Real vs Libra Esterlina: apreciação do Real

Na terra da Rainha, o avanço dos casos de coronavírus e a quarentena decretada semana passada já começaram a ter reflexos sobre as expectativas econômicas. Acredita-se que o desempenho econômico do Reino Unido em 2020 será um dos piores da história.

Em meio a esse cenário, o Brexit volta a gerar polêmicas. A Lei de Mercado Interno, defendida pelo governo, que confronta cláusulas do acordo assinado para a separação formal do Reino Unido e da União Europeia, foi questionada pela UE, mas sem respostas pelo Reino Unido.

Esse problema tem gerado profundo desconforto nos negociadores do Brexit e pode ter reflexos no acordo comercial que está sendo desenhado. Paralelamente, sobre acordos comerciais, recentemente o governo britânico se declarou a respeito das ações ambientais no Brasil.

De acordo com Liz Davidson, encarregada de Negócios do Reino Unido no Brasil, o governo britânico deseja ver um plano concreto, de longo prazo, com detalhamento de atores envolvidos, para conter o desmatamento ilegal da Amazônia, como pré-requisito para estabelecer negócios com o Brasil.

Se esse plano existe ou está no horizonte dos policy makers brasileiros, há dúvidas e controvérsias. Nesse contexto, a Libra Esterlina abriu o pregão de terça-feira, 3, cotada a R$ 7,4191. 

Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira, 6, a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,2591. Trata-se de movimento de apreciação do Real em relação a moeda britânica de aproximadamente 2,16%. 

Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), a Libra ganhou força ao longo da semana. O dólar, portanto, se enfraqueceu aproximadamente 1,72%.

Confira o De Olho no Câmbio #96, a relação Real vs Dólar e do Real vs Euro.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024