É freelancer e quer se organizar para 2021? Confira as nossas 6 dicas!

Quer finalizar o ano com um bom planejamento para começar 2021? Confira as 6 dicas que preparamos para você se organizar e otimizar a sua vida como freelancer.

freelancer dicas 750x375 - É freelancer e quer se organizar para 2021? Confira as nossas 6 dicas!

Atuar como freelancer, determinando sua própria rotina e ritmo de trabalho, é uma conquista. No entanto, também impõe diversos desafios, como a gestão financeira e a oscilação do faturamento.

Para ajudar o seu planejamento neste final de ano, para iniciar 2021 com mais tranquilidade, selecionamos algumas dicas.

Acompanhe e saiba como se preparar para o próximo ano.

1. Entenda que você tem um negócio próprio

Se você oferece os seus serviços, tem, portanto, no mínimo, um pequeno negócio. Por isso, é importante administrar a sua rotina e os seus ganhos de forma independente da sua vida pessoal.

Essa organização, muitas vezes, vai ajudar a evitar que você tenha problemas e, tão importante quanto, pode contribuir para que os clientes confiem em você e optem por um negócio pequeno, não uma grande empresa. 

Ou seja, entenda que você tem um negócio próprio e se apresente como tal. Assim, as vantagens em ser um pequeno negócio serão observadas e valorizadas pelos seus futuros clientes.

2. Diversifique a sua carteira de clientes

Em 2020, com a pandemia do COVID-19, fomos intensamente impactados por uma realidade: a estabilidade da maior parte das empresas pode desabar a qualquer momento.

Com isso, tornou-se cada vez mais latente a necessidade de não ter o seu faturamento atrelado a somente um cliente. É necessário diversificar – claro, respeitando o limite que você consegue atender com qualidade.

E nesta busca por novos freelas, utilizar sites e aplicativos que conectam profissionais e clientes é indispensável, como:

  • Fiverr;
  • Workana;
  • 99Freelas;
  • Trampos.co;
  • GetNinjas.
Leia também:
Conheça sites para encontrar trabalho como freelancer.

3. Utilize ferramentas para te ajudar

O mercado conta com diversas ferramentas com versões gratuitas que você pode utilizar para otimizar a sua vida profissional como freelancer. Sejam elas ferramentas para gestão e organização de projetos ou mesmo a gestão financeira do seu pequeno negócio.

Confira a lista que montamos para te ajudar.

Planejamento e organização de projetos

  • Asana: possibilita a criação de projetos e seu acompanhamento Através dele, você pode estabelecer prazos e medir a sua produtividade.
  • Trello: Versátil, pode ser ajustado de acordo com as necessidades de cada usuário na organização de projetos. Nele, é possível criar cards com descrições, prazos e objetivos.
  • Basecamp: dividida em atividades, projetos, bate-papos, calendários, é uma ferramenta paga – mas oferece 30 dias de teste. É uma das mais completas do mercado, atendendo do planejamento à análise de entregas e produtividade.

Planejamento financeiro

  • Guiabolso: Promete ajudar no gerenciamento de diferentes contas num só lugar, organizando os gastos em categorias para que o usuário tenha maior clareza.
  • Orçamento Fácil: Possibilita a criação de orçamentos para cuidar da sua vida financeira de maneira intuitiva e personalizada.
  • Wallet: Permite realizar o lançamento de rendimentos e gastos, analisar gráficos de transações e sincronizar contas bancárias.
Leia também: Organização financeira para freelancers: 4 dicas.

4. Mantenha-se atualizado

Novas ferramentas, técnicas e habilidades surgem o tempo todo. E neste mundo atual, manter-se conectado às novidades é essencial para conquistar espaço no mercado.

Por isso, além das opções tradicionais, como graduação e pós-graduação, invista em opções rápidas, como workshops, mentorias, eventos ligados à sua área de atuação, palestras com nomes renomados e cases interessantes.

Tão o mais importante que os certificados que você pode conquistar, é a vivência e a troca com outros profissionais. Até porque, networking também é indispensável.

5. Invista no seu inglês

O inglês é o segundo idioma mais falado no mundo, perdendo somente para o mandarim. No entanto, no quesito influência, é a principal língua do mundo

Portanto, para conquistar oportunidades como freelancer fora do Brasil e ampliar a sua carteira de clientes, mais que uma vantagem competitiva, estar com o inglês em dia é indispensável.

E para te auxiliar nesta missão, listamos 7 plataformas e aplicativos.

  1. Hello Talk: é uma plataforma para interagir com falantes nativos do inglês.
  2. Duolingo: oferece lições rápidas e tem um sistema de gamificação. Você ainda pode criar grupos com amigos.
  3. SpeakingPal English Tutor: é bastante interativo e apresenta lições rápidas de forma divertida.
  4. Site da Cambridge: corrige textos com feedbacks sobre a escrita;
  5. FluentU: diversos podcasts em inglês.
  6. Lyrics training: auxilia a compreender letras das músicas de uma forma prática.
  7. Meet Up: plataforma para interagir com pessoas de diferentes países e idiomas.
Leia também: 13 dicas para aprimorar o inglês.

6. Cadastre-se gratuitamente na Remessa Online

Depois de colocar em prática as 5 dicas anteriores, será muito mais fácil ampliar a sua atuação e a conquista de clientes do exterior. E, dessa forma, você passará a utilizar serviços de transferências internacionais para receber pelos trabalhos prestados para empresas de outros países.

Para ganhar mais por esses trabalhos, pagando taxas até 8x mais econômicas, conte com a Remessa Online! Além da economia, oferecemos agilidade e segurança para que você tenha uma vida financeira descomplicada.

E para você começar a economizar ainda neste ano, utilize o cupom ECONOMIZA2020 até 31 de dezembro de 2020 e realize a sua 1º remessa com CUSTO ZERO!

ER HeaderBlog 1200x700 1024x597 - É freelancer e quer se organizar para 2021? Confira as nossas 6 dicas!

Quer mais dicas para alavancar o seu negócio? Continue de olho no Blog da Remessa Online!