Como fazer um intercâmbio na Austrália

Neste artigo, saiba tudo sobre como fazer um intercâmbio na Austrália, quais são os custos envolvidos, as principais cidades, um pouco mais sobre a cultura local e mais!

A Austrália é o maior país da Oceania e é conhecida por suas belas praias, abrigar diversos animais exóticos e possuir diversas belezas naturais. Nos últimos anos, o país está recebendo uma onda de estudantes internacionais em busca da fluência no inglês. Assim como na Irlanda, a possibilidade de se trabalhar enquanto estuda é um ótimo atrativo.

História da Austrália

Austrália

Os ingleses chegaram na Austrália em 1770 e colonizaram o local, abrigando presidiários na cidade que hoje veio a se tornar Sydney. Aos poucos, a população indígena local, que alcançava cerca de 300 mil pessoas, diminuiu drasticamente por conta de conflitos, doenças e infecções trazidas do velho continente pelas navegações.

Após certo período, diversos movimentos migratórios provenientes da Europa fizeram com que a Austrália começasse a se popular, alcançando a população de 25 milhões de pessoas que hoje vivem no país, com cerca de 45% desta população formada por estrangeiros ou filhos de estrangeiros.

O que esperar de um intercâmbio na Austrália?

Faça intercâmbio na Austrália
Faça intercâmbio na Austrália

Por ser um país exótico, com muitas belezas naturais e milhares de lugares para se visitar, um intercâmbio na Austrália exige foco, já que os livros competem com um dos mais belos litorais do planeta.

É um dos destinos mais procurados por estudantes internacionais, dividindo o pódio com os Estados Unidos e o Reino Unido, respectivamente. O que faz com que a Austrália seja tão popular entre os intercambistas é o nível da educação no país, que possui sete das 100 melhores universidades do mundo e conta com índices de ensino para intercambistas muito elevados. Além disso, outro atrativo é a possibilidade de adquirir um visto que permite aos estudantes trabalhar durante o período de estadia no país.

Como retirar seu visto para um intercâmbio na Austrália?

VIsto Australiano

O turismo na Austrália é muito incentivado e, por isso, o governo tenta facilitar a retirada de um visto para o país possibilitando que todo o processo de solicitação seja feito online. Apesar disso, o processo ainda é burocrático e longo.

Para aqueles que farão um curso de 12 semanas ou menos, o visto de turista já é o bastante, mas não permite que o estudante trabalhe no período em que ficará no país.

Para cursos de maior extensão, é necessário retirar o visto para estudantes. Este visto permite que o estudante trabalhe até 20 horas semanais (jornada de meio período) e assim consiga dinheiro para custear novos gastos dentro do país.

Atuar como garçom durante seu intercâmbio na Austrália é um dos empregos mais comuns.
Atuar como garçom durante seu intercâmbio na Austrália é um dos empregos mais comuns.

Os documentos necessários para a solicitação do visto de estudante para seu intercâmbio na Austrália são, de acordo com o site oficial:

  • Passaporte válido
  • Preencher o Formulário 157-A no site oficial do governo australiano, assinar, datar e anexar uma fotografia ao documento
  • Enviar o Certificate of Enrollment (CoE) – Comprovante Oficial de Matrícula da instituição australiana
  • Enviar o Comprovante da Cobertura de Saúde de Estudantes Estrangeiros (OSHC)
  • Pagar a taxa de emissão.

Atenção: Para menores de idade, os requisitos são específicos. Confira no site da embaixada australiana.Em outros casos, pode ser necessário comprovar alguns requisitos de saúde.

O tempo de processamento do visto varia entre 15 e 30 dias, dependendo da demanda da embaixada, por isso, o melhor à se fazer é solicitar o visto com certa antecedência!

Custo de Vida na Austrália

Considerado o melhor país para se viver, de acordo com uma pesquisa organizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (ODCE), o custo de vida no país gira em torno de AU$1.700 por mês, cerca de  AU$20.300 anuais. Entre os principais custos, estão alimentação, moradia, transporte e saúde.

Moradia durante o intercâmbio na Austrália: quanto custa?

Os intercâmbios para a Austrália geralmente oferecem quatro opções de moradia, são elas: Homestay, Acomodações Compartilhadas, Albergues e Apartamentos Estudantis. Na hora de decidir onde ficar, é muito importante levar em conta o valor da moradia e os possíveis custos adicionais que cada opção possui.

Um albergue, por exemplo, pode ser mais a opção mais barata na semana, mas pode exigir maiores gastos com transporte. Por isso, pesquise sobre a vizinhança e encontre locais de conveniência próximo!

Conheça mais sobre cada acomodação:

Homestay

Homestay para seu intercâmbio na Austrália

Claramente o mais visado pelos estudantes, tanto pela segurança transmitida, quanto pelos benefícios que morar com uma família residente do país traz, o custo de um Homestay (Casa de Família) no seu intercâmbio na Austrália varia entre AU$250 e AU$300 semanais, com a cidade sendo o principal motivo de variação.

Nestas acomodações, é muito comum que um quarto exclusivo esteja disponível para o estudante, que também pode aproveitar o café da manhã e o jantar na casa da família australiana que o recebe.

Share Accommodation

Share Accommodation para seu intercâmbio na Austrália

Para aqueles que desejam economizar um pouco mais e não se importam em dividir um apartamento com outros estudantes, a opção mais comum é o apartamento compartilhado (share accommodation). Os valores variam de cidade em cidade, com o aluguel mínimo de AU$150 semanais. Geralmente, as compras são divididas entre os moradores, não compondo o valor aqui apresentado.

Para encontrar um apartamento compartilhado, você pode pesquisar em grupos do Facebook ou ainda ficar de olho nos murais das escolas e faculdades, já que os próprios alunos anunciam seus locais.

A share accommodation pode exigir alguma quantia como forma de “seguro” para eventuais danos à propriedade, devolvida totalmente ou parcialmente após o fim do contrato. Fique atento aos termos de aceite do aluguel!

Students Apartments

Students Apartments para seu intercâmbio na Austrália
More com outros estudantes em seu intercâmbio na Austrália

Os famosos apartamentos no campus das escolas e universidades também estão presentes em seu intercâmbio na Austrália. Este tipo de moradia oferece mais liberdade ao estudante e, com certeza, será o local mais próximo de sua escola que você poderá encontrar.

Este tipo de apartamento já é oferecido com uma mobília básica, garantindo o conforto necessário para que o estudante realize seus estudos de maneira tranquila, além de geralmente possuírem serviço de limpeza incluído. O custo varia entre AU$200 e AU$500.

Transporte na Austrália

Transporte na Austrália
Transporte na Austrália

Desenvolvido e tecnológico, o sistema de transporte público da Austrália é bem espalhado e presente à poucos metros de praticamente toda escola do país. Em algumas cidades como Perth, por exemplo, linhas gratuitas de ônibus fazem trajetos circulares por toda área comercial da cidade.

Além dos ônibus, os trens, bondes e balsas do país aplicam valores acessíveis e sistemas de integração entre linhas e transportes, diminuindo assim os custos.

Para aqueles que preferem conhecer a cidade ou preferem pedalar, a utilização da bicicleta é incentivada pelas políticas locais, com ciclovias e manutenção frequente de ruas.

Aproveite seu intercâmbio para conhecer a Austrália de bicicleta.
Aproveite seu intercâmbio para conhecer a Austrália de bicicleta.

Semanalmente, os custos em locomoção na maior parte do país devem alcançar trinta dólares australianos, mas existem programas de subsídio de transporte para estudantes internacionais oferecendo descontos e até mesmo passagens grátis.  

Para aqueles que possuem carteira de habilitação, basta que a habilitação seja traduzida por um profissional homologado pela embaixada ou que uma Permissão Internacional para Dirigir seja emitida.

A gasolina no país tem o custo por litro de quatro reais, equivalente à um dólar e quarenta centavos da moeda local.

Alimentação no seu intercâmbio na Austrália

Culinária na Austrália

Apesar de mais acessíveis, tente esquecer as famosas comidas de universitário na Austrália! O país é considerado um paraíso gastronômico, e não é para menos: a cidade de Melbourne, por exemplo, já recebeu diversos prêmios gastronômicos por abrigar restaurantes famosos e pratos saborosos.

No país, a culinária é levada a sério, com competições nacionais frequentes entre os melhores chefes, churrasqueiros e especialistas.  

O custo semanal em alimentação varia muito caso você prepare suas refeições ou prefira comer na rua. Semanalmente, a base é de AU$50, podendo chegar à AU$100 de acordo com sua região.

Saúde: um dos principais custos dos intercambistas

A Austrália, assim como o Brasil, possui um sistema de atendimento básico de saúde gratuito para seus residentes. Este serviço não está disponível para estudantes intercambistas e a solução encontrada pelo governo australiano foi a criação do programa “Overseas Student Health Cover”, o seguro saúde obrigatório para estudantes internacionais.

Um plano básico do OSHC, com quatro meses de cobertura individual. Pode varia entre AU$140 e AU$190. Este serviço é contratado ainda no Brasil, junto de seu intercâmbio.

As principais cidades australianas para fazer seu intercâmbio

Na hora de decidir a cidade em que você realizará seu intercâmbio, levar o custo de vida em conta é essencial. Apesar disso, outros fatores como pontos turísticos, oportunidades de emprego e de entretenimento e lazer são muito importantes de serem vistos para tornar seu período de intercâmbio ainda mais marcante!

Saiba um pouco mais sobre as principais cidades para fazer intercâmbio na Austrália!

Sydney

Visão geral de Sydney
Visão geral de Sydney

Sydney é uma das mais famosas cidades australianas do mundo e por muitas pessoas é dita como a capital do país, mas na realidade, este posto é de Camberra.

A cidade com maior população em todo o continente tem o dia a dia agitado, podendo ser comparada com São Paulo. A cidade possui diversas opções para divertimento, está cheia de oportunidades de emprego e é considerada uma das mais seguras do país.

Intercâmbio na Austrália em Sydney
Sydney Opera House

Mesmo agitada e populosa, a cidade possui belezas naturais de tirar o fôlego, como suas mais de 70 praias de água cristalina. No meio destas, é possível encontrar ondas agitadas, praias mais tranquilas e aquelas um pouco mais isoladas, em que é possível acampar.

Monumentos e locais históricos também marcam presença em Sydney. Um dos locais mais visitados é a Opera House, espaço que recebe eventos e homenageia Sebastian Bach, clássico musicista.

Na cidade, as melhores universidades são:

  • Universidade de Sydney
  • Universidade de Nova Gales do Sul
  • Universidade de Tecnologia de Sydney

Outros locais de destaque são:

  • Royal Botanic Gardens;
  • Aquário de Sydney;
  • Ponte da Baía de Sydney,
  • Museu de Arte Contemporânea da Austrália

Melbourne

Intercâmbio na Austrália em Melbourne
Faça intercâmbio em Melbourne

Considerada uma das melhores cidades para se viver e dona de um dos mais altos índices de qualidade de vida, Melbourne possui o clima frenético de grandes metrópoles, mas equilibra a vida agitada com um clima totalmente diferente. Os escritórios e lojas se misturam com belos parques e praias e com os edifícios mais complexos do país, sem deixar as origens arquitetônicas da colonização inglesa de lado.

Mais de quatro milhões de pessoas vivem em Melbourne, com uma boa parte destes sendo originários de países europeus. Ainda, é uma das cidades que mais recebe turistas estrangeiros para fazer um intercâmbio na Austrália.

Skydrive – The Edge, em Melbourne

Em sua estadia, não deixe de visitar a mais antiga galeria de arte da Austrália, a National Gallery of Victoria, o Museu de Melbourne e a Eureka Skydeck, o prédio mais alto do hemisfério sul, com 91 andares. É no andar 88 do Skydeck que o The Edge, o cubo de vidro – até mesmo o chão – que te oferece uma das visões mais únicas da cidade está instalando.

As melhores universidades de Melbourne são:

  • Universidade de Melbourne
  • Instituto Real de Tecnologia de Melbourne
  • Universidade Monash

Brisbane

Intercâmbio na Austrália em Brisbane
Brisbane, Austrália

Terceira maior cidade do país, Brisbane é a capital do estado de Queensland e possui mais de 2000 parques e 500 áreas verdes espalhadas pela cidade. Toda essa área verde é bem aproveitada em grande parte do ano, já que o clima subtropical e a proximidade das praias da costa leste inspiram o clima suave da cidade.

Os invernos não são tão agressivos quanto em outras partes do país, com média de 15°C e, no verão, os termômetros podem chegar a marcar 40°C!

No dia a dia, é comum encontrar pessoas fazendo piqueniques na cidade ou relaxando em South Bank Parklands, uma praia no meio da cidade que recebe a maior parte das manifestações culturais da cidade.

Brisbane Wheel

Um dos cartões postais da cidade é a Roda Gigante de Brisbane, com 60 metros de altura e um percurso de 15 minutos, que possibilita uma das mais belas vistas do Rio Brisbane e de toda a cidade.

Outros locais que valem a visita em Brisbane são:

  • Museu de Queensland
  • Galeria de Arte Moderna Goma
  • Letreiros de Brisbane
  • Story Bridge
Story Bridge

Para turistas que querem uma foto com o Canguru, animal símbolo do país, é preciso ir até ao Lone Pine Koala Sanctuary, um santuário para preservação de animais. O passeio custa AU$24 e é possível interagir com os animais que estão soltos na natureza.

As melhores universidades para seu intercâmbio em Brisbane são:

  • Universidade de Queensland
  • Universidade Griffith
  • QUT – Universidade de Tecnologia de Queensland

Camberra

Intercâmbio na Austrália em Camberra

Assim como Brasília, Camberra foi construída especificamente para servir de capital para o país. A cidade possui arquitetura voltada à natureza e pode ser considerada uma “cidade jardim”. Assim como a Dublin, a cidade é repleta de pubs, mas também conta com museus, galerias, restaurantes e diversas escolas para seu intercâmbio na Austrália. A única coisa que você não irá encontrar em Camberra é uma praia, mas essa falta é contornada pela Lake Burley Griffin, um lago artificial construído na década de 60, com 6,64km² em que é possível nadar, praticar windsurf e fazer passeios de lancha em parte do ano.

Camberra Lake

Na maior parte do ano, os dias em Camberra são ensolarados e a média é de 21ºC. O verão pode ser rigoroso, com média de 30°C. Já no inverno, as temperaturas chegam à 6°C e mínima de 0ºC.

Nesta cidade, as maiores e mais importantes universidades são a

  • Universidade Nacional Australiana
  • Universidade de Camberra.
  • Instituto de Tecnologia de Camberra

Curiosidades sobre a Austrália

  • O calendário acadêmico na Austrália é dividido de maneira similar ao brasileiro, com semestres iniciando em fevereiro e ao final de julho. Isso facilita conciliar os estudos em cada um dos países!
  • O governo local fornece mais de 200 milhões de dólares em bolsas de estudos todos os anos.
  • O governo australiano criou um portal nacional para facilitar a busca de emprego no país. Chamado Australian Job Search, inúmeras ofertas de trabalho são publicadas diariamente no site, que permite filtragem por região, tipo de trabalho, indústria e mais!
  • Na Austrália, 55 espécies de cangurus já foram registradas.
  • Apesar do canguro ser o animal mais popular do país, os números de cobras, tartarugas, aranhas, coalas e ornitorrincos do país são enormes!
  • O desperdício de água no país é levado à sério e pode gerar multas. Para muitos estudantes intercambistas, a melhor opção para  economizar tempo e água na hora de lavar suas roupas, é optar pelo serviço de lavanderias, que variam seu custo em cinco à quinze dólares australianos, dependendo do tipo de tecido que será lavado.