Libra Esterlina se valoriza e disputa política tem influência

tendências para a libra esterlina

Por terras britânicas, os avanços ficaram por conta da disputa eleitoral que está se desenhando, o que influenciou diretamente a Libra Esterlina.

Na semana passada, os parlamentares britânicos finalmente aprovaram data das eleições pedida por Boris Johnson, por 438 votos a favor e 20 contra. 

Desse modo, no dia 13 de dezembro poderemos conhecer o nome do novo primeiro-ministro britânico. Nesse percurso, muita água já está passando por baixo dessa ponte.

Lideranças dos dois principais partidos britânicos, Conservadores e Trabalhistas, já começaram a trocar farpas e fazer promessas. Segundo analistas, as promessas remontam a conturbada década de 1970, na qual Reino Unido passou por grandes problemas.

A Libra Esterlina abriu a semana cotada a R$ 5,1646. A moeda britânica seguiu trajetória de apreciação em relação ao Real. Em meio às persistentes incertezas britânicas, o Real manteve trajetória de depreciação é  relação à Libra, sendo negociada no patamar de R$ 5,2575 na abertura do pregão de sexta-feira (8/11), variação de aproximadamente 1,8%.

Leia também as análises sobre o Dólar e o Euro.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.