Conheça 5 concorrentes do YouTube para assistir a vídeos

O YouTube é o campeão indiscutível entre os portais de compartilhamentos de vídeo do mundo, com 1,9 bilhão de usuários ativos conectados por mês. Mas, a verdade é que a plataforma não é a única e existem boas alternativas para assistir a vídeos compartilhados. Confira quais são os principais concorrentes do YouTube para quem busca opções diferentes. 

Principais concorrentes do YouTube

Os principais concorrentes do YouTube são:

  1. Dailymotion;
  2. Vimeo;
  3. Twitch;
  4. Facebook;
  5. Tik Tok.

Qual aplicativo pode substituir o YouTube?

Existem diversos aplicativos que podem substituir o YouTube, confira a lista com os detalhes dos cinco principais. 

1. Dailymotion

O principal concorrente do YouTube é o Dailymotion. O site funciona de forma bastante simples para integrar e compartilhar vídeos em plataformas externas porque o código HTML correto é gerado automaticamente com um clique.

Na conta gratuita, é permitido fazer upload de arquivos de vídeo de até 2 GB e 60 minutos de duração. Assim como é possível monetizar no YouTube, com o Dailymotion você pode ganhar dinheiro com vídeos, personalizar o player de vídeo e verificar os rendimentos por meio da ferramenta de análise. 

O Dailymotion também possui uma grande variedade de aplicativos dedicados em muitas Smart TVs, decodificadores e consoles como o Sony PlayStation, além é claro, do  iOS e Android.

2. Vimeo

O Vimeo também está entre os principais concorrentes do YouTube. Ele tem a versão gratuita e é possível que os usuários façam upload de seu próprio conteúdo, assim como assistir a vídeos publicados por outros usuários. 

Além disso, a plataforma tem uma excelente interface e os vídeos podem chegar a até 4k de qualidade. Um diferencial é que não existem anúncios nos vídeos publicados no Vimeo e o foco da plataforma é na qualidade de seu conteúdo e não na quantidade. Isso, sem dúvida, é o que mais diferencia essa plataforma de seu rival YouTube. 

3. Twitch

Outra plataforma que também permite a monetização de vídeos é a Twitch. O Twitch é um portal de transmissão ao vivo focado, principalmente, em videogames e e-sports. Por outro lado, também se parece muito com o YouTube. 

O conteúdo é acessível a todos e basta fazer um cadastro gratuito para ter acesso a funções adicionais e publicar conteúdos. 

Além disso, os canais têm a oportunidade de ganhar através do programa de Parceiros ou Afiliados do Twitch, que também oferece a capacidade de integrar anúncios, tornando o Twitch uma plataforma lucrativa para criadores de conteúdo. 

A diferença mais significativa com o YouTube é que no Twitch não é possível assistir a vídeos gravados anteriormente, mas apenas ao vivo. No entanto, é permitido salvar pequenos trechos das transmissões como vídeos de destaque, que os usuários podem visualizar mesmo após a transmissão ao vivo.

Se está pensando em começar a fazer transmissões no Twitch, conheça aqui os 10 melhores equipamentos para live no Twitch e YouTube

4. Facebook 

Isso mesmo, o Facebook  também possui uma plataforma de vídeos, chamada Facebook Watch. Nela são exibidos vídeos gravados e transmissões ao vivo. Ainda, os vídeos podem receber as mesmas interações de outras publicações na rede social, com opção para compartilhamento, comentários e reações. 

Além disso, eles podem ser transmitidos para Smart TVs ou dispositivos como Amazon Fire TV, Apple TV e Chromecast. Aliás, criadores de conteúdo também podem monetizar os vídeos no Facebook Watch, inserindo anúncios durante as transmissões. 

5. Tik Tok

O Tik Tok é uma das redes sociais de mais sucesso atualmente. Em 2021 atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Mas, diferente do YouTube, é focada em vídeos curtos, por isso, eles não podem ultrapassar três minutos de duração. 

Aliás, a rede social vem se tornando um grande concorrente do YouTube. O sucesso é tão grande que o site do Google lançou sua plataforma de vídeos curtos, chamada Shorts, para concorrer diretamente com o Tik Tok

Além de poder assistir vídeos no Tik Tok e ficar por dentro das tendências, músicas, vídeos virais e desafios, criadores de conteúdo podem monetizar seu perfil.

Confira quanto é possível ganhar no Tik Tok

Qual o principal concorrente do YouTube?

O principal concorrente do YouTube é o Dailymotion. Aliás, o site ficou famoso por hospedar a maioria dos vídeos rejeitados ou excluídos do YouTube, já que possui termos de uso muito mais flexíveis.

O que é e como funciona o Rumble?

O Rumble ganhou muito destaque nos últimos meses. O site é focado em vídeos, assim como o YouTube, e funciona de forma bastante semelhante. Porém, ainda não há versão em português ou representação legal no Brasil. 

A grande diferença entre as duas plataformas é que na Rumble não há muitas explicações sobre como as políticas de uso são aplicadas. 

Segundo dados do próprio site, a Rumble criou “tecnologias que são imunes à cultura do cancelamento porque todos se beneficiam quando temos acesso a mais ideias, opiniões diversas e diálogo”. Isso faz com que a rede seja conhecida como o YouTube liberal e atraia personalidades polêmicas como Monark, Donald Trump e Russel Brand. 

FAQ – Perguntas frequentes

Qual o principal concorrente do YouTube?

O principal concorrente do YouTube é o Dailymotion, plataforma que permite que os usuários assistam diversos tipos de vídeos além de possibilitar a monetização para criadores de conteúdo. 

Quais concorrentes podem substituir o YouTube?

Além do Dailymotion, outros concorrentes do YouTube são Vimeo, Twitch, Facebook e Tik Tok. Em todos é possível compartilhar vídeos com outros usuários. 

O que é e como funciona o Rumble?

O Rumble é uma plataforma de compartilhamento de vídeos concorrente do YouTube. Mas, o site possui uma política menos rígida e é chamado de “YouTube liberal”. 

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático