maior tenha acesso às suas produções.

Passo a passo para disponibilizar o seu trabalho por meio do aplicativo

Se você quer disponibilizar suas músicas no Spotify, primeiro precisa conhecer os serviços oferecidos pelos agregadores de música, também conhecido como distribuidoras.

Escolha um serviço de agregador de música/distribuição

Tratam-se basicamente de serviços de distribuição de música em lojas digitais. Eles realizam a intermediação do contato entre você e o app de streaming.

É possível encontrar opções de agregadores que cobram pelos serviços e outros que oferecem todo o serviço gratuitamente. Por isso é necessário avaliar bem antes de definir.

Saiba como colocar suas músicas no Spotify usando um agregador.
A maneira mais simples de um artista independente colocar suas músicas no Spotify
é usando os serviços de um agregador.

Faça o seu cadastro no agregador

O passo seguinte é a realização do seu cadastro no site da distribuidora. Nesta etapa você deve preencher seus dados e as informações sobre a sua música, como nome do álbum, artista, gênero, compositor, data de lançamento e todas as informações de identificação da sua obra. 

Lembre-se que é importante fazer o registro autoral da sua música antes de distribuí-la publicamente.

Faça o upload das músicas

Depois do cadastro, basta realizar o upload das músicas que você quer disponibilizar. Recomenda-se que a música esteja em formato .WAV, já que o site não aceita formatos de menor qualidade, como é o caso do MP3.

Selecione a plataforma do Spotify

Depois de realizar o cadastro e inserir todas as informações e arquivos no site da distribuidora, basta selecionar as plataformas nas quais você vai compartilhar a sua música. Além do Spotify, é possível selecionar outros serviços.

Depois de enviar sua música, é preciso aguardar um prazo — de 7 a 30 dias — para que a mesma seja disponibilizada no serviço escolhido. Após a liberação, já é possível ouvir sua música no app e compartilhar o link do seu álbum com os seus fãs, amigos e familiares.

Upload de músicas direto no Spotify

Recentemente o Spotify anunciou que permitirá que artistas independentes subam suas músicas na plataforma e recebam por elas sem a necessidade de um agregador ou uma gravadora fazendo o intermédio. A novidade chamada Spotify for Artists, no entanto, ainda está em fase de testes e poucos artistas conseguem fazer isso (a maioria deles nos Estados Unidos).

Vale a pena ficar de olho pois em breve muito provavelmente o uso de agregadores será desnecessário e os artistas poderão colocar suas músicas no Spotify de maneira independente.

Como a Remessa Online pode te ajudar a receber os rendimentos do Spotify

O Spotify realiza pagamentos por play, ou seja, por reprodução da sua música. Desta forma, toda vez que ela for reproduzida, você terá direito a um crédito, pago diretamente pelo aplicativo.

Não existem informações disponíveis no site da empresa sobre o preço pago atualmente aos artistas, entretanto, estima-se que o valor pago pela empresa em 2019 esteja na faixa de US$ 0,00437 por play.

Como os pagamentos realizados pelo app são internacionais, você deve buscar o serviço de empresas especializadas, que poderão orientá-lo e oferecer as ferramentas necessárias para a transferência dos recursos por play das suas músicas.

Agora que você já sabe como colocar músicas no Spotify, que tal conhecer mais sobre os serviços da Remessa Online? Então acesse nosso site e entenda como funcionam as remessas internacionais de dinheiro.

Resumindo

Como colocar músicas no Spotify?

Você deve buscar o serviço de uma agregadora de música, que realiza a intermediação entre o artista e o aplicativo. Todas as informações são inseridas no site desta agregadora, que transfere os dados para o app.

Como receber os valores das músicas do Spotify?

Você pode usar os serviços de transferências internacionais oferecidos pela plataforma Remessa Online, a mais prática e barata do mercado.

Vale a pena colocar músicas próprias no aplicativo?

Sim! Como o aplicativo é utilizado por milhares de pessoas, ele acaba sendo uma excelente forma de divulgar o trabalho de artistas que atuam na área de música.