campanha ad 4

Hoje iniciamos uma série de textos com a proposta de fazer uma leitura do movimento do câmbio na semana anterior. E o ponto alto nessa primeira leitura é a forte valorização do real frente às demais moedas, como observamos no gráfico a seguir.

A cotação da Libra Esterlina (GBP, linha azul), do Euro (EUR, linha verde) e do Dólar (USD, linha laranja) manteve certa estabilidade durante o mês de dezembro. Somente a Libra Esterlina registrou um movimento mais errático durante o mês de dezembro, por conta das dificuldades enfrentadas pela primeira ministra britânica, Theresa May, em aprovar os termos da saída do Reino Unido da União Europeia.

Ademais, ainda com esta exceção, é patente que a partir de primeiro de janeiro, o Real começou a valorizar fortemente. Como podemos observar no gráfico abaixo, até o dia 9 de janeiro, o Real se fortaleceu com relação às três moedas, especialmente com relação à Libra esterlina.

Este movimento, contudo, não fica restrito a estas três moedas. A Análise Econômica Consultoria possui um Índice de Câmbio (IC-AE) que busca mensurar o movimento do Real em relação às principais moedas do mundo.

O gráfico a seguir apresenta o resultado do movimento do IC-AE frente às moedas dos principais países emergentes. A queda do índice representa a valorização do Real frente às moedas destes países.

Devemos observar, portanto, que mesmo com relação aos países emergentes, o movimento de valorização do Real também é patente. Este movimento, em alguma medida, segue uma tendência desde outubro, com o resultado das eleições presidenciais.

Desse modo, parece-nos evidente que o mercado tem precificado desde então o possível impacto das políticas econômicas do governo Bolsonaro. Apesar do breve interregno nos meses de novembro e dezembro, o movimento de valorização voltou forte nos primeiros dias de 2019, reforçando esta perspectiva.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here