Como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional 2023 (DASN)?

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) é um documento obrigatório que deve ser emitido anualmente por todo empreendedor optante pelo regime Simples Nacional, geralmente entre 03 de janeiro a 31 de maio do ano calendário.

Para ajudar você, vamos apresentar aqui um passo a passo de como fazer a declaração anual e quais são os prazos para emiti-la. Confira!

O que é a Declaração Anual do Simples Nacional 2023 (DASN)?

A DASN é uma declaração da Receita Federal que deve ser realizada por empreendedores que aderem ao regime Simples Nacional. A Declaração Anual do Simples Nacional é uma das únicas obrigações fiscais do MEI. O documento é feito diretamente no Portal do Empreendedor.

Quem opta pelo Simples Nacional precisa emitir a declaração anualmente para a Receita Federal. É necessário informar na documentação toda a Receita Bruta Anual obtida pela empresa durante o ano de referência. Não é preciso incluir descontos de gastos e despesas do negócio. 

É importante que o empreendedor faça o controle mensal das entradas e saídas financeiras para informar o valor correto da receita bruta na DASN. 

Para facilitar o processo, o governo permite que a declaração seja emitida pelo próprio microempreendedor. Isso retira a necessidade de contratar um contador e enviar os documentos contábeis. No entanto, é importante realizar o envio da declaração no período correto para evitar sanções e irregularidades do negócio na Receita Federal.

Quando é feita a Declaração Anual do Simples Nacional 2023 (DASN)?

A Declaração Anual do Simples Nacional deve ser feita até o dia 31 de maio de cada ano. Ou seja, para a DASN referente ao ano calendário de 2022, o prazo para enviar o documento é 31 de maio de 2023.

Para quem baixou o CNPJ de 1 de janeiro de 2023 até 30 de abril de 2024, a transmissão poderá ser feita até 30 de junho de 2023.

Como fazer a Declaração Anual do Simples Nacional 2023 (DASN)?

  1. Acesse o Portal do Empreendedor e clique na seção “Já sou MEI”.
  2. Clique em “Declaração anual de faturamento”.
  3. Em seguida, selecione novamente “Declaração anual de faturamento”.
  4. Insira o CNPJ no campo solicitado e clique em “Continuar”.
  5. Para fazer a DASN, escolha ano calendário “2022”, e selecione “Continuar”.
  6. Escolha a opção “Original” para fazer a declaração para o ano vigente e clique em “Continuar”.
  7. Na primeira linha, informe os valores da receita bruta da sua empresa em 2022 e use como base o valor das notas fiscais geradas durante todo o ano.
  8. Informe se a empresa contratou ou não um funcionário no período vigente e clique em “Continuar”.
  9. Na página com a relação dos impostos pagos, verifique se todos os dados da declaração estão certos no Resumo.
  10. Clique em “Transmitir” para enviar a declaração para a Receita Federal.
  11. Para ter um comprovante do documento, selecione a opção “Imprimir Recibo” da declaração transmitida.

Para que serve a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN)?

A DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) serve para informar à Receita Federal o faturamento do CNPJ optante pelo Simples Nacional no ano-calendário anterior. Em 2023, a Pessoa Jurídica deve enviar os dados de faturamento de 2022 para manter o CNPJ ativo.

Como consultar a receita bruta anual MEI?

Para consultar a receita bruta anual MEI basta contabilizar todas as receitas recebidas do ano calendário. A regra se aplica a quem já possuía MEI antes de 2022, assim como àqueles que registraram o CNPJ em janeiro ou qualquer outro mês do ano.

Porém, se você não emite nota fiscal, é fundamental fazer um controle financeiro mensal com os valores faturados. Esse registro te ajudará na hora de fazer o preenchimento da sua Declaração Anual do Simples Nacional. 

Outra maneira de consultar a receita bruta faturada no ano é checar os extratos bancários da sua conta PJ e transações das vendas feitas por maquininha de cartão. Também é possível contabilizar a receita pela emissão de boletos para clientes ou qualquer outro meio de pagamento que você possa ter o controle dos recebimentos.

Quem deve fazer a Declaração Anual do Simples Nacional 2023 (DASN)?

A Declaração Anual do Simples Nacional é obrigatória para todos os microempreendedores com CPNJ ativo até 31 de dezembro de 2022 e que atendem o regime Simples Nacional. É preciso enviar o documento independentemente do valor faturado. A DASN funciona como um fechamento do ano que passou para a sua empresa e, ainda que o valor de faturamento seja zerado, é preciso informá-lo. 

Quais são os prazos de envio da Declaração Anual do Simples Nacional 2023 (DASN)?

O prazo de envio da DASN vai de 03 de janeiro a 31 de maio do ano calendário. Ou seja, é preciso enviar a Declaração Anual do Simples Nacional 2023 referente ao ano de 2022, até 31 de maio de 2023

O recomendado é realizar a declaração com antecedência para evitar multas desnecessárias e a irregularidade do negócio. O atraso no envio desta declaração, gera uma multa no valor mínimo de R$50,00, ou de 2% do valor dos tributos que devem ser pagos mensalmente pelo empreendedor.

Esqueci de fazer a Declaração Anual do Simples Nacional. E agora?

Se você esqueceu de fazer a Declaração Anual Simples Nacional da sua empresa é preciso regularizar a situação com a Receita Federal. Acesse o Portal do Empreendedor e realize os passos para enviar sua DASN. Ao finalizar o processo, será emitido o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), a multa calculada automaticamente, conforme os dias em atraso.

O valor mínimo do DARF é de R$ 50 ou 2% por mês sobre o valor total de tributos que forem declarados. Se o pagamento da multa for feito em até 30 dias, você receberá um desconto de 50% sobre o valor cobrado.

Receba pagamentos pela Remessa Online

Se a sua empresa vende ou presta serviços para outros países, é importante usar uma plataforma segura para receber seus pagamentos do exterior. Nesse caso, você pode contar com a plataforma brasileira Remessa Online.

Por meio da Remessa Online, é possível enviar dinheiro ao exterior em até 1 dia útil, no máximo 2. O processo é simples e você só precisa realizar seu cadastro gratuito na versão PJ da plataforma. 

A Remessa Online é credenciada pelo Banco Central e todos os dados são criptografados. Isso torna a plataforma uma opção segura e confiável para realizar suas transações internacionais.

Preencher a Declaração Anual Simples Nacional é um passo importante na jornada do empreendedor. O documento regulariza suas obrigações e deixa a sua empresa em dia com a Receita Federal.

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe a Remessa Online no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Twitter para conferir muito mais.

Resumindo

O que é a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN)?

A DASN é uma declaração da Receita Federal que deve ser realizada por empreendedores que aderem ao regime Simples Nacional. A Declaração Anual do Simples Nacional é uma das únicas obrigações fiscais do MEI. O documento é feito diretamente no Portal do Empreendedor.

Quem deve fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN)?

A Declaração Anual do Simples Nacional é obrigatória para todos os microempreendedores com CPNJ ativo até 31 de dezembro de 2023 e que atendem o regime Simples Nacional. Quem é MEI precisa enviar o documento independentemente do valor faturado. A DASN funciona como um fechamento do ano que passou para a sua empresa. Ainda que o valor de faturamento seja zerado, é preciso informá-lo.

Quais são os prazos de envio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN)?

O prazo de envio da DASN vai de 03 de janeiro a 31 de maio do ano calendário. Ou seja, é preciso enviar a Declaração Anual do Simples Nacional 2023 referente ao ano de 2022, até 31 de maio de 2023.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)