Como informar o Pix para restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda em 2024 poderá ser realizada via Pix, assim como em anos anteriores. Com esse processo, as inconsistências nas informações bancárias são reduzidas e os contribuintes podem receber seus valores com prioridade.

Se você quer saber como informar o Pix para restituição do Imposto de Renda 2024, continue com a leitura deste texto!

Como funciona a restituição via Pix no Imposto de Renda 2024?

A restituição via Pix no Imposto de Renda 2024 funciona de forma que os contribuintes recebem os valores restituídos da declaração por meio do Pix, além de terem prioridade no pagamento da restituição do Imposto de Renda. Quem informar o Pix na declaração receberá o valor devido após os demais grupos prioritários previstos em lei.

Qual chave Pix informar para restituição do Imposto de Renda 2024?

A chave Pix que deve ser informada para restituição do Imposto de Renda 2024 é o CPF do titular da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Chaves Pix de e-mail, aleatórias ou número de telefone não podem ser utilizadas. Além disso, caso o CPF do titular não esteja cadastrado em nenhuma conta bancária válida, a restituição não será realizada e o contribuinte deverá reagendar o crédito da restituição via Central de Atendimento do Banco do Brasil.

Como informar o Pix para restituição do Imposto de Renda 2024?

  1. Baixe e acesse o Programas Geradores de Declaração (PGD);
  2. inicie uma nova declaração e preencha todos os dados solicitados;
  3. no menu lateral esquerdo, vá até a seção “Resumo da Declaração”;
  4. clique em “Cálculo do Imposto”;
  5. na janela central, vá até a seção “Imposto a Restituir”;
  6. na subseção “Informações Bancárias”, em “Tipo de conta”, selecione “Pix”.

Como a chave Pix deve ser o CPF do titular cadastrado em uma conta bancária válida, não será necessário informá-la neste momento, bastando apenas selecionar a opção “Pix”. Após realizar esse procedimento, é só enviar a declaração que a restituição do Imposto de Renda 2024 será realizada via Pix.

Quem optou por Pix vai receber no primeiro lote?

Quem optou por receber a restituição do Imposto de Renda via Pix não receberá o pagamento no primeiro lote. Em 2023, a Receita Federal incluiu os contribuintes que optaram pelo Pix no 4º lote, o que deve se repetir em 2024. O 4º lote será pago no dia 30 de agosto.

Isso acontece porque todos os contribuintes de grupos prioritários devem receber a restituição antes, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental e contribuintes com renda no magistério.

Quando cai o Pix do Imposto de Renda?

O Pix do Imposto de Renda deve cair dia 30 de agosto, no 4º lote de restituição, segundo o cronograma de restituição do Imposto de Renda 2024.

Por que a restituição do Imposto de Renda via Pix não caiu?

  • Ainda não chegou o lote de pagamento em que o contribuinte está inserido;
  • o contribuinte não tem chave Pix cadastrada em seu CPF;
  • os dados declarados pelo contribuinte divergem dos dados fornecidos por terceiros.

Ainda não chegou o lote de pagamento em que o contribuinte está inserido

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado via lotes bancários. O lote de pagamento dos contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix é o 4º. Desse modo, a restituição do Imposto de Renda via Pix não deve cair antes do dia 30 de agosto.

O contribuinte não tem chave Pix cadastrada em seu CPF

A restituição do Imposto de Renda via Pix só funciona quando o contribuinte possui uma chave Pix cadastrada em uma conta bancária válida. Caso contrário, o titular da declaração não receberá o crédito da restituição e deverá reagendar o pagamento via Central de Atendimento do Banco do Brasil.

Os dados declarados pelo contribuinte divergem dos dados fornecidos por terceiros

Quando os dados declarados pelo contribuinte no Imposto de Renda divergem dos dados fornecidos por terceiros (empresas, instituições financeiras, entre outras), a declaração cai na malha fina. Nesse caso, a restituição do Imposto de Renda não será realizada. Para apurar a situação, basta que o contribuinte entre no Portal e-CAC, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (extrato da DIRPF)”, vá até a aba “Processamento” e clique em “Pendências de Malha”.

Cadastre seu Pix e receba a restituição do Imposto de Renda mais cedo

Informar o Pix para restituição do Imposto de Renda é uma forma de obter prioridade nos lotes de pagamento. Para isso, é importante cadastrar uma chave Pix com o CPF do contribuinte da declaração do IR, e tomar cuidado com eventuais erros de digitação.

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe a Remessa Online no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e X para conferir muito mais.

Resumindo

Como colocar o Pix na restituição do Imposto de Renda?

1. Baixe e acesse o Programas Geradores de Declaração (PGD);
2. inicie uma nova declaração e preencha todos os dados solicitados;
3. no menu lateral esquerdo, vá até a seção “Resumo da Declaração”;
4. clique em “Cálculo do Imposto”;
5. na janela central, vá até a seção “Imposto a Restituir”;
6. na subseção “Informações Bancárias”, em “Tipo de conta”, selecione “Pix”.

Quem optou por receber a restituição por Pix recebe quando?

Quem optou por receber a restituição por Pix deve receber dia 30 de agosto, no pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2024.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático