Como funciona uma rodada de negócios

Entender o que é e como fazer uma rodada de negócios pode beneficiar sua empresa em muitos aspectos que vão desde a economia financeira até a construção de networking. Neste post você vai entender um pouco mais sobre o assunto.

Saiba como funciona uma rodada de negócios

Entender o que é e como fazer uma rodada de negócios pode beneficiar sua empresa em muitos aspectos que vão desde a economia financeira até a construção de networking. Neste post você vai entender um pouco mais sobre o assunto.

A rodada de negócios pode ser uma excelente oportunidade para as empresas que estão procurando novos parceiros nos negócios. Inclusive, essa é uma das melhores formas de conseguir ampliar a participação da sua empresa no mercado nacional e internacional. 

Confira o artigo a seguir e descubra o que é e como funciona uma rodada de negócios. Também conheça as vantagens e algumas dicas para quem vai participar de uma rodada de negócios internacionais.

O que é e como funciona a rodada de negócios?

A rodada de negócio é um evento voltado para empresários, cujo principal objetivo é proporcionar o fechamento de negócios de forma direta e rápida. Geralmente, o evento é promovido por uma empresa que precisa adquirir alguns itens específicos.

Aliás, esta pode ser inclusive uma boa forma de uma empresa iniciar parcerias e transações em mercados internacionais. Afinal de contas, o intuito da rodada de negócio é justamente encontrar potenciais fornecedores. E mesmo que no final do evento não hajam muitos negócios fechados, essa é uma excelente oportunidade para conseguir ampliar o seu network.

Um dos principais benefícios da rodada de negócios é a construção de networking.
Um dos principais benefícios da rodada de negócios é a construção de networking.

Como funciona

A rodada de negócios é formada por uma ou mais empresas âncora, que geralmente é a empresa que está sediando ou promovendo o evento, e está procurando determinados produtos para comprar. Quando mais de uma empresa âncora está no evento, é preciso ter a preocupação de que elas sejam do mesmo setor, ou estejam interessadas nos mesmos isso. Com isso, as negociações poderão fluir mais facilmente.

Em seguida, a empresa âncora cria e divulga uma lista de demandas, ou seja, com todos os itens que ela tem interesse em fazer negócio durante aquela rodada. Com base nessa lista, as potenciais empresas vendedoras são convidadas ou podem se cadastrar para participar do evento.

Para que a rodada de negócios seja ainda mais produtiva, é importante que a lista de demandas seja clara e específica. Isso irá atrair empresas que realmente possam atender às necessidades da empresa âncora. Além disso, para deixar o ambiente ainda mais produtivo, pode haver uma seleção das empresas que irão participar da rodada de negócios.

Como se preparar para a rodada de negócios

A preparação antes da rodada é fundamental para que as empresas possam ter um bom desempenho. Estar preparado para responder às dúvidas dos outros participantes e conhecer os detalhes técnicos e de logística da empresa podem fazer toda a diferença.

A primeira dica para as empresas âncoras é preparar uma boa lista de demandas. Ela deve incluir tudo o que a empresa precisa e com todos os detalhes que sejam considerados relevantes. Sejam eles especificações técnicas do produto, prazos ou detalhes de entrega.

Outro ponto crucial é que a empresa âncora tenha um número suficiente de compradores durante o evento. Assim, as chances de conseguir fechar negócio e adquirir todos os itens da lista de demandas é maior.

Ainda, para as empresas que querem dar os primeiros passos no mercado internacional, é preciso conhecer um pouco de como as leis funcionam no país no qual se pretende fazer negócio. Isso evita que você tenha qualquer tipo de problema ou surpresa durante as transações.

E por último, mas não menos importante, lembre-se que provavelmente a negociação será feita em uma língua estrangeira. Portanto, caso as pessoas responsáveis pela negociação não dominem o idioma, será necessário contratar bons profissionais de tradução / intérpretes para auxiliar durante a rodada de negócios.

Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online

Expandir o seu mercado de atuação para o exterior pode fazer sua empresa dar um salto. Mas para que as coisas funcionam corretamente, é importante buscar uma parceira que você pode confiar para receber dinheiro do exterior com segurança e economia. A Remessa Online é essa parceira.

A Remessa Online, fintech especializada em transferências internacionais, oferece o serviço de envio e recebimento de dinheiro de forma prática, econômica e segura. A plataforma é regulamentada pelo Banco Central e realiza transações para mais de 100 países! O melhor de tudo é que a plataforma tem o menor custo de serviço do mercado: apenas 1,3%.

Confira o blog da Remessa Online e descubra outras vantagens que a plataforma pode oferecer para a sua empresa.