Europass: O que é e Como Funciona

O Europass tem se configurado como a forma mais descomplicada e prática para se conhecer a Europa. Além disso, também

O Europass tem se configurado como a forma mais descomplicada e prática para se conhecer a Europa. Além disso, também é uma maneira que pode ajudar o viajante a conhecer muitos lugares gastando menos. Confira tudo sobre Europass no post abaixo.

A Europa conta com belíssimas atrações turísticas que atraem milhares de viajantes durante todo o ano. São países espetaculares, lindas cidades com paisagens de tirar o fôlego, incluindo as praias paradisíacas.

Famoso em todo o mundo, o tour pelo continente europeu é sem dúvidas um sonho para qualquer pessoa que ama viajar e, com tantos lugares para conhecer, é preciso encontrar uma forma de aproveitar ao máximo a experiência de visitar países incríveis.

O Europass é o meio ideal para conhecer com detalhes o maior número de cidades a um custo mais acessível. Confira neste post o que é e como funciona, além de informações sobre como comprar o Europass!

Europass: o que é e como funciona?

O Europass é um “passe” que permite que seu portador viaje por diversos países europeus, por meio de rotas ferroviárias. Como a Europa é muito bem servida de ferrovias tanto nacionais quanto internacionais, é possível conhecer o continente praticamente inteiro de trem.

É notável que o transporte público na Europa funciona muito bem e vai muito além disso. Com tantas paisagens lindas no percurso entre as cidades acabou se tornando uma atração turística. É muito prazeroso conhecer as charmosas cidades e vilarejos em cada parada.

Funciona como um passaporte para viajar por rotas que cortam países e cidades. É uma forma simplificada de conhecer países da união europeia por diferentes períodos, com uma aquisição única.

Os diferentes tipos de Europass

O passe de trem é muito útil para quem deseja conhecer mais países ou viajar muitas vezes em um país, por um determinado período. Existem quatro tipos de Europass — cada um voltado a um tipo de público. Eles são:

1. InterRail Pass

Este passe é exclusivo para moradores da União Europeia e costumam ser mais baratos que os dos viajantes.

O passe não funciona no país em que o passageiro reside, mas possuei diversas possibilidades de uso.

2. One Country Pass

Neste tipo de passe você escolhe um país e viaja uma quantidade determinada de vezes por um período de dois meses. O número de dias disponíveis para a viagem depende do país que vai ser escolhido. Há alguns que permitem viagens ilimitadas.

3. Eurail Select Pass

Escolha o melhor tipo de Europass de acordo com seu perfil de viajante.
Escolha o melhor tipo de Europass de acordo com seu perfil de viajante.

Este costuma ser o mais usado por quem planeja um mochilão pela Europa. O passe é válido para, de dois a quatro países vizinhos, e em dias selecionados dentro de um período de dois meses, o que permite que o viajante fique por algum tempo para conhecer cada país.

Outro benefício é que nos dias de viagem, o passageiro pode entrar quantas vezes desejar dentro de um novo trem. Isso possibilita que o turista conheça melhor as cidades com paradas determinadas.

4. Eurail Global Pass

Este passe é para quem quer viajar por toda a Europa sem se preocupar com limites, sendo ideal para quem deseja passar muito tempo viajando e não tem limite de tempo. É a forma mais completa do Europass.

O Europass Global tem validade para quase 30 países e permite viagens ilimitadas dentro deles. O período varia entre cinco e noventa dias consecutivos.

O que atentar na hora de optar pelo Europass

Para qualquer viagem, o planejamento prévio é fundamental, assim, quem opta pelo Europass deve ter atenção e definir o melhor para sua situação, que inclui a melhor rota e estar por dentro de todas as informações.

Um ponto importante é que só vale a pena reservar trens de alta velocidade se a pessoa deseja chegar rápido ao destino, ele é muito veloz e quase não dá para apreciar a paisagem. Confira mais informações importantes!

1. A escolha dos países

Para ter vantagem no uso do Europass, é necessário checar se os países são vizinhos. Ainda que você não queira descer em algum dos países previstos na rota, terá que pagar um passe por eles.

Definir um roteiro de viagem que conte com países mais próximos ou que tenha linhas mais rápidas é importante para otimizar o tempo e aproveitar ainda mais a viagem, além de economizar bons euros.

Para não ter prejuízos, escolha países vizinhos.
Para não ter prejuízos, escolha países vizinhos.

2. A taxa de reserva do assento

Ao comprar o Europass, você vai precisar ir buscar o atendimento da companhia que vai fazer a viagem e pagar a reserva pela taxa de assento, que pode custar até 30 euros.

Há companhias que não cobram a reserva, assim, é preciso verificar com antecedência para não ser pego de surpresa e comprometer o seu orçamento para a viagem.

3. Vantagem de viagens noturnas

As viagens noturnas costumam ser uma vantagem para quem tem pouco tempo para viajar e quer aproveitar mais. Se o trajeto começa após às 19h e a viagem termina no dia seguinte, só vai ser marcado no Europass o dia do desembarque. Mas é preciso avaliar se a rota que você escolheu tem essa opção.

Em muitas situações a viagem noturna não é vantajosa. Os trens podem balançar bastante e durante a viagem parar com frequência, com isso pode acontecer muito barulho, comprometendo a qualidade do sono.

Outro fato é que geralmente a chegada ao destino se dá muito cedo e a maioria das atrações ainda está fechada. Então é preciso avaliar se realmente viajar durante a noite será bom para a sua programação.

4. Reserva de classes

É interessante comprar a passagem com antecedência, pois os preços variam bastante conforme a data da compra. O ideal é comprar até 3 meses antes da partida para garantir o bilhete.

A segunda classe é semelhante à econômica nos aviões e é alvo de maior procura por turistas. A primeira classe é mais confortável e tem mais espaço, porém é mais cara que a segunda.

5. Viagens avulsas

As viagens avulsas são excelentes opções para economizar, mas é preciso ter atenção e planejamento para não errar. Para isso separe os trechos da sua viagem e compre as passagens para eles separadamente.

O segredo é comprar a passagem com antecedência e ficar ligado nos detalhes da reserva e formas de pagamento.

6. Baldeações

O sistema ferroviário na Europa é imenso e muito conectado, logo, as baldeações são muito comuns durante uma viagem e as companhias podem estabelecer muitas conexões durante o percurso. É importante ficar atento a esse quesito para evitar perder algum trem ou horário.

Quais países escolher?

A Europa tem muitos roteiros que cortam cidades incríveis, desde as grandes capitais a cidades de interior e litorais. A escolha dos países que você pretende visitar é fundamental para definir a compra do Europass e até mesmo para o planejamento financeiro da viagem.

Confira algumas rotas famosas e países incluídos nelas!

Paris a Londres

Mais de 14 trens por dia ligam a capital francesa a Londres e a viagem tem duração de aproximadamente 3 horas com muito conforto. Passando sob o canal da mancha, o trem conta com vagão-restaurante, WI-FI e assentos largos — uma das rotas mais procuradas por turistas.

Paris a Amsterdã

Mais uma rota maravilhosa partindo de Paris. O trecho é rápido, o que permite chegar logo ao destino e curtir bastante as cidades. O caminho conta com paisagens dignas de um cartão postal.

Budapeste a Viena

A viagem dura cerca de 2 horas e 40 minutos sendo muito confortável mesmo na segunda classe. Por dia são 12 trens que fazem esse percurso que pode ser estendido até a cidade de Praga — destinos incríveis do leste europeu.  

Portugal

Portugal conta com belíssimos trechos ferroviários e um dos que chamam a atenção é de Lisboa até a cidade de Porto. A viagem dura 2 horas e 40 minutos aproximadamente. O percurso é belíssimo, assim como as atrações turísticas das duas cidades.

Itália

A Itália é um dos melhores países da Europa para viajar de trem. É muito bem conectado por ferrovias e os trajetos são incríveis. Exemplo disso são os percursos de Roma a Milão, Florença a Roma e Florença a Pisa e Cinque Terre. Todas as rotas são muito tranquilas e oferecem o máximo de conforto.

Espanha

A Espanha é mais um país com ótimo sistema ferroviário e tem rotas muito requisitadas por turistas, por isso, o melhor é comprar passagens com antecedência. Os trechos mais famosos são Madrid a Sevilha, Barcelona a Madrid, Barcelona a Valência e Madrid a Toledo.

Esses são apenas alguns exemplos de rotas de trem pela Europa, mas ainda há diversos roteiros que compensam muito conhecer. Para isso, é importante considerar o tempo disponível para a viagem e escolher o percurso que mais combina com você.

Como comprar o Europass

Comprar o Europass antes ajuda a planejar melhor a sua viagem.
Comprar o Europass antes ajuda a planejar melhor a sua viagem.

Você pode comprar o seu Europass quando estiver na Europa ou com antecedência pela internet, no site da Eurail. Comprar com antecedência é mais indicado, pois você pode planejar melhor a rota, os países escolhidos e quanto tempo passará em cada destino.

No próprio site é possível, de forma descomplicada, fazer o planejamento e também você recebe a indicação dos melhores passes e valores. É importante pesquisar para encontrar os preços mais acessíveis, até porque há variação entre horários de partida e chegada aos destinos.

O planejamento financeiro é essencial para o sucesso da viagem e para ter maior precisão nos custos é aconselhável fazer reservas previamente e estudar todos os custos envolvidos, como hospedagem em cada local de parada e acesso a necessidades básicas.

E não se esqueça que por mais que sejam evitados, os imprevistos podem acontecer. É fundamental estar preparado para eles e não comprometer sua viagem. Tenha sempre planejado os meios para fazer transações internacionais com o menor custo e maior agilidade possível.

Como podemos observar o Europass é uma forma inteligente e muito prazerosa para viajar e curtir cada segundo de uma experiência fantástica. Leia mais sobre o tour pela Europa com sugestões de roteiros para sua viagem e tenha mais informações relevantes para planejar momentos memoráveis!