Como morar na Holanda: guia definitivo

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a pensar em morar fora do Brasil: trabalho, estudos ou a busca por vivenciar outras culturas. Em qualquer situação, é preciso decidir o destino, considerando os seus objetivos e necessidades, e descobrir como se planejar para a mudança.

Nesse cenário, é comum se perguntar como morar na Holanda. Os Países Baixos são conhecidos por estarem entre os melhores lugares da Europa quando se trata de qualidade de vida. Assim, tendem a ser bastante atrativos para estrangeiros.

Se você também tem interesse em residir no país, continue a leitura deste conteúdo. Preparamos um guia completo sobre como morar na Holanda, confira!

História da Holanda

A Holanda é um país cuja história é bastante antiga. No século I, ela era habitada por germânicos. Depois, foi conquistada pelos francos e, em seguida, pelos austríacos — isso entre os séculos IV e VIII. Ao longo dos anos, a região passou por outros domínios e por revoltas movidas pelos holandeses.

Como resultado, em 1579, o norte holandês se reuniu e criou a República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos. Já no século XVI, a região passou pela sua “época de ouro”, quando se tornou uma grande potência colonial, marítima e comercial.

No século seguinte, contudo, a região sofreu um declínio, perdendo a superioridade tecnológica e guerras com outros países, como Inglaterra, Espanha e França. Como resultado, a região passou por uma época de dominação francesa — quando se chamou “República Batava”, chegando a ser anexada pela França.

Com a derrota de Napoleão em 1815, Holanda e Bélgica formaram o Reino Unido dos Países Baixos — mas ele durou apenas até 1830, quando a Bélgica optou por sua independência. Depois, durante o século XX, grande parte das colônias holandesas também se tornou independente.

Inclusive, é importante destacar que embora seja comum chamar o país de Holanda aqui no Brasil, o nome correto é Países Baixos, que seria a tradução de Neder-landen — ou terras baixas, em uma tradução literal para o português.

O termo “Holanda”, na verdade, se refere a duas regiões do país: a Holanda do Norte e a Holanda do Sul, que por muito tempo dominaram a região. Porém, com as mudanças, o próprio governo dos Países Baixos tem investido em estratégias para estimular a adoção do nome correto.

Como morar na Holanda?

Se você se interessa em morar no país, é preciso ter uma razão para a mudança. Com isso, existem três principais caminhos que você pode tomar para conquistar esse objetivo: por meio de estudos, trabalho ou intercâmbio.

No caso dos estudos, é preciso ter o visto de estudante sempre que o prazo de estadia for superior a 3 meses. Isso é feito via Consulado Geral dos Países Baixos no Brasil e o processo deve ser iniciado após a aprovação na instituição de ensino, que fornecerá documentos importantes para embasar o pedido.

Quanto a trabalho, você precisará conseguir um emprego em uma empresa do país. Ela será a responsável por fazer os trâmites para conseguir o visto. O mesmo vale para os casos de Au Pair (babá), quando a intenção é residir na casa da família onde você trabalhará.

Já em relação a intercâmbio, a ideia é ter um tempo mais limitado, geralmente 12 meses. Ele pode ter fins de estudo ou trabalho, também exigindo um visto específico. Ainda, há chances de se mudar para abrir um negócio e empreender, sendo necessário realizar procedimentos específicos e ter autorização de residência e trabalho.

Logo, o fundamental é entender qual é a motivação para a mudança para identificar os procedimentos corretos. Em caso de dúvidas, você pode buscar suporte profissional ou esclarecer as perguntas com o Consulado do país no Brasil.

Também é importante se informar sobre a língua falada no país. A Holanda fala neerlandês — ou holandês. Na prática, apresenta semelhanças com o inglês e o alemão. Porém, as diferentes províncias da região podem adotar outros idiomas, como é o caso do frísio, falado na província de Friesland.

A boa notícia é que boa parte da população fala inglês, especialmente em cidades maiores e com maior atração de turistas e estrangeiros residentes. De qualquer forma, vale pesquisar a cidade específica onde se deseja morar e começar os estudos do neerlandês.

Como é o clima na Holanda?

Uma das preocupações comuns quando se trata de uma mudança para outro país é o clima. Pela sua localização — ao norte da Europa — a Holanda tem temperaturas mais baixas que no Brasil. A boa notícia é que as estações são bem marcadas, então é mais fácil se adaptar à nova rotina.

No verão, por exemplo, as temperaturas costumam chegar, no máximo, a 30°C. Já o inverno é bastante frio, com temperaturas que costumam variar entre -1 e 4°C.

Na primavera, as temperaturas costumam se limitar aos 20°C, especialmente mais perto do verão. Por fim, no outono, as temperaturas são um pouco mais baixas.

De qualquer modo, é preciso estar preparado para um clima que, de modo geral, é mais frio que no Brasil. As chuvas podem ser bastante frequentes em algumas regiões dos Países Baixos, como na capital Amsterdã. Porém, elas tendem a ser apenas garoas, com tempestades pouco frequentes.

Quanto custa morar na Holanda?

Outro ponto que merece especial atenção ao pensar em morar na Holanda é o custo de vida no país. Como em qualquer região, os valores dependem do seu padrão de vida, de quantas pessoas compõem a família, da cidade onde mora e, até mesmo, do bairro.

No entanto, é possível pesquisar algumas médias de valores definindo o destino exato. De maneira geral, uma pessoa sozinha levando uma vida mais simples consegue viver com cerca de 1.500 euros por mês. Porém, em localizações mais centrais essa média pode subir para 2.800 euros — considerando valores em 2022.

Além disso, o salário mínimo nos Países Baixos tem características bastante específicas. Ele pode variar conforme a idade e também passa por reajustes frequentes. Adultos com mais de 21 anos, por exemplo, devem receber pelo menos 1.725 euros (conforme dados do primeiro semestre de 2022). Ainda, esse salário é menor para pessoas mais novas.

Assim, considerando a remuneração mínima, é possível perceber que a mudança pode não ser tão desafiadora ao se ter um emprego na região — embora ainda seja fundamental ter um bom planejamento financeiro para arcar com todas as despesas relacionadas à viagem, mudança e eventuais imprevistos.

Outro ponto de destaque é que o país tem uma baixa taxa de desemprego, o que pode torná-lo mais atrativo e seguro para quem planeja a mudança para trabalhar no país europeu. Em 2022, a taxa está em cerca de 3,4%.

Qual a documentação necessária para morar na Holanda?

Ao aprender como morar na Holanda, é preciso observar a burocracia envolvida para garantir a legalidade da sua mudança. Conforme mencionado, será necessário obter o visto para residência, mas o procedimento varia conforme a finalidade da moradia.

Nesse sentido, tenha em mente que podem ser exigidos diversos documentos, como comprovante de aprovação em um processo seletivo, documentação pessoal, diplomas, certidões, entre outros. Todos eles devem passar pelo processo de tradução juramentada, para que sejam avaliados pelo consulado.

Veja uma lista dos documentos mais relevantes, tanto para a obtenção do visto quanto para a entrada no país após a mudança:

  • Passaporte;
  • Passagens aéreas;
  • Certidões de nascimento, casamento e outros, legalizados e com tradução juramentada;
  • Comprovante de recursos financeiros para a estadia no país.

na Holanda, é preciso tirar o cartão de residência (temporária ou permanente). Tal processo é feito por meio do Serviço de Imigração e Naturalização (IND).

Ainda, é necessário se registrar na cidade onde for morar para obter o BSN, que funciona como um CPF holandês. Todos os residentes precisam dessa numeração, que permitirá abrir conta bancária, contratar serviços, ter um seguro saúde, entre outros.

Qual a moeda da Holanda?

Ao planejar a sua mudança, a moeda do país também é um ponto essencial — especialmente para comparar a sua cotação com o real e fazer o câmbio. Como a Holanda faz parte da União Europeia e compõe a “Zona do Euro”, a moeda oficial é o euro.

No país, talvez você note que os desenhos da moeda são diferentes dos encontrados nos euros de outras nações europeias. Contudo, saiba que a diferença é apenas estética: o seu valor é o mesmo. Ademais, o dinheiro será recebido normalmente em quaisquer países que aceitem euro.

Aproveitando o tema da moeda, ao aprender como morar na Holanda, vale saber mais sobre os métodos de pagamento no país. Eles aceitam o pagamento em dinheiro e em cartão de débito ou crédito.

Entretanto, o pagamento parcelado não é tão comum como no Brasil, então é fundamental sempre confirmar se a modalidade é aceita antes de efetuar a compra. Em geral, quando a loja aceita crédito, isso é feito em parcela única.

Você pode ter um cartão internacional do Brasil e utilizá-lo lá. Porém, considerando os custos envolvidos, o ideal é ter uma conta no país e, sempre que necessário, converter o real em euro, enviando para ela valores da sua conta brasileira. Isso ajudará a otimizar os custos no período de adaptação.

Quais são as oportunidades de trabalho na Holanda?

Se você ainda está no início do planejamento, pode ter maior interesse em conhecer as oportunidades de trabalho nos Países Baixos. Como foi visto, um dos diferenciais da região é a baixa taxa de desemprego. Além disso, o mercado de trabalho possui diversas oportunidades, principalmente em cidades maiores, como Amsterdã, Roterdã e Haia.

Embora a legislação e os moradores do país costumem dar preferência para quem é natural da Holanda, brasileiros podem ter acesso a diversas áreas. Em relação aos serviços mais gerais, que não exigem diploma, é possível trabalhar com:

  • Limpeza;
  • Call center;
  • Vendas em lojas;
  • Restaurantes, cafés e bares.

Entretanto, quem tem diploma ou é especialista em determinadas áreas pode encontrar boas oportunidades em outras profissões. Veja alguns exemplos que estão em alta no país:

Para facilitar a busca, vale recorrer aos sites de emprego holandeses. Entre as opções, vale conhecer Indeed, Undutchables, YoungCapital e Nationale Vacaturebank.

O LinkedIn também pode auxiliar na busca, já que é uma rede internacional. Porém, pode ser interessante configurá-lo em inglês ou neerlandês, se conhecer a língua, para facilitar a busca dos recrutadores.

Como comprar casa na Holanda?

Ao pensar em como morar na Holanda, um ponto essencial é o imóvel que servirá de residência. Uma alternativa bastante comum é o aluguel, com pagamento de parcelas mensais para ter a casa ou o apartamento à sua disposição. Porém, quem tem planos a longo prazo e capital disponível pode preferir comprar uma propriedade.

Afinal, isso dá mais segurança em relação à estadia, além de ser um investimento para o seu patrimônio. Caso não tenha o valor à vista, é preciso entrar no sistema de hipoteca, que exige um emprego fixo e estável — sendo possível unir a renda com a do cônjuge ou companheiro.

O processo é feito em um banco de sua preferência, sendo que as regras variam conforme a instituição, como acontece no Brasil. A vantagem é que lá os juros tendem a ser bem menores, tornando a aquisição muito mais simples e acessível. Em relação à burocracia, o próprio banco fornece todo o suporte.

Quais são as melhores cidades para morar na Holanda?

Se você ainda não definiu a cidade para morar, pode estar se perguntando quais localidades se destacam. Veja algumas das principais:

  • Amsterdã: a capital é, provavelmente, a cidade mais conhecida pelos estrangeiros. Ela também é a mais populosa e famosa por sua grande estrutura, contando com várias opções de turismo, trabalho e lazer.
  • Roterdã: a cidade é conhecida por ter o maior porto da Europa e por ser bastante inovadora, com destaque para a segurança.
  • Haia: é a cidade-sede do governo holandês, então tem bastante relevância para o país, além de ser a capital da Holanda do Sul.
  • Amstelveen: próxima a Amsterdã, tem cerca de 90 mil habitantes, com ótima qualidade de vida e população repleta de estrangeiros, o que a torna multicultural.
  • Haarlem: chamada de “cidade das flores”, é conhecida pelo cultivo de tulipas. Ainda, é a capital da Holanda do Norte.
  • Utrecht: localizada ao centro, é a capital da província de Utrecht e a quarta cidade mais populosa do país.
  • Eindhoven: cidade conhecida pela indústria e tecnologia, pode ser atrativa para quem atua no setor.
  • Maastricht: próxima à fronteira com a Bélgica e a Alemanha, ela se destaca também pela alta qualidade de sua universidade e pelas indústrias locais.

Esses são apenas alguns exemplos, mas também existem outras cidades potencialmente atrativas. Pode ser interessante aprofundar a sua pesquisa para encontrar o destino ideal.

Como é a educação na Holanda?

Antes de se mudar para qualquer lugar, é comum se perguntar sobre a educação. Os Países Baixos são conhecidos pela alta qualidade de ensino. Ainda, a depender da idade da criança, a educação é gratuita. O benefício tem início a partir dos 4 anos, com a Escola Primária e Secundária.

As universidades seguem o padrão de qualidade, sendo que existem diversas alternativas. Entretanto, tenha atenção, pois mesmo as universidades públicas são pagas, com custos a partir de 7 mil euros por ano — o que tende a ser acessível, tendo em vista o custo de vida no país. Entre as melhores faculdades da Holanda, estão:

  • Universidade de Wageningen, com foco em foco em ciências da vida e ciências sociais;
  • Universidade de Amsterdã, com diversas áreas, entre elas: artes, humanidades e ciências sociais;
  • Erasmus University Roterdã, que trabalha com cursos nas áreas da saúde, governança e cultura;
  • Universidade de Utrecht, focada em pesquisa, trabalha com ciências naturais, direito, governança, ciências da vida, humanidades, ciências sociais e ciências da terra.

Como é o turismo na Holanda?

Mesmo que o foco seja morar, vale a pena saber sobre as opções turísticas para ter momentos de lazer e conhecer mais o país.

Nesse contexto, saiba que a Holanda conta com diversas atrações para os mais variados perfis de turistas. Porém, ela se destaca com paisagens naturais e atividades ao ar livre.

Por exemplo, os Países Baixos são conhecidos pelas flores, especialmente tulipas, que são plantadas em diversos locais e garantem paisagens lindas. Também existem moinhos e canais para visitação.

Para quem gosta de passeios de bicicleta, são mais de 365 mil quilômetros de ciclovias. Já para quem gosta de artes e história, há diversos museus, monumentos e prédios históricos espalhados pelas cidades do país.

Em feriados e finais de semana, feiras na rua se tornam comuns, com diversos itens à venda e muita comida típica. Portanto, alternativas não faltam para se divertir.

Quais são as vantagens e desvantagens de morar na Holanda?

Após conhecer tanto sobre o país, é possível que você se pergunte se vale a pena fazer a mudança. Afinal, antes mesmo de saber como morar na Holanda, é preciso ter certeza de que o país é o destino ideal. Como qualquer lugar, há vantagens e desvantagens, então preparamos duas listas para ajudar na decisão.

Entre as vantagens, vale destacar:

  • O país é bastante acessível, com ciclovias que permitem ir de bicicleta a praticamente qualquer lugar;
  • O transporte público é de alta qualidade e o sistema de trem conta com vários horários e conexões;
  • O país tem diversas oportunidades de emprego e contrata estrangeiros;
  • Os salários são bons e permitem cobrir o custo de vida com mais tranquilidade;
  • Embora a língua oficial seja holandês, muitos falam inglês;
  • O clima é ameno, com estações demarcadas — embora seja mais frio que o Brasil.

Já em relação às desvantagens, é preciso ter em mente que:

  • É obrigatório por lei ter seguro saúde, com um custo a partir de 100 euros por pessoa;
  • Você precisará de um seguro viagem no processo de mudança;
  • O país é relativamente seguro, mas pequenos furtos podem ser mais frequentes em certas regiões;
  • Em alguns casos, a preferência nos empregos é de quem é natural da Holanda, o que pode reduzir pontualmente as oportunidades;
  • Mesmo que muitos falem inglês, vários recados e sinalizações no país são na língua oficial, então é fundamental aprendê-la.

Porém, somente você poderá determinar se a mudança é adequada. Então considere os seus objetivos, necessidades, orçamento e demais planos para tomar a decisão mais acertada.

Como enviar e receber dinheiro da Holanda?

Para fazer a mudança, você precisará arcar com diversos custos nos Países Baixos — mas o seu capital estará no Brasil, em reais. Logo, é necessário saber como enviar e receber dinheiro da Holanda. A principal dica é recorrer às transferências internacionais, abrindo uma conta no país que receberá os valores enviados do Brasil.

A alternativa também pode ser usada para pagar as contas assumidas nos Países Baixos, transferindo para a conta do credor ou fazendo o pagamento de Invoice. Em todos os casos, você pode contar com uma alternativa online, de alta segurança e com ótimo custo-benefício, como a Remessa Online.

Antes de qualquer transação, você pode fazer uma simulação completa para entender os valores que estão inclusos na operação e o montante total. Além disso, para envios, o valor fica disponível em até 1 dia útil. Já no recebimento de remessas do exterior, o montante estará em sua conta em até 2 dias úteis. Assim, fica mais fácil organizar as finanças para a viagem.

Agora que você já conhece as principais informações sobre como morar na Holanda, pode se programar para realizar a mudança e viver no país. Porém, não se esqueça de ter um bom planejamento financeiro e contar com uma parceria de qualidade para fazer as transferências de valores no Brasil.

Gostou deste guia? Para conferir outras dicas e novidades, siga as nossas páginas nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter!

Resumindo

Como brasileiro pode morar na Holanda?

A mudança legalmente exige que você obtenha a permissão de residência com um visto específico. Em geral, ele pode ser obtido para estudos, trabalho ou intercâmbio.

Quais são os documentos necessários?

A documentação pode variar, mas é mais comum precisar de: visto; passaporte; comprovante de recursos financeiros para a estadia no país; cartão de residência; BSN (uma espécie de CPF holandês).

Qual é a moeda da Holanda?

O euro é a moeda oficial da Holanda.

Quais são as melhores cidades para morar na Holanda?

Entre as melhores cidades para morar na Holanda, estão: Amsterdã; Roterdã; Haia; Amstelveen; Haarlem; Utrecht; Eindhoven; Maastricht.

Como enviar e receber dinheiro da Holanda?

Você pode ter uma conta no país e fazer remessas internacionais utilizando a Remessa Online para garantir o melhor custo-benefício na conversão do real para o euro.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático