Conheça os principais feriados da Irlanda

Além do conhecido St. Patrick’s Day, a Irlanda tem alguns outros feriados – a maioria em datas móveis. Neste post você vai saber quais são os feriados da Irlanda e em quais datas eles são comemorados.

Saiba quais são os principais feriados na Irlanda

Além do conhecido St. Patrick’s Day, a Irlanda tem alguns outros feriados – a maioria em datas móveis. Neste post você vai saber quais são os feriados da Irlanda e em quais datas eles são comemorados.

Certamente a Irlanda está na lista dos principais países procurados pelos intercambistas brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (BELTA), o país ficou em 5º lugar na preferência dos estudantes, ficando atrás apenas de Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Malta. 

Além do custo de vida mais barato em comparação aos demais países europeus, os estudantes estrangeiros também têm permissão para trabalhar durante a sua estadia no país. E com um dinheiro extra na carteira, muitos aproveitam os principais feriados na Irlanda para conhecer outras cidades próximas. 

Confira o artigo abaixo e descubra quais são os principais feriados do país e planeje a sua viagem.

Principais feriados na Irlanda

Mais conhecidos como Bank Holidays, os feriados na Irlanda geralmente funcionam da mesma forma como em outros países. Ou seja, a maioria dos estabelecimentos, públicos e particulares, não funcionam e o transporte público opera com horários restritos. 

São comemorados 9 feriados nacionais na Irlanda, sendo que alguns deles são celebrados apenas no país e outros também são considerados datas comemorativas em outros lugares do mundo. A maioria dos feriados irlandeses são datas móveis. Acompanhe na tabela abaixo:

DataFeriado
1 de janeiroAno Novo
17 de Março¹St. Patrick’s Day
13 de abrilSegunda-feira de Páscoa (feriado móvel)
Maio²May Day (comemorado na primeira segunda-feira de maio)
Junho³ June bank holiday (primeira segunda-feira de junho)
AgostoFeriado de Descanso (primeira segunda-feira do mês)
OutubroFeriado de Descanso (última segunda-feira do mês)
25 de dezembroNatal
26 de dezembro St. Stephen’s
  1. St. Patrick’s é um feriado nacional religioso em celebração a um dos santos padroeiros da Irlanda. É considerado uma das datas mais importantes para os irlandenses, que lotam as ruas e bares de todas as cidades;
  2. May Day é um feriado nacional (primeira segunda-feira de maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador e início da primavera);
  3. June bank holiday – Feriado nacional (comemoração semelhante à Páscoa na primeira segunda-feira do mês. É celebrado no dia seguinte ao domingo de Pentecostes).

Além dos feriados nacionais na Irlanda, também existem algumas datas comemorativas que não são consideradas feriados públicos. Por isso, apesar de algumas escolas e empresas não funcionarem, quem trabalha no país não terá direito automático a descanso nessas datas ou no dia seguinte, caso a data caia no final de semana.

  1. 10 de abril: Sexta-feira santa – Data comemorativa
  2. 12 de abril: Páscoa – Data comemorativa
Exstem alguns feriados da Irlanda dedicados exclusivamente ao descanso dos trabalhadores.
A Irlanda tem alguns feriados nacionais dedicados exclusivamente ao descanso dos trabalhadores.

Leis para os empregados durante os feriados na Irlanda

Se você estiver na Irlanda para trabalhar e estudar, é importante lembrar que a maioria dos funcionários têm direito a férias remuneradas, mesmo nos feriados. A exceção são os funcionários de meio período que não trabalharam para o empregador pelo menos 40 horas nas 5 semanas anteriores ao feriado.

Se você se qualificar para o benefício de feriado público, tem direito a escolher uma das seguintes opções:

  1. Um dia de folga pago no feriado;
  2. Um dia adicional de férias anuais;
  3. Pagamento adicional de um dia;
  4. Um dia de folga pago dentro de um mês do feriado.

Caso você ainda seja obrigado a trabalhar no feriado, terá direito a um dia de pagamento adicional. E se os feriados públicos na Irlanda caírem em um final de semana, você não tem direito legal automático de tirar o dia útil seguinte de folga. 

Geralmente, as escolas de idiomas não abrem durante boa parte dos feriados, o que é uma excelente oportunidade para viajar para outros lugares. Mas se você também trabalha na Irlanda, mesmo que meio período, é importante consultar a sua empresa antes de agendar uma viagem. 

Envie dinheiro pela Remessa Online

Anotou as datas dos feriados na Irlanda na agenda? Agora fica mais fácil planejar as suas viagens pelo país ou outros lugares da Europa, não é mesmo? E se você precisar enviar dinheiro do Brasil para a Irlanda e pagar pelas suas despesas no exterior, ou caso queira receber dinheiro no Brasil, conheça a plataforma brasileira Remessa Online. 

Por meio da Remessa Online, você pode realizar as suas remessas internacionais com taxas mais baratas e sem precisar sair de casa. Após realizar o seu cadastro gratuito na página da plataforma, as transferências podem ser feitas pela Internet e o dinheiro é compensado em até 1 dia útil. 

Acesse o site da Remessa Online e confira as melhores tarifas de conversão.