IR 2021: conheça os status da declaração de Imposto de Renda

por Fabiana Lima
3 minutos de leitura
Conheça-os-status-da-declaração-de-Imposto-de-Renda

Chegou um dos períodos que mais gera dor de cabeça e preocupação aos brasileiros: a declaração do Imposto de Renda. Todos os anos os cidadãos correm para fazer suas declarações nos prazos e alguns acabam se atrapalhando. Depois que a declaração é entregue é preciso acompanhar seu status.

Muitas pessoas têm dúvidas com relação ao status do Imposto de Renda e não sabem como consultá-lo. Neste artigo, vamos explicar quais são os status que você pode encontrar em sua declaração e como acompanhá-los. Confira!

Imposto de renda status: como saber como está o andamento da declaração

Para acompanhar o status do Imposto de Renda, você precisa seguir um caminho bem simples. Veja o passo a passo abaixo!

Cadastre-se no e-CAC

Para acompanhar o status do Imposto de Renda, o brasileiro precisa fazer seu cadastro no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e ter em mãos o código de acesso ao portal. 

Crie seu código de acesso

O acesso ao e-CAC depende de um código pessoal, formado por uma sequência numérica que vale por até dois anos. Se você não tem, perdeu ou expirou o prazo do seu código, pode criar um novo no portal da Receita Federal.

Acesse o site, informe seus dados, como CPF e data de nascimento. Em seguida, insira os números dos recibos de entrega das suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física dos dois últimos exercícios, são 10 dígitos sem o código verificador.

Acesse o e-CAC

Com o código de acesso em mãos, vá até o portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. O sistema vai solicitar seu número de CPF ou CNPJ, o código de acesso e a sua senha.

Verifique a situação do IR

Depois de fazer login no sistema, você pode verificar o extrato de pagamentos realizados, os valores que precisa pagar, o andamento do envio de sua declaração e outras informações, além do status da sua declaração.

Status da declaração do Imposto de Renda

No sistema do e-CAC, você pode se deparar com alguns status da sua declaração de Imposto de Renda. Veja quais são eles e entenda o que cada um significa:

  • Processamento: a Receita Federal recebeu a sua declaração e está processando as informações, assim que o processo for finalizado o documento mudará de status. 
  • Fila de Restituição: a declaração já foi processada pela Receita Federal e você tem direito à restituição, mas ainda não está disponível para transferência.
  • Processada: a declaração já foi recebida e processada pela Receita Federal.
  • Pendências: a Receita Federal identificou pendências no processamento da sua declaração e está esperando que você faça a retificação das pendências.
  • Análise: a Receita Federal já recebeu a declaração, mas o documento ainda está em análise.
  • Retificada: casos em que a declaração é retificada aparecem com esse status porque o documento anterior foi substituído por um atualizado ou corrigido.
  • Cancelada: a declaração foi cancelada pela administração tributária ou pelo próprio contribuinte.
  • Tratamento Manual: a declaração está sendo analisada. Aguarde até que a Receita Federal entre em contato por correspondência.

Como resolver o status com pendências?

O contribuinte que é notificado por pendências em sua declaração precisa corrigir algum erro que foi identificado pela Receita Federal. A correção deve ser feita de forma rápida e dentro do prazo para evitar que o contribuinte caia na malha fina ou seja intimado pela Receita Federal.

A maior parte das pendências podem ser resolvidas direto pelo próprio e-CAC. O sistema permite que o contribuinte faça sua retificação online. Siga o passo a passo abaixo para resolver as pendências na sua declaração:

  • Em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, vá em “Declaração”, ao lado de “Processamento”;
  • Em seguida, clique em “Preencher Declaração Online“ e escolha o ano da declaração que vai corrigir;
  • Clique no sinal de mais (=) e em “Retificar Declaração”;
  • O sistema vai pedir que você encontre no seu computador o arquivo com a declaração que precisa ser corrigida;
  • O arquivo deve estar na pasta “Transmitidas” dentro da pasta “Arquivos de Programas RFB”;
  • Ajuste todas as informações necessárias no documento e siga as orientações do sistema;
  • Continue acompanhando o status da declaração para saber se a pendência foi resolvida.

Caso não consiga resolver dessa forma, você pode enviar uma declaração retificadora por meio do mesmo programa que fez a sua primeira declaração. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o blog da Remessa Online.

Assuntos relacionados