Tour pela Europa: sugestões de roteiros para sua viagem

Elaboramos este post com dicas importantes e sugestões de roteiros para você planejar um tour pela Europa, conhecer as melhores

Conheça algumas sugestões de tours pela Europa para voce aproveitar melhor sua viagem

Elaboramos este post com dicas importantes e sugestões de roteiros para você planejar um tour pela Europa, conhecer as melhores opções para você organizar a viagem dos seus sonhos e vivenciar grandes aventuras. Boa viagem!

A Europa é um continente maravilhoso e repleto de atrações turísticas e históricas, que reúne cerca de 50 países incríveis. Com tantas opções de destino é até difícil escolher um roteiro que contemple o máximo possível de lugares. Por isso, criamos este post com dicas de roteiro para quem pretende fazer um tour pelo velho continente.

A Europa oferece excelentes opções de turismo, com atrações que agradam tanto quem gosta de cultura e história, quanto os amantes da natureza. A diversidade de lugares com belíssimas paisagens é impressionante.

Diante de tanta variedade e cidades incríveis, os países europeus são considerados os principais destinos turísticos a nível mundial — o maior dilema dos turistas é saber qual o melhor e mais inesquecível roteiro para um tour pela Europa. 

Neste post, vamos ajudar você montar esse roteiro, trazendo dicas relevantes sobre a viagem, cuidados com documentação, seguro, transporte e planejamento financeiro. Além disso, selecionamos algumas opções incríveis de passeios que auxiliarão a conhecer mais sobre o velho continente. Confira!

Dicas para organização e planejamento da tour pela Europa

Assim como em qualquer grande viagem, o planejamento prévio é fundamental para evitar transtornos e garantir que tudo ocorra bem. Essa etapa deve ser prioridade para o turista, após definir o destino. Confira abaixo dicas importantíssimas que vão ajudar você na organização e montagem do seu plano de viagem.

Compre passagens para ir e voltar de cidades diferentes

Após definir o roteiro, compre a passagem de ida para o primeiro destino e a de volta, saindo do último destino visitado.

Para aproveitar melhor o roteiro, otimizar tempo e economizar, o melhor a se fazer é comprar as passagens de ida e volta em destinos diferentes.

Você pode optar por passagens aéreas ou passagens de trem, já que muitos países são ligados pelas vias ferroviárias. Pesquise as opções disponíveis e lembre-se de considerar o dia de trânsito de um local para o outro como “um dia perdido”, já que provavelmente você não vai conseguir visitar nenhuma atração naquele dia. Falaremos mais sobre isso adiante.

Pesquise bastante

É essencial pesquisar tudo sobre os destinos envolvidos no tour pela Europa, como os valores para deslocamento de um destino a outro, o valor para entrada em estabelecimentos ou eventos, além dos detalhes da reserva de hospedagens, bem como vistos e documentos necessários.

Outro fator que não se pode deixar de lado é o clima, pois a Europa é um continente com estações bem definidas e em muitos lugares pode chegar a extremos. Isso deve ser levado em consideração para definir o roteiro de viagem, pois influencia até no tipo de roupa a levar na bagagem.

Ignore os dias de deslocamento

Quando for calcular o tempo de permanência em cada cidade do tour pela Europa, ignore os dias de deslocamento. É sempre cansativo chegar de uma viagem e dificilmente terá condições de fazer algo no primeiro dia.

O melhor é desconsiderar o dia de chegada em seu destino ou fazer pequenas programações perto da hospedagem. .

O dia de partida para retorno também deve ser desconsiderado, mesmo com a máxima “vamos aproveitar até o último minuto” — o último dia é dedicado para arrumar as malas e chegar com antecedência ao aeroporto. Pode parecer que não, mas tudo isso consome muito tempo.

Tenha toda documentação necessária

Antes de realizar qualquer viagem internacional, é imprescindível pesquisar a documentação exigida pelo país de destino. No caso da Europa, de forma geral, o brasileiro não precisa apresentar visto, caso a viagem seja de turismo. O único documento exigido é um passaporte dentro do prazo de validade.

Dessa forma, para quem vai fazer turismo de até 90 dias, grande parte dos países europeus, não vai exigir o visto para Europa por conta do Tratado de Schengen, que é uma convenção dos países europeus.

Os países da área de Schengen são: Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, França, Finlândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta,  Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Caso você opte por visitar um país que não está listado, será necessário entrar em contato com o Consulado do respectivo país, e verificar quais são as regras de ingresso de turistas com a eventual necessidade de emitir o visto de turismo.

Faça um seguro de viagem

O seguro de viagem é um documento recomendado em qualquer viagem internacional. Alguns países obrigam os turistas e apresentarem esse seguro, por isso é importante verificar a documentação exigida pelo país de destino.

Países que fazem parte da Área de Schengens, exigem ao turista que tenha um Seguro Viagem para casos de doenças ou acidentes. O ideal é escolher um de acordo com sua preferência e perfil de viajante.

Entrevista imigração

Ao entrar na imigração do país Europeu, não é raro que lhe façam algumas perguntas como:

  • capacidade financeira para custear o seu período de estadia;
  • motivo da viagem;
  • profissão;
  • roteiro que você pretende realizar;
  • existência de conhecidos no país.

Você deve ser sincero, revele que está viajando para conhecer o país ou o motivo que o levou para o destino. Fale também sobre o seu planejamento, e os lugares que pretende conhecer. 

Locomoção e transporte

O guia da sua viagem deve levar em consideração a locomoção, por isso, avalie as possibilidades disponíveis em cada país de destino, e os custos atrelados a cada uma delas. Você pode fazer trajetos internos de avião, trem ou carro. Caso opte por dirigir, verifique a documentação necessária para aluguel e pilotagem nas rodovias do país escolhido.

Melhor época para viajar

Isso depende do seu objetivo de viagem, caso queira curtir a neve, deve optar pelo inverno. Entretanto, se a ideia é fazer passeios ao ar livre, conhecer museus e praças, recomenda-se viajar na primavera. Lembrando que as estações na Europa não são as mesmas estações no Brasil, então programe-se com antecedência e planeje as datas da viagem.

Roteiros de viagem incríveis pela Europa

Agora que você já viu dicas importantes para planejar o seu tour pela Europa de forma segura e sem surpresas desagradáveis, confira sugestões de roteiros incríveis para curtir no velho continente!

Amsterdã e Paris

Que tal um tour pela Europa e conhecer os mais belos países do continente? Saiba como se planejar para fazer uma viagem incrível!
Paris, a Cidade Luz, é um dos destinos mais visitados do mundo.

Viajar de trem na Europa é uma das melhores opções para o turista que está em busca de uma experiência emocionante e conhecer o máximo possível de cada destino, isso inclui o trajeto entre cidades, que sempre reserva belas paisagens.

Quer viajar de trem pela Europa? Leia também: O que é e como funciona o Europass

Um dos roteiros mais bonitos da Europa é o de Amsterdã, na Holanda, até a charmosa Paris, na França. A viagem tem duração aproximada de 4 horas e diariamente existem trens fazendo esse percurso. Além das lindas cidades, o percurso também é uma atração que conta com imagens encantadoras dos locais.

Em Amsterdã não deixe de passear de barco pelos canais da cidade. Também visite o famoso Museu Rijksmuseum, o museu mais visitado da Holanda. O Museu Van Gogh (com cerca de 200 pinturas do icônico pintor pós-impressionista) e a casa onde viveu Anne Frank, também são paradas quase obrigatórias por quem visita a cidade.

Em Paris as atrações mais conhecidas são a Torre Eiffel, o Museu do Louvre (onde está a Mona Lisa), o Arco do Triunfo e as calçadas largas da Champs-Élysées. Também não deixe de tomar um café em algum dos charmosos estabelecimentos da cidade e aproveitar a gastronomia francesa.

Viena e Budapeste

Que tal um tour pela Europa e conhecer os mais belos países do continente? Saiba como se planejar para fazer uma viagem incrível!
Viena e Budapeste são duas cidades que oferecem belos roteiros por patrimônios arquitetônicos.

A rota Viena-Amsterdã proporciona uma viagem repleta de roteiros arquitetônicos incríveis. Existem diversas opções para fazer o percurso, trens de alta velocidade ou não, além das paradas em charmosas cidades pelo caminho e a oportunidade de contemplar as belezas naturais.

Quando estiver em Viena (capital da Áustria), não deixe de conhecer o Palácio Imperial Hofburg, no centro da cidade. Ele é considerado um dos maiores complexos palacianos do mundo e abriga diversas atrações como o Museu Sissi, o Museu de História da Arte, a Galeria Albertina e a Biblioteca Nacional.

Em Budapeste, capital da Hungria, dê uma passada no imponente Castelo de Buda, na Galeria Nacional Húngara, no Museu da História de Budapeste e na histórica Igreja Mathias. Todos esses edifícios esbanjam arquitetura clássica e muita história.

Londres, Paris e Roma

É uma viagem acessível e com uma rota maravilhosa. Existem diversas opções para fazer o percurso, trens de alta velocidade ou não, além das paradas em charmosas cidades e a oportunidade de contemplar as belezas naturais. Londres, Paris e Roma
Londres é a cidade mais visitada da Europa e terceira mais visitada do mundo.

Esse é um roteiro clássico na Europa — as três cidades são maravilhosas, muito visitadas, repletas de atrações, com arquitetura única e cenas dignas de cartão postal.

Partindo de Londres, capital do Reino Unido, a melhor opção é ir para Paris, de trem a viagem é muito confortável e de aproximadamente 3 horas, terminando no centro da cidade que é um desejo de todo viajante.

Partindo de Paris, após conhecê-la dignamente, um voo rápido levará você a outra cidade que não pode faltar no roteiro, Roma, a bela capital da Itália. A cidade encanta por ser um museu a céu aberto e oferece gastronomia rica e exuberante.

Ainda existem possibilidades de conhecer as lindas cidades de Florença e Nápoles, que ficam a 1:30 e 1:00, respectivamente de Roma. Com certeza vale a pena estender o roteiro e conhecer essas cidades.

Como você pode perceber, a Europa conta com muitas rotas turísticas que agradam a todos os gostos. Além dos famosos percursos entre países, existem também belíssimos trajetos dentro de cada país que passam por lindas paisagens e cidades.

Não se esqueça que um bom planejamento e pesquisas sobre os destinos que serão visitados, são fundamentais para que tudo saia bem e não ocorra imprevistos e contratempos.

Lembre-se de sempre analisar a situação financeira e os meios de transferência de dinheiro para a Europa. É aconselhável estar com uma quantia da moeda local em dinheiro para utilizar em caso de alguma necessidade, o que acontece em variadas situações.

Planeje sua viagem ao exterior com a Remessa Online

Quando estiver organizando sua viagem pela Europa, use a Remessa Online para realizar pagamentos ao exterior.

Por meio da plataforma da Remessa Online, você envia dinheiro à Europa em sua conta internacional, para pagar hospedagem, serviços e outras naturezas, com o menor custo de envio do mercado, apenas 1,3%.

A plataforma é muito simples de ser utilizada e o dinheiro é enviado em até 1 dia útil. Cadastre-se no site e comece a aproveitar as facilidades de usar a Remessa Online.

Curtiu o post com dicas para organizar um tour pela Europa? Então aproveite para descobrir como planejar a Eurotrip e saiba mais sobre esse continente maravilhoso que reserva grandes momentos e emoções para você, sua família e amigos!

Resumindo

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao montar o planejamento de viagem?

Ao fazer o seu roteiro de viagem você deve ficar atento aos seguintes pontos.

  • compre passagens para ir e voltar de cidades diferentes;
  • nos trajetos internos você pode optar por passagens aéreas ou passagens de trem, já que muitos países são ligados pelas vias ferroviárias;
  • faça uma pesquisa aprofundada sobre o destino como os valores para deslocamento de um destino a outro, o valor para entrada em estabelecimentos ou eventos, além dos detalhes da reserva de hospedagens, bem como vistos e documentos necessários;
  • ignore os dias de deslocamento quando for calcular o tempo de permanência em cada cidade do tour pela Europa, ignore os dias de deslocamento.

Posso ser entrevistado na Imigração?

Ao entrar na imigração do país Europeu, não é raro que lhe façam algumas perguntas. Você deve ser sincero, revele o motivo que o levou para o destino. Fale também sobre o seu planejamento e os lugares que pretende conhecer. 

Quais são os documentos são exigidos e podem ser solicitados pela imigração?

  • passaporte com validade até 6 meses da data em que vai deixar o local;
  • os países que fazem parte da Área de Schengens exigem ao turista que tenha um Seguro Viagem para casos de doenças ou acidentes;
  • passagem de retorno, que trata-se de um cuidado para evitar que o turista se mantenha ilegalmente em um país europeu;
  • comprovante de hospedagem;
  • capacidade financeira;
  • visto, nos casos em que ele for uma exigência do país de destino. Sempre verifique a documentação necessária com antecedência a fim de ter tempo hábil para providenciá-la.

Qual é a melhor época para viajar?

Isso vai depender do seu objetivo de viagem, caso queira curtir a neve, opte pelo inverno. Entretanto, se a ideia é fazer passeios ao ar livre, conheça museus e praças, recomenda-se viajar na primavera. Na Europa, as estações são bem definidas, por isso é importante estudar o clima antes de definir o seu roteiro.

Dicas de roteiros para um Tour pela Europa

  • Amsterdã e Paris;
  • Viena e Budapeste;
  • Londres, Paris e Roma.