Não sabe o que é e quem tem acesso ao dólar Coldplay? Pois confira agora mesmo!
Já se deparou com o termo dólar Coldplay? Se você está pretendendo conhecer a Argentina e está pesquisando sobre a moeda do país, provavelmente sim. Afinal, para além das cotações tradicionais, chamadas de dólar turismo e dólar comercial, o nosso vizinho adota outras categorias peculiares. Todas elas, é claro, com propósitos específicos.
Neste post, vamos explicar direitinho do que se trata essa cotação e as particularidades dela. Acompanhe!
O que é e para que serve o dólar Coldplay da Argentina?
O dólar Coldplay da Argentina é uma estratégia adotada pelas entidades financeiras do país para baratear negociações de serviços estrangeiros em território nacional. Em específico, aqueles que envolvem eventos culturais, artísticos e de entretenimento. Ou seja, os empresários do ramo têm licença para adquirir esse dólar com uma cotação inferior à praticada no mercado. Dessa forma, conseguem contratar artistas internacionais com um custo mais acessível. Isso mesmo diante da baixa cotação do peso argentino e da inflação.
Ele foi idealizado pelo Governo em 2022 e passou a ser disponibilizado pelo próprio Banco Central da República Argentina no mesmo ano. O título, ou melhor, apelido dado pela mídia a essa categoria de câmbio, se deve à turnê do Coldplay na mesma época. Afinal, foram os concertos exitosos do grupo que mostraram como o setor cultural tem potencial e demanda investimentos contínuos. Diante disso, o Governo consolidou de vez a iniciativa para alavancar o ramo.
Como é realizado o cálculo do dólar Coldplay da Argentina?
O cálculo dólar Coldplay é feito sobre a cotação mais baixa praticada na Argentina. Isto é, sobre o dólar minorista, sendo assim um dólar mais barato. A proposta do Governo, quando lançou essa modalidade, é que ele custasse a cotação oficial mais um acréscimo de 30% do montante. Portanto, se um dólar minorista custa 100 pesos argentinos, um dólar Coldplay custará 130 pesos.
Quantas e quais são as cotações do dólar existentes na Argentina?
São mais de 15 diferentes cotações de dólar existentes na Argentina. Cada um deles tem uma finalidade diferente, não sendo acessível a toda a população (física e/ou jurídica) nem a todos os tipos de consumo.
Todas as cotações do dólar existentes na Argentina são:
- Dólar do Atacado (mayorista)
- Dólar de Varejo (minorista)
- Dólar Blue
- Dólar CCL (Contado con Liquidación)
- Dólar Tarjeta
- Dólar Coldplay
- Dólar Cripto
- Dólar MEP
- Dólar Streaming
- Dólar Importador de Serviços
- Dólar Importador de Bens
- Dólar Lujo
- Dólar Turismo Estrangeiro
- Dólar Amigo
- Dólar Exportador
Dólar Coldplay serve para impulsionar a cultura da Argentina
Agora você aprendeu que o dólar Coldplay é mais do que uma simples cotação. Ele tem como papel impulsionar o setor cultural e de entretenimento de todo o país. Por isso, tenha em mente que ele só está disponível para uma pequena parcela da população argentina. Ao querer obter peso argentino para suas futuras viagens, você deve recorrer a outros meios. Deve-se conhecer a cotação específica para o seu objetivo durante a viagem e como adquirir a moeda!
Quer se planejar com segurança e economia para ir ao exterior? Então siga as publicações da Remessa Online no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, e X (antigo Twitter)!
Resumindo
O dólar Coldplay da Argentina é uma estratégia adotada pelas entidades financeiras do país para incentivar o setor cultural local. Ele foi idealizado pelo Governo em 2022 e passou a ser disponibilizado pelo próprio Banco Central da República Argentina no mesmo ano. O título dado a essa categoria de câmbio se deve à turnê do Coldplay na mesma época. Quem tem acesso a ele são os empresários do ramo que têm licença especial para adquiri-lo.
O cálculo dólar Coldplay é feito sobre a cotação do dólar minorista com um acréscimo de 30% do montante. Portanto, se um dólar minorista custa 100 pesos argentinos, um dólar Coldplay custará 130 pesos.
São mais de 15 diferentes cotações de dólar existentes na Argentina. Entre eles estão: dólar do atacado (mayorista), dólar de varejo (minorista), dólar blue, dólar CCL (Contado con Liquidación), dólar tarjeta, dólar coldplay, dólar cripto, dólar MEP, dólar streaming, dólar importador de serviços, dólar importador de bens, dólar lujo, dólar turismo estrangeiro, dólar amigo e dólar exportador.