Como colocar meu game no Google Play Store

Como colocar seu game no Google Play Store

Veja um passo a passo sobre como disponibilizar o seu game no Google Play Store, como se cadastrar no Google Console e como receber os pagamentos pela monetização do game.

Ao lançar um jogo no Google Play Store, você consegue divulgá-lo para usuários de dispositivos Android em mais de 190 países no mundo. Além disso, tem a oportunidade de ganhar dinheiro com as vendas e anúncios nos jogos.

Nesse artigo, vamos esclarecer como funciona o processo para colocar um jogo no Google Play Store e quais os principais benefícios de ser um desenvolvedor de games.

Conheça o Google Play Store

Google Play Store é a loja oficial do Google que disponibiliza aplicativos e jogos para download no sistema Android. A plataforma também oferece uma grande seleção de músicas, livros e filmes para comprar ou alugar.

Para ter acesso a esse conteúdo, basta vincular uma conta Google na loja virtual. Geralmente, o aplicativo no  Google Play Store é pré-instalado na maioria dos smartphones, tablets e demais dispositivos Android. 

Importância do Google Play Store para desenvolvedores

O Google Play é a plataforma mais usada para download de games e aplicativos no Brasil, sendo que os usuários do sistema Android representam cerca de 60% do mercado.

Ter um jogo na loja do Google é sinônimo de aumento de visibilidade entre o seu público alvo. Além disso, é uma oportunidade para desenvolvedores ganharem dinheiro com a venda ou com anúncios pagos no seu próprio game.

Mas as vantagens de vender no Google Play Store não se limitam apenas a isso. Qquem opta pela plataforma ainda aproveita outros benefícios como:

  1. Acesso a tutoriais e cursos sobre como distribuir os aplicativos na plataforma;
  2.  Aumento da visibilidade da marca;
  3.  Visualização de relatórios e análises detalhadas sobre o desempenho do game;
  4.  Acesso ao fórum de suporte do Google Play;
  5.  Acesso ao Google Playbook para desenvolvedores. 

Tutorial para publicar um jogo no Play Store

Publicar um novo jogo no Google Play Store  é um processo rápido e intuitivo. Veja como realizá-lo nesse breve tutorial que elaboramos para você. Vamos lá? 

Passo 1: Cadastre-se no Google Console

O primeiro passo é fazer o cadastro no Google Console na modalidade pessoa física ou jurídica.  Leia com atenção os pré-requisitos para enviar um jogo no padrão do Google e em seguida aceite o contrato de distribuição.

Nessa etapa, é cobrada uma taxa única de registro no valor de $25 USD. Normalmente, o pagamento é realizado através de um cartão de crédito internacional. 

Passo 2: Personalize a conta para receber transações

O próximo passo é configurar a conta do Play Console para o recebimento de vendas e assinaturas.

Para tanto, basta acessar a opção “Relatórios Financeiros” e selecionar “Configurar conta do comerciante”. Em seguida, informe os valores para download e demais dados solicitados. 

Passo 3: Preencha o perfil do game

Com a conta configurada, o próximo passo é adicionar as informações do seu game. Normalmente, são solicitados dados como o nome, recursos gráficos, categorização e política de privacidade.

Quanto mais informações forem fornecidas, maiores são as chances dos usuários encontrarem o jogo na loja. Após preencher, clique em “Salvar” e os dados do jogo estarão visíveis.

Passo 4: Faça o upload da versão final do jogo

Esse é, sem dúvida, o passo mais importante da publicação no Google Play Store. Nela, você precisa fazer o upload da versão final do jogo, ou seja, aquela testada e livre de bugs e erros.

Clique na opção “Criar Versão”, selecione o arquivo APK, nomeie a versão e faça o upload

Passo 5: Confirme o lançamento

Falta pouco para o jogo ser publicado. Agora, é preciso selecionar o preço, disponibilidade e classificação do game. Também é o momento para revisar as informações inseridas anteriormente.

Em seguida, clique na seção “Gerenciamento e versão” e clique na opção “Revisar e Publicar”. Confira os avisos exibidos pelo Google e pronto, seu jogo foi publicado. 

Custos para lançar um jogo no Google Play Store

A publicação de um jogo no Google Play Store tem um custo relativamente. Para se tornar um desenvolvedor, é preciso pagar uma taxa única de US$25. Após isso, o Google cobra uma comissão em cada venda realizada.

Apesar disso, vale a pena colocar um jogo na loja do Google. Afinal, ela possui uma base de usuários em todo o mundo, o que aumenta as chances do conteúdo ser bem vendido. Além disso, existe a possibilidade de monetizar o game com os patrocinadores do Google. 

Receba pela Remessa Online

Lançar o próprio game no Google Play Store é uma oportunidade para aumentar os lucros e divulgar seu trabalho. De acordo com estudo da Unity, os jogos mais rentáveis operam com o modelo rewarded ads, no qual o jogador assiste anúncios no game em troca de créditos para usar no jogo. Esses anúncios são operacionalizados por meio de plataformas como o AdMob, integrado ao AdSense.

E uma boa alternativa para receber os pagamentos do Google AdSense é usar a Remessa Online. Por meio da plataforma, você recebe transferências internacionais com as menores taxas do mercado e recebe o pagamento em até 1 dia útil. O cadastro é 100% gratuito e as transações realizadas são transparentes.

Resumindo

Como colocar um aplicativo no Google Play?

Você deve primeiro criar uma conta no Google Play Console, e depois preencher o perfil do app, fazer upload do arquivo em formato apk, e confirmar o lançamento.