Como funciona o Seguro de Crédito à Exportação

Exportar produtos traz alguns riscos para o negócio. Por isso, vale a pena conhecer o Seguro de Crédito à Exportação para proteger a empresa. Saiba mais!

O Seguro de Crédito à Exportação dá mais segurança para os exportadores e estimula quem vende produtos para outros países. Assim, é possível mitigar os riscos das operações, proporcionando tranquilidade financeira para o negócio.

Por mais seguros ou conservadores que alguns segmentos sejam, todas as empresas estão sujeitas a momentos de instabilidade. Para quem atua com exportação não é diferente.

Confira o que é o Seguro de Crédito à Exportação e como ele pode ajudar você!

O que é o Seguro de Crédito à Exportação?

O Seguro de Crédito à Exportação (SCE) é uma proteção oferecida pela União para minimizar riscos comerciais, políticos e extraordinários em exportações nacionais. Ele garante a indenização ao exportador pelo não recebimento de concessões de crédito a clientes do exterior. O serviço conta com o Fundo de Garantia à Exportação (FGE).

Gastos locais, mesmo que estejam relacionados com a exportação brasileira, não são contemplados pelo SCE. O seguro não exige conteúdo mínimo nacional. Assim, não há uma quantidade mínima de itens nacionais compondo as exportações para se beneficiar da solução.

O Seguro de Crédito à Exportação pode ser usado para:

  • cobrir financiamentos concedidos por bancos, privados ou públicos, brasileiros ou estrangeiros;
  • exportações brasileiras, sem restrição de bens ou serviços, para o país importador.

Quais os principais benefícios do Seguro de Crédito à Exportação?

O SCE proporciona os seguintes benefícios ao exportador:

  1. proteção contra diversos riscos da exportação, como os comerciais e políticos;
  2. maior credibilidade financeira, com proteção diante de diferentes riscos;
  3. maior facilidade para vender a prazo, pois há garantia para as transações;
  4. facilidade na cobrança de débitos, caso o comprador se torne inadimplente;
  5. mais oportunidades para acessar financiamentos vantajosos para a empresa.

O acesso à solução pode ajudar a impulsionar o negócio e trazer mais oportunidades de negociação. Esse é um diferencial para buscar a consolidação do negócio no mercado externo.

Qual é a cobertura do Seguro de Crédito à Exportação (SCE)?

O SCE garante seguridade sobre Riscos Comerciais, Políticos e Extraordinários que podem ocorrer em transações financeiras e comerciais nas exportações. Tanto o exportador quanto a instituição financeira que proteger a exportação de bens e serviços podem contratá-lo.

A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF) analisa as solicitações feitas ao SCE. As organizações que solicitarem e forem consideradas aptas para receber o benefício terão seguridade. A seguir, entenda mais sobre cada risco!

1. Riscos comerciais

Referem-se a situações de protesto da dívida ou cobranças (judiciais e extrajudiciais), falência, concordata ou liquidação extrajudicial. São referentes à possibilidade de inadimplência por parte do comprador estrangeiro ou do seu garantidor. Riscos válidos para prazos de financiamento acima de 2 anos.

2. Riscos políticos e extraordinários

Os riscos políticos são mora, rescisão arbitrária, moratória geral decretada pelas autoridades do país devedor, entre outros. Nos extraordinários, se enquadram guerras, revoluções, catástrofes naturais etc. A seguridade é para qualquer prazo.

Estão relacionados aos riscos políticos ou econômicos a partir de fenômenos sociais, da natureza, econômicos, financeiros ou cambiais. Como a capacidade de pagamento do comprador pode ser afetada, há dificuldade de cumprimento das obrigações de pagamento.

3. Risco de adiantamento de recursos

Diz respeito à possibilidade de o comprador não receber a mercadoria nos termos acordados. Assim, a empresa terá que devolver os valores e pode lidar com penalidades contratuais. Tem relação com a realização do pagamento adiantado pelo comprador, antes da entrega da mercadoria

A validade é para micro, pequenas e médias empresas (MPME), em operações de até 2 anos.

4. Risco de performance

Existe diante da possibilidade de a empresa exportadora não cumprir os termos contratuais. Acontece, por exemplo, quando há atraso na entrega ou envio de mercadorias com defeito. Os riscos se aplicam ao setor de defesa e para produtos agrícolas beneficiados por cotas tarifárias para mercados preferenciais

Como contratar o Seguro de Crédito à Exportação?

A contratação do Seguro de Crédito à Exportação pode ser feita pela instituição financeira que protege a exportação de bens e serviços ou pelo próprio exportador. As garantias de crédito são concedidas pela União por meio do SCE, com lastro no Fundo de Garantia à Exportação (FGE).

A contratação costuma ser feita por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele exige a apresentação de garantias do crédito pelo importador para a solicitação do SCE.

O BNDES é o principal financiador público de longo prazo para operações de comercialização de exportações. O benefício também pode ser solicitado pelo exportador em operações com outro Banco Financiador, público ou privado, brasileiro ou estrangeiro.

O SCE garante a proteção para um dos riscos aplicáveis à empresa e às condições do contrato de exportação.

Quais são as garantias do Seguro de Crédito à Exportação?

O Seguro de Crédito à Exportação (SCE) garante o ressarcimento ao exportador por prejuízos líquidos definitivos, causados pelo não recebimento de crédito dado ao consumidor no exterior.

Veja alguns exemplos de garantias!

Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE)

É concedido por um banco, permitindo antecipar o valor da transação em reais. Com o uso do seguro como garantia, há menos riscos para a instituição, melhorando as taxas de juros.

Programa de Financiamento às Exportações (Proex)

É o principal instrumento público de apoio às exportações brasileiras. O Banco do Brasil atua com exclusividade como agente financeiro da União, usando o seguro como garantia nos empréstimos concedidos.

BNDES Exim

Trata-se de um programa do BNDES que oferece financiamento para exportadores brasileiros pós-embarque e à produção para exportação (pré-embarque). O SCE pode ser usado como garantia.

O Seguro de Crédito à Exportação é fundamental para quem quer exportar, mas ter uma ferramenta segura para as suas transações também é essencial. A Remessa Online ajuda você a receber o pagamento por suas exportações com agilidade e segurança.

Tem interesse em saber mais? Conheça a plataforma e receba o pagamento de suas exportações pela Remessa Online!

Resumindo

O que é Seguro de Crédito à Exportação?

O Seguro de Crédito à Exportação (SCE) é uma proteção oferecida pela União para minimizar riscos comerciais, políticos e extraordinários em exportações nacionais. Ele garante a indenização ao exportador pelo não recebimento de concessões de crédito a clientes do exterior.

Quais são os benefícios do Seguro de Crédito à Exportação?

Seguro de Crédito à Exportação é um tipo de seguro que protege as empresas exportadoras contra riscos, como a inadimplência por parte dos compradores estrangeiros. Além disso, possibilita ao exportador oferecer condições de pagamento mais competitivas.

Quais são os riscos cobertos pelo SCE?

1. Riscos comerciais
2. Riscos políticos e extraordinários
3. Risco de adiantamento de recursos
4. Risco de performance

Como contratar o Seguro de Crédito à Exportação?

É preciso entrar com uma entidade que trabalhe com ele, como o BNDES, seguindo os procedimentos específicos. Também é possível acessar o benefício por meio de outro banco financiador, nacional ou estrangeiro.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático