13 dicas para aprimorar o inglês

por Remessa Online
3 minutos de leitura
conheça 5 dicas para aprimorar seu inglês

O Inglês é um idioma universal e ser fluente nele, está cada vez mais útil. Precisa de algumas dicas para aprimorar o inglês? Neste post apresentamos 5 delas para você se tornar fluente no idioma. Confira!

Estudar idiomas é mais que uma vantagem competitiva, já se tornou requisito indispensável para quem deseja ampliar os horizontes e ter uma carreira promissora, seja profissional ou acadêmica.

É por isso que se torna tão importante conhecer as melhores dicas para aprimorar o inglês. Dessa forma, você ganha fluência e conquista mais oportunidades pessoais e profissionais.

Para ajudar nessa empreitada, neste post vamos apresentar a importância do inglês para o mercado de trabalho, qual é o melhor jeito de estudar e 13 dicas para aperfeiçoar o idioma. Vamos lá?

A importância do inglês no mercado de trabalho

Por mais que seja um idioma comum, o conhecimento do inglês ainda é um entrave para muitos brasileiros. Existem pessoas com nível insuficiente de aprendizado. Outros sabem mais que o básico, mas ainda desconhecem o suficiente para passar em um teste de proficiência, como o IELTS ou o TOEFL.

Para ter uma ideia, em março de 2019 foi divulgado que o Brasil teve o pior resultado dos últimos 5 anos no exame de proficiência mundial em inglês. O levantamento indicou que é raro um estudante aprender o idioma apenas em sala de aula, e é difícil encontrar profissionais fluentes.

Essa situação levou a um grande problema — o país está na 53ª posição de uma lista de 88 nações. O problema ainda piorou nos cinco anos anteriores, já que o Brasil estava na 41ª colocação.

Nesse sentido, é preciso entender que o inglês é o segundo idioma mais falado no mundo — só perde para o mandarim. No entanto, é a mais influente entre todas as línguas. Por isso, muitas palavras já foram incorporadas até no português.

Basta pensar em mouse, notebook, insight, compliance, keep calm etc. Viu como você usa, pelo menos, algumas delas? No ambiente corporativo, o inglês é fundamental para obter mais conhecimentos, aprender a lidar com as tecnologias e se especializar.

Por isso, fica claro que uma das dicas para aprimorar o inglês é estudar o idioma sempre, mantendo um contato contínuo. Essa é a melhor forma de se destacar e conseguir um espaço no mercado de trabalho.

Para que o aprendizado do inglês seja efetivo, você precisa descobrir qual é seu perfil de estudos e o que funciona melhor para você para se dedicar e conseguir resultados satisfatórios.

dicas para aprimorar o ingles 1024x683 - 13 dicas para aprimorar o inglês
Para que o aprendizado do inglês seja efetivo, você precisa descobrir qual é seu perfil de estudos e o que funciona melhor para você.

O melhor jeito de estudar

Existem 3 principais formas de estudar. Cada pessoa tem um estilo diferente — por isso, o que dá certo para um nem sempre surte resultado em outro. Para entender melhor, listamos o que caracteriza cada um dos jeitos de estudar.

Cinestésico

Contempla a pessoa que prefere escrever o conteúdo estudado. Preferem usar o tato para estudar, como uma das dicas para aprimorar o inglês. Por isso, é importante focar situações práticas e usar recursos de montar, tocar e se mover.

Visual

É a pessoa que guarda informações a partir de um estímulo visual, como um vídeo ou uma imagem. Para estudar, vale a pena usar textos, diagramas e gráficos, que ajudam a fixar o conteúdo. Para aperfeiçoar o aprendizado do idioma, vale a pena fazer tabelas comparativas, por exemplo, com os verbos.

Auditivo

Aprende melhor com áudio, exceto se houver outros ruídos atrapalhando no ambiente. Uma dica é ler os conteúdos em voz alta para aprender melhor. Essa é uma ótima dica para aprimorar o inglês, já que é uma disciplina bastante teórica.

As 13 melhores dicas para aprimorar o inglês

Estudar um novo idioma requer dedicação, comprometimento e um contato diário, principalmente se você ainda não viajou ao exterior. Assim, você se mantém no caminho correto para ser fluente.

Veja, a seguir, 13 dicas para aprimorar seu inglês.

1. Assista a filmes e séries

Os filmes e as séries são boas oportunidades para treinar a escuta. Evite ler as legendas e tente entender todo o contexto. O ideal é começar com histórias já conhecidas, porque isso facilita o atendimento.

Se necessário, deixe as legendas em inglês para saber tudo que está sendo falado. Anote todas as palavras novas — assim, seu vocabulário também aumenta. Quando estiver com segurança e entendendo melhor o diálogo, assista novamente em inglês sem legendas.

2. Ouça músicas

Os CDs traziam o encarte com as letras das músicas. Hoje, isso não existe mais, mas a internet está aí para isso. Então, aproveite as letras e acompanhe o cantor para entender bem a canção e perceber a pronúncia correta das palavras.

Veja a tradução, caso desconheça algum termo, e anote. As músicas são ótimas para aprender uma linguagem mais informal, com gírias e frases comuns no dia a dia, por esse motivo, as músicas são excelentes ferramentas para estudar.

3. Leia livros

Os livros podem ser um pouco mais difíceis, mas lê-los é uma das principais dicas para aprimorar o inglês. Comece com um autor mais simples e, de preferência, que já conheça o estilo textual. Mantenha o dicionário do lado e faça a leitura sem pressa.

Tenha paciência e insista mesmo que não entenda muito no início, releia quantas vezes for necessário, você vai perceber que após ler alguns livros já vai ter mais facilidades para compreender o conteúdo.

4. Utilize plataformas e aplicativos

Os aplicativos e plataformas ajudam a aprender o idioma a partir de poucos minutos por dia. Você também pode usar para aprimorar no dia a dia de uma maneira simples e rápida. Alguns exemplos são:

  • Hello Talk: é uma plataforma para interagir com falantes nativos do inglês;
  • Duolingo: oferece lições rápidas e tem um sistema de gamificação. Você ainda pode criar grupos com amigos;
  • SpeakingPal English Tutor: é bastante interativo e apresenta lições rápidas de forma divertida;
  • Site da Cambridge: corrige textos com feedbacks sobre a escrita;
  • FluentU: diversos podcasts em inglês;
  • Lyrics training: auxilia a compreender letras das músicas de uma forma prática;
  • Meet Up: plataforma para interagir com pessoas de diferentes países e idiomas.

5. Faça um intercâmbio

O intercâmbio é uma forma de se inserir na cultura de um país de língua inglesa. O importante das viagens ao exterior é conhecer pessoas novas e ter experiências mais enriquecedoras, tanto no aprendizado do idioma quando na vida profissional e pessoal. Existem várias oportunidades em países como:

Fazer um intercâmbio proporciona maior imersão na cultura do país que deseja conhecer e praticar o idioma a todo o tempo, ainda mais se optar por se hospedar em uma casa de família nativa. É uma vivência única que vai agregar bastante para se tornar fluente no inglês.

6. Fale sozinho

Uma forma peculiar, mas muito satisfatória para estudar inglês é conversar sozinho. Por mais estranho que pareça, os resultados são ótimos e ajuda a fixar melhor diálogos do dia a dia.

Portanto, reserve um momento do dia para treinar sozinho frases e diálogos comuns na sua rotina, assim você irá ampliar o contato com o idioma de uma forma simples e agradável.

7. Ouça e repita

Ser fluente em um idioma não é apenas compreender o que uma pessoa fala, mas também ter boa pronúncia e escrita. Por isso, é essencial trabalhar a audição e a comunicação verbal em inglês.

Para desenvolver melhor essas habilidades, procure ouvir e repetir em voz alta o que está lendo, isso fará que você aprenda melhor e vai facilitar bastante na hora de conversar em inglês com alguém.

8. Faça trava-línguas

Para aprimorar a pronúncia de palavras complicadas pratique trava-línguas, que são frases em inglês difíceis de dizer rapidamente. Esses exercícios são extremamente úteis para o desenvolvimento da dicção.

A internet oferece diversos jogos trava-línguas e caça palavras para auxiliar a encontrar a pronúncia correta das palavras e frases, além de compreender o sentido e contexto em que podem ser aplicadas.   

9. Foque na fluência

Muitas pessoas quando chegam a um nível intermediário ou avançado, relaxam e reduzem o tempo para estudar e praticar o idioma. É um erro comum que compromete o aprendizado e o objetivo, que é ter fluência.

Não perder o foco e continuar tendo contato com o idioma até ficar fluente é fundamental, até porque se você não residir permanentemente no exterior, deve seguir estudando e buscando formas de não esquecer o que aprendeu.

10. Participe de jogos online em inglês

A internet é uma ferramenta incrível para treinar seu inglês e uma das possibilidades que ela oferece são os jogos online, que permitem o contato com pessoas de outros países e assim conversar sobre o jogo em inglês.

Esse contato é interessante para aprender a falar em um tom popular, além de auxiliar a entender melhor o que uma pessoa nativa diz. É uma boa maneira de aperfeiçoar seu vocabulário e pôr em prática o que aprendeu.

11. Aprenda os ditados comuns e gírias

Nem sempre você vai precisar ser formal, e para uma imersão completa na cultura de um país e aprender melhor o idioma, é essencial conhecer os ditados popular, gírias e saber quando utilizá-las em uma conversa.

Aprender uma comunicação popular é importante até mesmo para quando for viajar para o exterior, saber conversar com as pessoas em um tom mais jovem e espontâneo vai ajudar a se adaptar melhor e a fazer novas amizades.

12. Interaja com pessoas nativas do idioma

A melhor forma de pôr em prática tudo que está aprendendo é interagir com pessoas nativas, seja por meio digital ou pessoalmente se tiver oportunidade de fazer um intercâmbio.

Nesse momento, é hora de deixar a timidez de lado e não ter receio de conversar, mesmo que erre algumas palavras. É a parte mais importante do aprendizado do inglês, mais até que aprender a gramática.

13. Troque o idioma do seu smartphone

O contato diário com o idioma, mesmo que de forma breve, contribui bastante para aprimorar o vocabulário e, para isso, o smartphone é a melhor opção. Portanto, troque o idioma do seu celular e garanta que toda vez que o utilizar vai ler e praticar o inglês.

Essa maneira sutil de ler em outro idioma parece não surtir muito efeito no seu aprendizado, entretanto, como o smartphone é muito utilizado, você vai criar o hábito de ler em inglês até sem perceber.

Com todas essas dicas para aprimorar o inglês, você já sabe por onde começar. Lembre-se de que, para fazer um intercâmbio, você precisa economizar. No entanto, essa é uma disciplina que vale a pena ter, porque você verá que as recompensas serão muito maiores que as possíveis dificuldades.

Transferências internacionais Remessa Online

Os benefícios de fazer um intercâmbio são inúmeros e proporcionam ter fluência mais rápido, devido ao contato diário com pessoas nativas. Além da vivência com uma cultura diferente, que agrega bastante para qualquer pessoa.

Uma das melhores maneiras de economizar ao planejar um intercâmbio é fechar o pacote de estudos diretamente com a escola escolhida no exterior e enviar o dinheiro através de transferência internacional, sem os serviços de uma empresa de intercâmbio.

Para tanto, a Remessa Online oferece as melhores condições para enviar dinheiro e fazer pagamentos no exterior. Por meio da plataforma digital, os processos são rápidos, concluídos em até 1 dia útil, além de pagar a partir de 1,3% de taxa, a menor do mercado.

Credenciada pelo Banco Central do Brasil, as atividades da Remessa Online são totalmente seguras e modernas, desenvolvidas para atender suas necessidades de uma forma econômica, livre de burocracias e com toda a comodidade.

Como você pode perceber, o inglês é indispensável e ser fluente no idioma é um grande diferencial para a carreira profissional, acadêmica e até pessoal. Portanto, investir em aprender e ter fluência com certeza é uma excelente alternativa.

Agora que já viu dicas para aprimorar o inglês, que tal ficar ainda mais bem informado para planejar o seu intercâmbio? Não deixe de ler o conteúdo sobre 10 passos simples para iniciar seu intercâmbio com pé direito e saiba de tudo!

Resumindo:

O que fazer para melhorar o meu inglês?

Além de conhecer o melhor jeito de estudar, você pode ouvir músicas, assistir a filmes e séries, ler livros, usar aplicativos e fazer um intercâmbio.

Como melhorar o inglês sozinho?

Pratique diariamente, tanto a leitura quanto a fala e a escrita. Porém, de todas as maneiras existentes, a mais eficiente é o intercâmbio, porque você se insere na cultura do país e aprende a interagir com outras pessoas.

Assuntos relacionados