Como fazer um intercâmbio na Irlanda?

Conheça mais sobre intercâmbios na Irlanda, um dos destinos mais procurados por jovens e adultos que buscam a experiência de estudar no exterior!

Nos últimos anos, o número de brasileiros interessados em estudar no exterior aumentou consideravelmente e, com isso, novos destinos surgiram. Se antes a palavra “intercâmbio” era sinônimo de Estados Unidos e Canadá, agora países como Austrália e Irlanda recebem cada vez mais estrangeiros em busca de conhecimento e novas experiências.

Saiba mais sobre os motivos que levaram a Irlanda a se popularizar entre os estudantes, as principais cidades, como trabalhar no país e muito mais!

O que esperar de um intercâmbio na Irlanda?

Com diversas universidades e cursos bem avaliados mundialmente, a Irlanda recebe anualmente cerca de 6 milhões de turistas – 1,7 milhões à mais que sua própria população.

Por ter a Língua Inglesa como idioma nativo, a Irlanda é cada vez mais procurada por quem deseja fazer um intercâmbio.

Uma grande fatia desses turistas são estudantes de todas as partes do mundo, que decidem pelo país por seu custo de vida mais acessível, leis que permitem a estudantes estrangeiros trabalharem legalmente e pela experiência de viver em uma cidade histórica, mas com espírito jovem e dinâmico, que possui o inglês como língua oficial e oferece experiências culturais incríveis.

Pontos turísticos

Terceira maior ilha da Europa, a Irlanda possui diversos pontos turísticos famosos, como o Castelo de Dublin, o parque St. Stephen’s Green, o Jardim Botânico Nacional, a Catedral de St. Patrick, o Museu de Dublin e, é claro, a Guinness Storage House, fábrica da famosa cerveja irlandesa.

Durante seu intercâmbio na Irlanda, você poderá mergulhar na história da Europa em cada rua da ilha, que conta com diversos museus, castelos e bibliotecas centenárias – ou mesmo milenares!

A Trinity College é universidade mais antiga do país, fundada em 1592 e possui uma das bibliotecas mais famosos do mundo.

Hospitalidade

O povo irlandês é bem conhecido por sua hospitalidade, podendo ser comparado até mesmo com nós, brasileiros. Apesar de festeiros, calorosos e animados, se atente aos costumes locais!

O povo irlandês é conhecido por sua hospitalidade.

O horário comercial no país é das 9h às 17h e até mesmo shoppings fecham neste horário, com funcionamento estendido até as 20h somente às quintas.

Por ser um destino popular no mundo todo, é muito fácil esbarrar com estrangeiros na Irlanda, principalmente em Dublin, capital do país. Por isso, aproveite ao máximo a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo que, assim como você, estão em busca de novas experiências!

Como fazer um intercâmbio na Irlanda?

Para realizar seu sonho de fazer um intercâmbio na Irlanda, o primeiro passo é ter EUR 3.000 em sua conta. Esta é uma exigência do governo irlandês para proteção do estudante, avaliando como o custo mínimo para seus estudos no país. Este valor deve ser comprovado e estar em uma conta bancária estrangeira. Mas não se preocupe, nós da Remessa Online te ensinamos como abrir uma conta bancária no exterior.

Até 2018, a única opção para comprovação financeira era um extrato de conta irlandesa, o que dificultava a viagem para muitas pessoas. Com as novas regras do país, agora é possível apresentar o extrato de sua conta brasileira (titularidade própria do estudante), contanto que este tenha menos de um mês de emissão e um anterior a este. Ainda, é necessário que seu banco permita saques no exterior.

As outras duas novas opções para realizar a comprovação financeira envolvem apresentar o extrato atual de um cartão internacional pré-pago de crédito ou débito, confirmando o saldo mínimo de EUR 3.000 ou, ainda, a comprovação de que o dinheiro está seguro em uma instituição financeira irlandesa, como por exemplo, através de um Bank Draft – espécie de cheque nominal como garantia de fundos.

Estes três mil euros são exigido pelo governo como forma de comprovar a possibilidade do estudante se manter no país durante os seis meses do curso.

Outro passo muito importante é encontrar uma agência de intercâmbios que ofereça bons planos e boas opções de escolas, com acesso a grade curricular, atividades, roteiros e mais.

Se atente ao seu objetivo com seu intercâmbio na Irlanda e veja quais agências oferecem cursos alinhados à seus objetivos. Caso você esteja mirando uma aprovação em testes específicos como o de Cambridge ou o IELTS, o melhor pode ser um curso intensivo!

Visto de estudante

Quem pretende fazer cursos de longa duração pode obter o Stamp 2, visto concedido para aqueles que realizarão cursos com mais de 25 semanas de duração, este visto possui 8 meses de validade e permite que o estudante trabalhe no país durante seus estudos. Para obtê-lo, além de possuir os três mil euros, é necessário apresentar os documentos que comprovem vínculo com a instituição de ensino (carta de matrícula, por exemplo).

Uma boa dica é já possuir um local para morar logo que chegar ao país. Algumas escolas oferecem alojamento e possuem convênio com hospedagens. Por isso, faça muitas perguntas para sua agente de intercâmbio!

Leia também: Como conseguir visto para a Irlanda

Melhores escolas de inglês para seu intercâmbio na Irlanda

Para se aprofundar em seus estudos, não basta apenas estar imerso na cultura do país. Dedicação e muitas horas de estudo com profissionais especializados no ensino de idiomas para estrangeiros são fundamentais na busca pela fluência no inglês.

Por isso, separamos algumas das principais escolas de idiomas do país para que você conheça ainda mais!

Atlantic Language Dublin/Galway

Consideradas parte das mais modernas escolas de idiomas da Irlanda, a escola Atlantic Language Dublin e sua sede em Galway possuem cursos de idiomas com propósitos específicos, como viagem, negócios e preparatórios para exames TOEFL e mais.

As turmas são limitadas a 14 alunos por sala, o que permite um foco maior no desenvolvimento de cada indivíduo e a localização no centro das duas cidades facilita ainda mais a troca de experiências no programa de estudos.

Emerald Cultural Institute

Com foco principal em ensino para empresários e ensino de profissionais, o Emerald Cultural Institute oferece acomodações em casas de famílias e residências estudantis e em seu programa existe a possibilidade de trabalhar e estudar, além de inglês intensivo gera, formação de professores, inglês acadêmico e voltado à preparação para exames como o de Cambridge, por exemplo.

As duas unidades do instituto ficam na região central de Dublin, lugar perfeito para seu intercâmbio na Irlanda.

Galway Cultural Institute

A Galway Cultural Institute é considerada uma das melhores escolas de inglês da Europa, com sua abordagem diferenciada e ambiente acolhedor, com churrasqueiras e salões de jogos para interação entre estudantes.

Esta escola já foi premiada como melhor escola de inglês da Europa em 2010 e 2011 pelo LTM Awards e em 2012 como Melhor Escola de Inglês da Irlanda pelo Star Awards.

ISI Dublin

A abordagem diferente da ISI Dublin é o que mais chama atenção nessa escola, perfeita para você que quer explorar mais lugares da cidade em seu intercâmbio na Irlanda.

A escola aposta em passeios pela cidade e arredores, viagens escolares, acampamentos de verão e mais. Além disso, atividades sociais após as aulas e aos finais de semana são incentivadas pelos professores, que dividem as salas em uma média de 10 alunos por classe.

Griffith College Limerick

Terceira maior instituição de ensino da Irlanda, a Griffith College Limerick recebe estudantes intercambistas do mundo inteiro e te dá a experiência de vivenciar o dia a dia de uma universidade da Irlanda.

Localizada na cidade de Limerick e com sedes em Dublin e Cork, possui um curso intensivo de 6 semanas por módulo e 9 semanas no período regular.

O público-alvo da escola são universitários e adolescentes, com média de 15 alunos por sala.

Trabalhar durante o intercâmbio: na Irlanda é possível!

A Irlanda chama a atenção de muitos estudantes pois é um dos poucos destinos que permite que o intercambista trabalhe durante os estudos.

De acordo com as regras vigentes no país, o visto Stamp 2, válido por 8 meses, permite ao estudante trabalhar 20 horas semanais (meio período) em época de estudo e em período integral (40 horas semanais) nos meses oficiais de férias do país – Maio a Agosto e Dezembro.

Trabalhar durante o intercâmbio é um ótimo atrativo para aqueles que não querem abrir mão de explorar o país e seus diversos pubs, afinal, são mais de 800 só em Dublin, capital do país. Também é possível conseguir dinheiro nestes trabalhos e enviar para sua conta no brasil, veja como.

As principais cidades para seu intercâmbio na Irlanda

Apesar de possuir ótimos destinos, quatro cidades se destacam quando o assunto é intercâmbio na Irlanda, são elas:

Dublin

Dublin é a capital da Irlanda e a cidade mais popular entre turistas!

Capital do país, Dublin é a maior cidade da Irlanda e uma das mais antigas do continente. A cidade abriga mais de 800 pubs e, apesar de seu ritmo frenético e trânsito relativamente frequente, possui um sistema de transporte público eficiente e tecnológico – os ônibus até mesmo possuem wifi livre para a utilização de passageiros!

A cidade possui uma influência artística e cultural muito forte e abriga diversas casas de espetáculos, sendo a mais famosa o Abbey Theatre, o Teatro Nacional da irlanda.

Galway

Galway é um ótimo local para seu intercâmbio!

Localizada ao Oeste da Irlanda, a cidade de Galway é a quarta mais populosa do país e capital de seu condado. A cidade fica a uma hora de distância de Dublin utilizando o trem e cerca de 3h30 de ônibus, sendo assim, é possível, apesar de caro, morar em uma cidade e trabalhar em outra.

A cidade tem ares de cidade de interior, mas o clima é muito festivo e alegre, já que é considerada uma cidade universitária e tomada por jovens.

Se prepare para um clima ainda mais frio e cinzento do que o encontrado em Dublin, já que Galway fica localizada no extremo oeste da Irlanda e tem contato direto com o Oceano Atlântico.

Limerick

Irlanda – Limerick

Localizada ao oeste da ilha, Limerick fica a aproximadamente 200 km de Dublin e é a quarta maior cidade irlandesa e conta com cerca de 53 mil habitantes, número que pode parecer baixo no Brasil, mas é muito expressivo no país!

A cidade é muito mais tranquila e menos movimentada do que Dublin, recebendo menos turistas e sendo perfeita para aqueles que buscam em seu intercâmbio na Irlanda uma verdadeira imersão na cultura local.

Um dos motivos principais para destacarmos Limerick como uma cidade à se considerar para seu intercâmbio é o investimento que o governo local está realizando em áreas de educação, bussiness e investimento no comércio local.

Este momento de investimento é perfeito para aqueles que desejam trabalhar durante seu estágio e encontrar oportunidades próximas em um mercado que está se expandindo.

Cork

Cork é a segunda maior cidade da Irlanda.

Centro econômico da costa sul do país, a cidade de Cork é o centro econômico da região. Localizada a 250 km de distância de Dublin, a cidade abriga o Castelo de Blarney, um dos mais visitados da Irlanda.

Neste castelo, uma das tradições entre os visitantes é beijar uma das pedras do jardim, que, segundo as tradições, transmite eloquência e sabedoria.

Esta cidade também abriga a Jameson Experience, experiência imersiva que apresenta a trajetória do famoso uísque Jameson, com visitas aos moinhos, armazéns, fornos e mais.

A fabrica da Jameson é um dos locais mais famosos de Cork.

Mas a cidade não se resume a castelos e bebidas! Segunda maior cidade da Irlanda, a presença de universitários é muito grande e a influência das artes na história da cidade influenciam até hoje, com universidades e escolas oferecendo parte dos melhores cursos de música, teatro e arquitetura do país.

Para os amantes de esportes, é possível realizar montanhismo, trilhas e muitos esportes aquáticos.

Nesta cidade de fácil locomoção, grande parte dos estudantes consegue morar perto de seu local de trabalho ou estudo, facilitando assim a locomoção de bicicleta e dispensando o transporte público, que também é considerado bom para a região!

Curiosidades

Um típico café da manhã irlandês.
  1. O café da manhã irlandês é reforçado! Considera a refeição mais importante do dia, um café tradicional é composto por ovos fritos, bacon, torradas, feijão adocicado, salsichas e tomates grelhados;
  2. Por conta das baixas temperaturas, banhos diários não são tão comuns para alguns irlandeses;
  3. Devido ao alto índice de umidade no país todo, para evitar acidentes,  a maioria dos banheiros das casas não possuem tomadas e interruptor de luz;
  4. Os irlandeses têm o costume de pedir desculpas por tudo! Prepare-se para ouvir – e falar – muito “I’m sorry”;
  5. A capital, Dublin, é muito conectada à internet. Até mesmo os ônibus possuem wi-fi gratuito para passageiros;
  6. A população é muito engajada com causas sociais. Cerca de 70% da população contribui com alguma instituição de caridade e cerca de 40%  das pessoas são voluntárias em algum projeto;
  7. Nos esportes, as paixões nacionais são futebol, rugby e golf.

Use a Remessa Online para pagar seu intercâmbio para a Irlanda

Após fechar seu pacote de intercâmbio, você precisará enviar dinheiro ao exterior para pagar seu curso e provavelmente sua hospedagem. Use a Remessa Online para fazer isso.

A Remessa Online tem os menores custos de envio do mercado, apenas 1,3%. O dinheiro é enviado em 1 dia útil com total segurança. A plataforma é simples de ser usada e a realização do cadastro é rápida e fácil.

Entre no site, faça seu cadastro e aproveite as vantagens que a Remessa Online oferece.

Related posts

Como comprar casa e apartamento em Mônaco?

Calendário Bolsa Família 2024: hoje, pagamentos de abril para NIS final 8

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver