Descubra como estudar e trabalhar na Irlanda com pouco dinheiro

A Irlanda é um país excelente para quem deseja estudar e trabalhar no exterior. Além da ótima qualidade de vida e instituições de ensino, o custo de vida é acessível. Saiba neste post como estudar e trabalhar na Irlanda com pouco dinheiro!

Confira dicas para estudar e trabalhar na Irlanda

A Irlanda é um país excelente para quem deseja estudar e trabalhar no exterior. Além da ótima qualidade de vida e instituições de ensino, o custo de vida é acessível. Saiba neste post como estudar e trabalhar na Irlanda com pouco dinheiro!

Ter a oportunidade de estudar e trabalhar no exterior é uma grande experiência para qualquer pessoa e agrega tanto para a carreira profissional quanto para vida pessoal. Os desafios de uma nova etapa em um país de primeiro mundo é algo incrível.

Um dos destinos preferidos de estudantes brasileiros é a Irlanda, pois além de colocar o inglês em prática, há grandes possibilidades de trabalho e conhecer lugares fantásticos na Europa.

Se você escolheu a Irlanda como destino para novas vivências, confira neste post informações relevantes sobre como estudar e trabalhar no país e fique por dentro de tudo para planejar sua viagem e viver grandes momentos!

A Irlanda é um dos destinos mais procurados do mundo para intercambistas que querem aprender ou aperfeiçoar o Inglês.
A Irlanda é um dos destinos mais procurados do mundo para intercambistas que querem aprender ou aperfeiçoar o Inglês.

Características da Irlanda

A Irlanda, localizada no noroeste do continente europeu, é um país encantador com todo o charme e arquitetura medieval — algo típico das cidades mais belas da Europa —, com paisagens belíssimas, dignas de um conto de fadas. Tem também um dos custos de vida mais acessíveis.

Além das belezas naturais e das cidades, a Irlanda tem se tornado um dos destinos preferidos dos brasileiros para intercâmbio, devido à maior facilidade para vistos, excelente qualidade do sistema de ensino, boas condições de vida e possibilidades para trabalhar — sem esquecer das excelentes atrações para se divertir.

Estudar e trabalhar na Irlanda com pouco dinheiro

Sem dúvidas, a Irlanda tem um dos melhores custos de vida da Europa para estudar e se manter, sobretudo, quando se consegue emprego, o que torna tudo mais fácil — como o Euro tem um valor de compra muito bom, é possível fazer muitas coisas com pouco dinheiro.

Estudar e trabalhar na Irlanda requer muito planejamento e pesquisa prévia sobre os custos do dia a dia no país, sabendo que alguns são obrigatórios para atender necessidades básicas. Com essas informações bem estruturadas, a estadia será perfeita.

Custo de vida na Irlanda

Como ressaltamos, a Irlanda tem um custo de vida acessível levando em conta a infraestrutura que oferece. É um dos melhores de toda a Europa, mas nem por isso se deve deixar o planejamento de lado. Evidentemente os custos podem variar entre uma cidade e outra, assim como o estilo de vida da pessoa.

O lado bom de escolher a Irlanda é que há possibilidades de o estudante conseguir um emprego, o que ajuda muito a equilibrar as despesas e já no início se adaptar a uma vida mais simples e econômica.

Para ajudar, confira uma estimativa média de custo para recursos básicos.

Moradia

Alguns gastos iniciais são inevitáveis, como chip para telefone, roupas de cama, água, luz, aluguel e plano de internet. A moradia também é um fator que deve ser analisado com cautela e antecedência.

O custo para hospedagem, dependendo da cidade e da qualidade do local, gira em torno de 50 a 130 euros semanais, usando como base a cidade de Dublin, que é uma das maiores e mais requisitadas.

Curiosidade: na Irlanda, assim como em muitos outros países como a Austrália, por exemplo, é comum que o aluguel seja cobrado semanalmente e não mensalmente como é feito no Brasil. Também é comum que trabalhadores de diversas profissões recebam por semana.

Alimentação

A gastronomia da Irlanda é excelente e não tem como evitar experimentar as comidas típicas. Para aproveitar com tranquilidade, o custo médio com alimentação fica entre 50 e 100 euros semanais.

Estudos

O custo para estudar na Irlanda é o maior dentre todos os custos. O ponto positivo é que ele pode ser planejado com antecedência e com o apoio de uma agência. Além disso, pode ser pago ainda do Brasil.

Um pacote para um curso de inglês na Irlanda pode chegar a 2500 euros, dependendo da instituição e do tempo de duração, devendo considerar custos adicionais com vistos e comprovação de renda.

Se você optar por outras cidades que não sejam Dublin, pode economizar bastante ao estudar na Irlanda. Na foto temos vista panorâmica de Galway, quarta maior cidade da Irlanda.
Se você optar por outras cidades que não sejam Dublin, pode economizar bastante ao estudar na Irlanda. Na foto vemos uma vista panorâmica de Galway, quarta maior cidade da Irlanda.

Visto para estudar e trabalhar na Irlanda

O visto mais indicado é o Stamp 2, que é o visto de estudante com permissão para trabalhar. É o mais procurado por estudantes devido a possibilidades de conseguir um trabalho e ajudar nas despesas.

Com esse visto é possível trabalhar 20 horas semanais durante a duração do curso e 40 horas semanais quando estiver de férias. Dá o direito de permanecer legalmente no país por 8 meses e pode ser renovado.

Leia também: Quais os tipos de visto existentes para a Irlanda?

Como tirar visto para a Irlanda?

Para conseguir o visto é preciso estar matriculado em um curso com duração de 25 semanas e com carga horária de no mínimo 15 horas semanais. Ele é obtido no escritório da imigração – GNIB.

A princípio você recebe um visto de turista de 3 meses, mas é orientado a regularizar a situação no escritório de imigração.

Planejamento financeiro é essencial

O planejamento financeiro é extremamente importante para estudar e trabalhar na Irlanda com pouco dinheiro. Tudo deve ser minuciosamente calculado com muita pesquisa sobre os custos que você precisará desembolsar para necessidades básicas, diversão e estudos.

É importante ressaltar que deve ser analisado as taxas de câmbio para ter maior precisão no cálculo. Abrir uma conta na Irlanda e planejar tudo para, caso seja necessário, fazer uma transferência internacional, tudo ocorra bem e que você não passe por situações difíceis.

Uma dica final é: não se limite apenas a Dublin. Você pode realizar seu sonho e trabalhar e estudar na Irlanda em muitas outras cidades grandes do país como Cork, Galway e Limerick – todas elas com custo de vida menor elevado do que a capital irlandesa.

Se você precisa enviar dinheiro ao exterior para pagar seu intercâmbio na Irlanda use a Remessa Online. A plataforma é simples de usar, totalmente em Português e faz o envio do dinheiro em até 1 dia útil. Além disso, a a Remessa Online tem o menor custo de envio do mercado: apenas 1,3%