Juros americanos: entenda como funciona FED e qual a taxa de juros nos EUA

O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, decidiu no dia 20 de março, manter a taxa de juros americana no atual corredor de 5,25% e 5,50% ao ano.

Na reunião anterior, em 31 de janeiro de 2024, o Fed havia optado pela manutenção da taxa, assim como tem feito desde o segundo semestre de 2023. Essa manutenção da taxa básica de juros já era amplamente aguardada pelo mercado a despeito do forte ritmo de atividade econômica local.

Com a persistência inflacionária e a atividade econômica ainda em ritmo intenso, a expectativa de que as taxas de juros permaneçam inalteradas ganharam força depois que o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, disse ser arriscado cortar os juros de forma prematura.

A decisão desta quarta-feira está dentro da expectativa do mercado. O cenário prospectivo vem mudando muito nos últimos dias e o próprio Fed já tinha dado pistas sobre a manutenção através de falas públicas e comunicados.

O que é taxa Fed?

A taxa de juros americanos Fed é uma das principais ferramentas utilizadas pelo governo para orientar a economia e servem como base de cálculo para diversas modalidades de investimentos e crédito, tais como:

  • Empréstimos bancários de curto prazo;
  • Hipotecas;
  • Empréstimos para automóveis;
  • Dívida corporativa, entre outros.

Quando as taxas Fed sobem, os investimentos empresariais e gastos dos consumidores também ficam mais caros. Isso também pode ser percebido com a desaceleração da economia e a redução da inflação no país.

O que é FOMC e Fed?

A FOMC (Federal Open Market Committee) é um órgão ligado ao Fed (Federal Reserve), que estabelece a taxa básica de juros dos EUA. Durante as reuniões do comitê, são traçadas as melhores estratégias para a política monetária do país para que o Fed possa executar um bom controle econômico.

Para atender a política econômica, seja ela expansionista ou contracionista, o FOMC define três taxas da economia dos EUA:

  • Taxa básica de juros: utilizada para definir o pagamento de juros do governo sobre as operações de captação de dinheiro do mercado e regular o custo do crédito;
  • Taxa de redesconto: refere-se a quantia cobrada pelo governo para conceder empréstimos aos bancos comerciais;
  • Taxa de depósito compulsório: diz respeito ao percentual a ser depositado de maneira compulsória pelos bancos em forma de reserva financeira de suas operações.

O FOMC é formado por 17 membros participantes, sendo 5 suplentes, que se reúnem oito vezes ao ano. Para que uma medida seja aprovada pelo comitê a maioria dos 12 integrantes votantes devem aceitá-la.

Fed – Federal Reserve

O FED (Federal Reserve) foi criado em 1914, é o banco central dos Estados Unidos. A principal função dessa instituição é formular a política monetária no país, assim como regulamentar e supervisionar o seu sistema bancário.

O Fed é administrado por um Conselho de Governadores ou Board of Governors e possui duas funções essenciais, são elas:

  • Regular as atividades dos bancos visando a manutenção da saúde do sistema bancário;
  • Controlar a oferta de moeda no país, ou seja, a quantidade de dólares disponível na economia.

Quando sai a taxa de juros americana?

A nova taxa de juros norte-americana será definida em maio de 2024, conforme calendário divulgado pelo FOMC.

Na quarta-feira, 20 de março, o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, comunicou a manutenção da taxa básica de juros no atual patamar de 5,25% e 5,50%.

O Fed declarou que segue monitorando a situação da taxa de inflação.

Nesse sentido, embora parte do mercado esteja projetando o primeiro corte de juros para a próxima reunião, em maio, nós acreditamos que o ciclo de cortes começará entre as reuniões de junho e julho.

Qual a taxa de juros atual nos EUA?

A taxa de juros americana foi novamente mantida em 5,25% e 5,50% na reunião encerrada no dia 20 de março. Este é o nível mais alto dos juros em cerca de 22 anos.

A expectativa agora é de que o Fed mantenha os juros inalterados até que se consolide de forma mais evidente o processo de desinflação americana.

Quando os EUA vão reduzir a taxa de juros?

A próxima reunião do Fed será entre os dias 31 de março e 1º de maio de 2024, quando a nova decisão será divulgada. O mercado começa a desenhar uma nova fase do ciclo monetário nos EUA para 2024 e começam a especular sobre quando o Fed deve começar os cortes nas taxas de juros.

Considerando o atual ritmo da atividade econômica e a evolução dos índices de preços, é improvável que a autoridade monetária norte-americana faça qualquer tipo de redução antes da reunião marcada para o mês de junho.

Quais os efeitos da taxa Fed no Brasil?

A manutenção das taxas de juros dos Estados Unidos em patamar elevado não afeta apenas o cenário econômico dos Estados Unidos. A manutenção dos juros americanos também reflete na economia brasileira, que pode sofrer com a saída de investidores que buscam a segurança e rentabilidade dos EUA. Essa leitura, no entanto, tem sido suavizada considerando que o Brasil possui hoje a taxa real de juro mais alta do mundo.

Além disso, a manutenção da taxa de juros americana já estava precificada pelo mercado, desse modo, deve haver pouco impacto na economia brasileira nos próximos dias.

O que se espera é que os cenários mais positivos estimados pelo FED se concretizem ao longo deste ano, pois de outro modo os ruídos e o mau humor do mercado americano podem impactar negativamente o Brasil, com a desvalorização da moeda brasileira e potencial elevação da inflação doméstica.

Quais os efeitos da queda da taxa Selic?

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é aplicada sobre as operações de empréstimos nas instituições financeiras que utilizam títulos públicos como garantia. Os principais efeitos da redução no mercado são:

  • Redução dos juros cobrados em financiamentos, empréstimos e cartões de crédito;
  • Aumento do consumo;
  • Aumento da inflação (isso não se dá de forma automática).

Portanto, acompanhar a taxa Selic é importante para analisar o cenário econômico brasileiro atual. Afinal, esse indicador também reflete qual a projeção da inflação dos próximos meses, bem como o juros real do Brasil. Este último, indica qual o valor mínimo de juros, acima do valor da inflação, que investidores estão dispostos a pagar para investir no nosso país.

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é a taxa Fed?

A taxa Fed é uma ferramenta utilizada pelo banco central dos Estados Unidos para orientar a economia. Também serve como base de cálculo de diversas modalidades de crédito e investimentos, como empréstimos, dívidas corporativas, entre outras.

Qual é a taxa de juros no Brasil?

A taxa básica de juros no Brasil é chamada de Selic, que atualmente está em 10,75% ao ano. A taxa, estipulada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, é utilizada como instrumento de controle da inflação no país e reflete diretamente em todas as taxas de juros do mercado financeiro, como em financiamentos, empréstimos e aplicações financeiras.

Quais os efeitos da taxa Fed no Brasil?

A elevação da taxa de juros pelo Fed pode provocar diversos efeitos na economia brasileira. Os mais evidentes são: a elevação da saída de investidores que buscam maior rentabilidade e segurança e, consequentemente, uma maior tendência de desvalorização da divisa brasileira em relação ao dólar.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático