Qual é a data e quais previsões da próxima reunião do Copom 2024? Veja calendário

Já explicamos, aqui no blog, o que é o Copom e qual é o seu papel na economia brasileira. Neste artigo, você vai saber mais sobre os encontros que os membros do comitê realizam para definir pontos importantes para a nossa economia. Você vai saber sobre a próxima reunião do Copom e o calendário para o restante do ano.

Ao saber qual é a data da próxima reunião do Copom, você consegue se preparar para as mudanças na taxa Selic, a taxa básica de juros do país. Continue lendo o artigo e entenda mais sobre esse tema.

Próxima reunião do Copom 2024

A próxima reunião do Copom será nos dias 7 e 8 de maio de 2024. No final do segundo dia de reunião, o comitê vai divulgar o novo percentual da Selic, atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano.

Próximas reuniões do Copom

  • 7 e 8 de maio de 2024
  • 18 e 19 de junho de 2024
  • 30 e 31 de julho de 2024
  • 17 e 18 de setembro de 2024
  • 5 e 6 de novembro de 2024
  • 10 e 11 de dezembro de 2024

As últimas reuniões do Copom

Que horas é a reunião do Copom?

O resultado das reuniões do Copom normalmente saem entre 18h e 19h do segundo dia de reunião, com a divulgação da nova taxa Selic. Os encontros ocorrem em terças e quartas-feiras e a ata é divulgada na terça-feira da semana seguinte, às 8h.

Como são as reuniões do Copom?

As reuniões do Copom são importantes, pois analisam a economia e o mercado brasileiro para decidir sobre a Selic, a taxa básica de juros do país. Por meio de uma votação, os membros do comitê definem qual será o valor da taxa para o próximo período. Se houver empate, a decisão final caberá ao presidente do Banco Central.

Na semana seguinte à reunião, o Copom divulga a ata completa com as motivações da mudança ou da manutenção da taxa. A próxima reunião do Copom, assim como todas, acontece em dois dias, sendo divididas por seções. No primeiro dia são feitas as apresentações técnicas da conjuntura econômica e no segundo dia é tomada a decisão da meta da taxa Selic.

Para entender o contexto econômico do país naquele momento, os membros participam de uma apresentação técnica, realizada pelos próprios membros. A apresentação abrange dados sobre: 

  • Inflação;
  • Nível de atividade;
  • Evolução dos agregados monetários;
  • Contas públicas;
  • Balanço de pagamentos;
  • Economia internacional;
  • Mercado de câmbio;
  • Reservas internacionais;
  • Mercado monetário;
  • Operações de mercado aberto;
  • Expectativas para variáveis macroeconômicas.

Com base nessas informações, os membros do comitê retornam no dia seguinte para a votação. A definição da meta é feita a partir de uma votação por maioria simples de votos. No segundo dia, às 18h, é divulgado o comunicado com as decisões do comitê, mas a ata completa da reunião é divulgada apenas na terça-feira da semana seguinte.

Depois de cada trimestre, o Copom também divulga o “Relatório de Inflação”, o documento conta com uma análise detalhada da conjuntura econômica e financeira do país, além de apresentar projeções para a taxa de inflação do próximo período.

Por que você deve estar por dentro da próxima reunião do Copom 2024?

A Selic é a taxa básica de juros do Brasil, isso quer dizer que ela influencia em todos os aspectos econômicos do país. A taxa é usada como referência pelas instituições financeiras para conceder empréstimos, financiamentos e aplicações.

A elevação/diminuição da taxa pode deixar o consumo mais caro ou mais barato para o consumidor final. Quando a taxa está alta, o melhor cenário para os bancos é emprestar dinheiro para o governo, quando a taxa está baixa, há mais incentivo para emprestar dinheiro para o consumidor final.

Se a taxa está alta, os juros para financiamento e empréstimo ficam mais altos, além de tornar a aprovação de crédito mais difícil. No entanto, para quem investe, quando a taxa Selic está baixa, os rendimentos das aplicações em renda fixa ficam mais baixos. Por isso, muitos investidores optam por aplicar seu dinheiro em ações.

O poder de compra do brasileiro também é afetado com a variação da taxa. Acompanhar as divulgações da taxa vai te ajudar a entender como será o cenário econômico pelo próximo período. Saiba mais sobre a evolução da Selic.

Quer saber mais sobre a economia do país? Continue acompanhando os posts no blog da Remessa Online.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático