Letter of Acceptance: entenda a importância dela para quem vai estudar no Canadá

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Letter of Acceptance: mão de home assinando documento em prancheta

Estudar no Canadá é o sonho de muitos brasileiros. Se esse também é o seu desejo, é preciso de um documento importante: a letter of acceptance, ou carta de aceite.

Para ter uma ideia, o Canadá é o destino mais popular para estudantes brasileiros. Entre os motivos estão a possibilidade de aprimorar dois idiomas — francês e inglês —, participar de estágios e até conseguir uma vaga de emprego.

No entanto, tudo isso depende da letter of acceptance. Para entender melhor como ela funciona e o que representa, vamos explicar melhor o documento neste artigo. Acompanhe.

O que é letter of acceptance?

A letter of acceptance é um documento que comprova o pedido para participar de algum curso. Ele pode ser de graduação, mestrado, doutorado, especialização ou idiomas. A única exigência é a instituição ter a aprovação oficial DLI.

Basicamente, a carta de aceite confirma que você foi autorizado a participar das aulas. Nela são inseridas várias informações sobre o aluno. As principais são:

  1. Nome;
  2. Data de nascimento;
  3. Contato;
  4. Instituição da qual recebeu o aceite;
  5. Número DLI, que mostra que a universidade está nessa lista e pode receber estudantes estrangeiros;
  6. Site, e-mail e telefone da escola;
  7. Curso escolhido;
  8. Nível e ano em que o estudante foi aceito;
  9. Período de duração dos estudos;
  10. Valores a serem pagos pelas aulas;
  11. Bolsa de estudo existente, se houver;
  12. Período de funcionamento do curso, ou seja, se é part-time ou full-time.

Por esses motivos, a letter of acceptance é obrigatória para qualquer pessoa que queira ficar mais de seis meses estudando no Canadá

Para que serve a letter of acceptance?

A carta de aceite é necessária para conseguir o visto de estudante. Depois de obter a permissão do curso, você anexa a documentação solicitada pelo Consulado e faz o seu pedido do documento de entrada no país.

Além disso, a letter of acceptance costuma ser necessária em casos de seleção de bolsas de estudo. Nem todos os editais fazem essa solicitação. Por isso, é preciso atentar à necessidade.

Outra situação em que o documento é necessário é no ingresso a uma vaga de mestrado e doutorado, entre outros cursos. Nesse caso, além da carta da universidade, é preciso ter um aceite do orientador.

Como conseguir uma letter of acceptance?

Geralmente, o aceite é conseguido ao fazer o processo de admissão à universidade. Nesse caso, você preenche os formulários, envia uma carta de motivação e apresenta as de recomendação, e envia a documentação apostilada e traduzida.

No entanto, pode haver variações. Quando depende de um orientador, por exemplo, ele é quem fará a letter of acceptance. Por isso, vale a pena pesquisar os professores e ver aquele que se ajusta melhor ao seu projeto.

Assim, você poderá se apresentar e enviar o projeto e seu currículo para tentar receber a aceitação de algum dos docentes. Vale mandar e-mails também. A ideia não é ser impertinente, mas ter persistência.

Por isso, alguns brasileiros já encaminharam dezenas e até centenas de e-mails tentando convencer o professor de que o projeto vale a pena. Em outras situações, o docente responde sugerindo alterações no escopo. É interessante acatá-las para aumentar a chance de sucesso.

É preciso ter um visto para tirar a letter of acceptance?

Na verdade, o visto é solicitado depois da carta de aceite. Esse documento é essencial para o Consulado, porque comprova a finalidade da viagem e mostra que você tem onde ficar.

É claro que você pode solicitar um visto sem ter a letter of acceptance. No entanto, ele deverá ser de uma categoria diferente ao estudantil. Como cada um tem suas autorizações, é possível haver dificuldade para estudar, se o documento for de trabalho, por exemplo.

Portanto, é fundamental ter a letter of acceptance na hora de pedir o visto estudantil. Assim, você pode estudar no Canadá e ter mais tranquilidade na hora de fazer o seu curso.

Está pronto para se mudar e quer se planejar financeiramente? Veja como enviar dinheiro para o Canadá com nossas dicas.

Resumindo

Como eu escrevo uma carta de aceite?

A letter of acceptance é enviada pela universidade e/ou pelo orientador.

O que é uma letter of acceptance?

É uma carta de aceite, documento que comprova sua participação em um programa de estudos.

A letter of acceptance é um contrato?

Não, é um documento que facilita a obtenção do visto estudantil.

Assuntos relacionados