Como reduzir a dependência do mercado interno para alavancar o seu negócio

por Fabiana Lima
3 minutos de leitura
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As empresas que querem crescer, principalmente diante de uma crise, precisam inovar. O Brasil tem sido um dos mais afetados com a crise da covid-19 e isso tem prejudicado diversas empresas.

As medidas de isolamento, adotadas desde o início da pandemia, fez com que muitas empresas tivessem que fechar. As que se mantiveram abertas tiveram dificuldades para alavancar o negócio.

Diante desse cenário, as empresas precisam buscar outras alternativas para crescer. Reduzir a dependência do mercado interno, é uma forma de manter a empresa operando e em crescimento, mesmo em situações de crise.

Neste artigo, você vai encontrar alguns caminhos para fazer isso. Acompanhe!

Como alavancar o negócio sem depender do mercado interno?

A dependência do mercado interno é algo natural em qualquer modelo de negócios. No entanto, diante dos desafios que assolam a economia, é necessário buscar novas formas de alavancar o negócio. Veja a seguir quais você pode adotar:

Investimentos no exterior

Quando um ou mais países estão passando por crises financeiras, o mercado de investimentos oscila e tende a ter queda nas ações de algumas empresas. Esse é um bom momento para quem quer investir, principalmente em mercados internacionais. Durante a pandemia da covid-19, muitas empresas valorizaram de forma inesperada.

Estar atento ao mercado e observar as oscilações é importante para entender o que vai valorizar no curto e longo prazo. Os investimentos são ótimas oportunidades para aumentar os rendimentos das empresas e impedir que elas dependam apenas do mercado interno para crescer. 

Exportação de produtos e serviços

Outra forma de não depender do mercado interno para continuar vendendo e alavancar o negócio é atuando em outros países. A exportação de produtos e serviços permite que a empresa amplie suas possibilidades, atingindo mais pessoas. 

Antes de investir esforços na venda de produtos ou serviços, é preciso fazer uma análise do mercado em que deseja atuar. Isso vai permitir que a empresa entenda se há interesse daquele público específico em contratar aquele tipo de serviço ou adquirir determinado produto.

Mesmo que a resposta seja negativa inicialmente, a empresa pode começar a investir em maneiras de mudar sua atuação ou se especializar no mercado em que ela quer atuar.

Fazer um planejamento é fundamental no começo, pois vai direcionar a empresa sobre quais ações devem ser tomadas. Isso vai desde o desenvolvimento dos produtos até a forma com que a empresa vai se posicionar e chegar no novo mercado. 

A expansão do atendimento para o exterior permite que a empresa deixe de ser totalmente dependente do seu público no Brasil. Dessa forma, é possível ter uma operação para atender cada país ou ser uma empresa que vende apenas para mercados estrangeiros. 

Em momentos de crise, busque identificar quais são as maiores necessidades do mercado internacional e entenda porque aquele segmento não está sendo atendido.

Além disso, prepare-se para poder começar a receber pelas vendas fechadas com os clientes internacionais. A Remessa Online pode te ajudar com isso. Veja como receber dinheiro do exterior com a plataforma da Remessa Online.

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