Discussões na COP-25 trouxeram impacto ao Euro

por André Galhardo
3 minutos de leitura
Entenda como o Euro foi impactado na semana

Moeda europeia seguiu estável a semana toda. Medidas apontadas durante a COP-25, a Conferência do Clima, impactam diretamente o crescimento econômico do continente e causam efeito no Euro.

O tema do crescimento econômico segue em voga no velho continente, mas, dessa vez, com um olhar especial ao meio ambiente. 

Essa foi a proposta dos diálogos na COP-25, que aconteceria no Chile no final de novembro, mas passou a Madri, na Espanha. 

Há uma proposta ousada na mesa: de extinguir os gases de efeito estufa até 2050. Com isso – e os investimentos previstos para viabilizar esse plano – a Europa pode vir a ser a potência ambiental que almeja ser.

Infelizmente, a Polônia não se submeteu ao acordo, colocando novamente uma interrogação nos planos de crescimento da região.

Dadas as expectativas, a moeda europeia abriu a semana cotada a R$ 4,5790. Na abertura desta sexta-feira (6), a cotação do Euro foi de R$ 4,5750, uma depreciação de 0,09% da moeda europeia. 

Leia também as análises de câmbio do Dólar e da Libra Esterlina.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.

Assuntos relacionados