Entenda o que são frete FOB e CIF

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Descubra o que são frete FOB e CIF

Todo as pessoas que trabalham com comércio exterior precisam conhecer as diferenças entre frete FOB e CIF. Isso porque, enquanto alguns clientes querem a comodidade de receber a mercadoria adquirida em casa, outros preferem fazer o frete através de transportadoras e empresas de sua confiança.

Para te ajudar a entender melhor qual é a diferença entre frete FOB e CIF, preparamos este artigo. Vamos lá?

O que é o frete FOB?

O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”, quando traduzido literalmente. Neste tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.

Já do ponto de visto do vendedor, essa é uma boa alternativa, já que a sua responsabilidade termina assim que a mercadoria é despachada. 

Outra característica do frete FOB é que o custo pelo transporte não está embutido no valor cobrado pela mercadoria.

O que é frete CIF?

Já o frete CIF, vem da sigla em inglês Cost, Insurance and Freight e significa “custo, seguro e frete”. Neste caso, todo o transporte da mercadoria, incluindo os custos e riscos, são de total responsabilidade do vendedor. O comprador receberá a mercadoria no endereço escolhido sem precisar se preocupar com nada.

Com relação aos custos, o produto geralmente já é ofertado para o cliente com o valor de frete incluído no valor total do produto. Neste caso, ele não vem discriminado na nota fiscal.

Entenda o que é o frete FOB e CIF 1164027223 - Entenda o que são frete FOB e CIF

Quando escolher frete FOB e CIF?

Para resumir, a diferença entre frete FOB e CIF está basicamente em quem é responsável pelo transporte, o vendedor ou o comprador. Mas quando será que vale a pena oferecer ao cliente o transporte e quando é melhor deixar que ele arque com estes custos? 

Vantagens frete FOB

O frete FOB é mais vantajoso quando a transação de compra e venda é realizada entre duas empresas, nas entregas conhecidas como B2B (business to business). Sendo muito comum, aliás, em casos de mercadorias com alto valor ou mesmo que tenham o frete muito caro.

Esse tipo de frete também é muito utilizado em indústrias, quando as empresas já possuem a sua própria rede logística ou contrato com transportadoras. Com isso, o comprador ainda poderá conseguir melhores preços pelo transporte.

Vantagens Frete CIF

Com relação ao frete CIF, ele é mais vantajoso nas transações comerciais em que a mercadoria é vendida diretamente para o consumidor final. Este tipo de vendo é o B2C (business to consumer).

O frete CIF é bastante comum no e-commerce (venda de mercadorias online). Isso se deve principalmente pelo fato de que organizar a retirada de centenas ou mesmo milhares de mercadoria para o frete FOB poderia se tornar inviável para o negócio.

Além disso, a entrega de determinadas mercadoria pode exigir algumas necessidades específicas e que o consumidor final não terá condições de atender. Por isso, muitas vezes eles optam por não ter essa preocupação e já contratam o frete no momento da compra da mercadoria.

Vale lembrar ainda que o frete CIF pode ser um grande diferencial para o vendedor e fazer com que ele saia na frente dos seus concorrentes.

Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online

Viu como é importante saber qual a diferença entre frete FOB e CIF para o seu negócio para poder oferecer o melhor serviço para o cliente? Então que tal decidir também qual é a melhor forma de receber pagamentos do exterior?

RM Performance RMKT FB PJ blog 1200x628 01 1024x536 - Entenda o que são frete FOB e CIF
Conheça a Remessa Online for Business

A empresa Remessa Online oferece este tipo de serviço e muitas vantagens para os clientes:

  1. Segurança: A Remessa Online é uma empresa totalmente digital, cujas atividades são credenciadas pelo Banco Central do Brasil. Ainda, todas as transações realizadas através da sua plataforma são criptografadas, oferecendo ainda mais segurança aos usuários;
  2. Praticidade: para utilizar os serviços é muito simples, é precisa apenas criar a sua conta gratuitamente no site da Remessa Online e você já estará pronto para fazer enviar e receber pagamentos do exterior;
  3. Economia: e ainda os usuários pagam taxas menores do que as praticadas pelos bancos convencionais, além de terem a conversão de moeda baseada no câmbio comercial e sem a cobrança de nenhuma taxa adicional.

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de outras vantagens que a sua empresa pode ter para enviar e receber dinheiro do exterior.

Resumindo:

O que é frete FOB?

O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”, quando traduzido literalmente. Neste tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.

O que é frete CIF?

O frete CIF, vem da sigla em inglês Cost, Insurance and Freight e significa “custo, seguro e frete”. Neste caso, todo o transporte da mercadoria, incluindo os custos e riscos, são de total responsabilidade do vendedor.

Quais as vantagens do frete FOB?

O frete FOB é mais vantajoso quando a transação de compra e venda é realizada entre duas empresas, nas entregas conhecidas como B2B (business to business).

Quais as vantagens do frete CIF?

O frete CIF é vantajoso no e-commerce (venda de mercadorias online), pois oferece praticidade ao cliente.

Como receber dinheiro do exterior?

Use a Remessa Online. A plataforma é credenciada pelo Banco Central e pratica o menor custo de recebimento do mercado. Tanto pessoas físicas quanto empresas podem usar o serviço para receber ou enviar dinheiro ao exterior.

Assuntos relacionados