M&A: saiba o que é, exemplos e como fazer

Empresas que buscam formas de expandir e se destacar no mercado podem considerar um processo de M&A. Descubra o que é e como ele é feito!

Em um mercado globalizado e competitivo, as empresas buscam estratégias para serem mais competitivas. Nesse cenário, o M&A, sigla para Mergers and Acquisitions, torna-se bastante relevante. Ele é bastante conhecido quando se fala em grandes empresas, mas também pode ser útil para companhias de pequeno ou médio porte.

Portanto, se você está em busca de formas de impulsionar o seu negócio, vale a pena aprender mais sobre esse processo. Com esse conhecimento, será mais fácil identificar se essa pode ser uma estratégia atrativa para a sua empresa e, em caso positivo, se preparar para implementá-la.

Então que tal aprender mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você entenderá o que é M&A, como ela funciona, como fazê-la e outras informações relevantes. Acompanhe!

O que é M&A?

M&A são operações societárias em que há a compra de uma empresa por outra companhia ou a fusão de diferentes empreendimentos, que formam uma nova corporação. Em português, M&A significa Mergers and Acquisitions, e pode ser entendido como fusões e aquisições.   

Com as fusões ou estabelecimento de sociedades, há possibilidades de ampliar as atividades, diversificar o portfólio de atuação ou melhorar a estrutura da companhia. O M&A tem um papel relevante no mundo corporativo e reflete também no mercado financeiro. 

Afinal, os investidores terão diferentes percepções sobre o processo. Como resultado da fusão, a cotação das ações de uma empresa que passa pelo procedimento é afetada. Entretanto, é importante entender mais detalhadamente sobre cada conceito de M&A.

Fusão entre empresas e formação de uma nova corporação

A fusão acontece quando duas ou mais empresas se unem, formando um novo negócio. Aqui, o grande diferencial é que todas as companhias que se fundiram deixam de existir para formar uma nova empresa. Por esse motivo, esse é um processo voluntário, que costuma ser realizado para expandir e fortalecer os envolvidos. 

Fusão entre empresas

1. Fusão horizontal

Envolve empresas de um mesmo segmento e com um portfólio semelhante, ampliando a participação no mercado.

2. Fusão vertical

Feita entre empresas que apresentam soluções diferentes, mas que podem se complementar — sendo ou não concorrentes.

3. Fusão de extensão de mercado

Aqui, o processo une companhias com as mesmas soluções, mas que têm atuações em mercados diferentes, ampliando a abrangência de prestação de serviços.

4. Fusão de extensão de produto

Feita entre empresas com portfólios que se relacionam, o foco nesse tipo de fusão é unir os produtos e ampliar a base de consumidores.

5. Conglomerado

Esse tipo de fusão une diferentes empresas cujas atividades não possuem uma relação. Em geral, o objetivo é a diversificação de riscos e a ampliação das oportunidades para investir.

Aquisição de uma empresa por outra companhia

A aquisição acontece quando uma companhia compra outra, fazendo com que o negócio adquirido passe a compor suas operações. Nesse caso, a compradora se mantém em funcionamento e ativa no mercado, enquanto a empresa comprada pode ou não continuar existindo.

Entretanto, o mais comum é que o processo envolva o encerramento legal da empresa adquirida, enquanto a outra absorve todos os seus processos. Como a aquisição envolve a compra, ela pode acontecer de forma voluntária (amigável) ou involuntária (hostil).

No primeiro caso, quem vende a empresa entende que existem benefícios envolvidos no processo e colaboram com todo o processo de M&A. No segundo caso, o conselho de administração da companhia adquirida não é favorável ao processo. Aqui, a compra costuma acontecer por meio da aquisição da maioria do capital.

O que faz o profissional de M&A?

O profissional de M&A é o responsável por liderar todo o processo de fusão ou aquisição. Ele garante a melhor tomada de decisão e traz mais segurança para as empresas envolvidas. 

O profissional de M&A pode exercer diferentes atividades, como:

1. Identificação de oportunidades de fusão e aquisição

O profissional de M&A mapeia o mercado para identificar empresas que possam ser interessantes para a companhia interessada em fazer uma fusão ou aquisição.

2. Análises financeiras das empresas envolvidas na operação

O profissional também avaliará os registros financeiros das empresas que podem ser boas oportunidades. O objetivo do M&A é determinar se a fusão ou aquisição é viável.

3. Consultoria para companhias em processo de M&A

Um profissional de M&A pode atuar representando companhias em processo de aquisição e fusão. Para tal, ele pode trabalhar tanto como consultor para a empresa compradora (buy side) quanto para a vendedora (sell side). Ainda, o profissional de M&A pode operar como uma ponte no processo de fusão de companhias, auxiliando em todo o processo de tornar-se um novo negócio.

4. Intermediação e negociação da operação

Isso envolve estabelecer condições, apresentar propostas e contrapropostas das operações. Além disso, mediar reuniões e realizar outras ações para fechar negócio.

5. Planejamento estratégico da fusão ou aquisição

O profissional pode atuar no desenvolvimento de estratégias de integração das empresas envolvidas, considerando processos, equipes, etc.

6. Comunicação interna entre as empresas

O profissional de M&A também pode se responsabilizar pelas comunicações oficiais entre todos os stakeholders.

Embora a contratação desse profissional não seja obrigatória, contar com ele costuma ser bastante vantajoso. Isso porque os contratantes terão suporte de uma pessoa experiente e com conhecimentos aprofundados sobre os processos de M&A. Isso ajuda na redução de riscos e amplia as chances de sucesso do M&A.

Quem pode trabalhar com M&A?

É preciso ter formação em ensino superior para trabalhar com M&A em áreas como Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito e cursos correlatos. Como essa é uma operação complexa, ter suporte especializado é um diferencial importante para as empresas participantes desse processo.

Portanto, além de considerar a formação superior, avalie outros diferenciais do profissional. Habilidades como poder de negociação e boa comunicação são bastante relevantes. Conhecimento em finanças corporativas, investimentos e regulamentações aplicáveis aos processos de M&A também são fundamentais.

O que leva as empresas a realizarem as fusões e aquisições?

Existem diversos motivos que podem levar as companhias a realizarem o processo de M&A, desde diversificação de prestação de serviços à oportunidades de crescimento.

Benefícios do M&A:

  1. diversificação de atividades: a ideia é reduzir os riscos do negócio ao ampliar a presença em diferentes mercados ou setores;
  2. eliminação de concorrentes: ao fundir os negócios ou adquirir outra empresa, há a possibilidade de reduzir a concorrência no mercado;
  3. geração de sinergias: aqui, a ideia é combinar operações para ter resultados ainda melhores ao aumentar a eficiência e reduzir custos;
  4. aumento da capacidade financeira: a ampliação da empresa por meio de M&A aumenta a sua capacidade de endividamento, o que pode gerar melhores condições de negócio com fornecedores ou instituições financeiras;
  5. economias de escala: a integração das empresas pode ajudar a reduzir departamentos, integrar departamentos e outras medidas que otimizam o uso de recursos.

Ainda, podem existir outras motivações, como troca de lideranças que trazem novas ideias ou a falta de um sucessor adequado. Além disso, a necessidade de passar pelo M&A para manter a sobrevivência no mercado também é uma motivação para os procedimentos de fusão e aquisição. Assim, o contexto de cada negócio varia.

Quanto tempo demora um processo de M&A?

O M&A é um processo que pode durar meses ou anos. Isso porque vai depender de diversos fatores, como valores, tipo de operação e resultados da due diligence. Portanto, ele pode levar alguns meses, quando mais simples, mas também pode se estender por anos. Além disso, existe a possibilidade que o acordo não seja concluído devido à desistência de uma das partes.

Alguns dos motivos para o atraso na transação são os valores da operação, resultados de due diligence e o tipo de compra. Além disso, questões como complexidade dos negócios envolvidos, regulamentações relacionadas às áreas de atuação, necessidades de adequações internas e outras questões afetam o prazo.

A avaliação dos resultados das empresas para identificar a viabilidade e chances de sucesso exigem tempo. Tenha em mente que erros nesse processo podem levar a decisões equivocadas que prejudicam o negócio. Portanto, é fundamental que o processo seja feito com cuidado.

Já as negociações entre as partes para determinar as condições do M&A também podem exigir tempo. Logo, durante as tratativas podem acontecer desacordos, complicações e imprevistos. Uma mudança no cenário do mercado, por exemplo, pode afetar os planos dos envolvidos.

Como fazer M&A?

O processo de fusões e aquisições é estruturado em várias etapas que buscam trazer mais segurança para as companhias.

1. Estude o mercado em busca de oportunidades

O ponto de partida é estudar o mercado para mapear as oportunidades e encontrar companhias que possam ser atrativas para um M&A. Nesse ponto, é essencial ter um planejamento estratégico para saber quais são as metas que o negócio pretende atingir com o processo.

2. Monte o plano de execução do M&A

É preciso ter um bom plano de execução e considerar as empresas que estarão envolvidas no processo. Alguns pontos relevantes aqui são a definição de objetivos de cada parte, a forma de transação, as pessoas responsáveis por cada etapa e os prazos que devem ser observados.

O plano também deve envolver os pontos que devem ser trabalhados e pensar em como será colocada em prática a fusão ou a aquisição. É fundamental considerar os seus impactos no negócio. Nesse momento, documentos como a carta de intenção e o acordo de confidencialidade são elaborados.

3. Realize o Valuation para entender o valor da companhia

O Valuation é um processo que busca analisar os indicadores financeiros de uma empresa para entender o seu valor. Aqui, são avaliados ativos e passivos, histórico financeiro, projeções e perspectivas para as empresas envolvidas. O objetivo é encontrar o preço justo para a transação.

4. Negocie o M&A entre as empresas

Caso entenda que o M&A realmente pode ser vantajoso, é o momento de iniciar a negociação. É preciso entrar em um acordo sobre valor da transação, como ela será estruturada, prazos de conclusão e outras questões que possam ser relevantes para as partes.

5. Faça a due diligence da empresa-alvo

A due diligence, ou diligência prévia, é uma investigação mais aprofundada da empresa-alvo. O objetivo é confirmar o cálculo do valuation e fazer uma análise de riscos completa. Além disso, é aqui que é possível verificar se existem irregularidades e pendências que possam afetar a transação.

6. Finalize a transação entre as companhias

Com as etapas anteriores concluídas, é redigido o contrato, que será assinado pelas partes para concluir a transação. A partir disso, basta realizar os procedimentos pós-fechamento do contrato. Tais como o registro das mudanças nas sociedades, o anúncio sobre o M&A no mercado, a integração das empresas etc.

Exemplos de M&A:

  1. Bradesco e Nexxera em 2020: o banco adquiriu a empresa de tecnologia financeira para ampliar a sua presença no setor por meio das soluções digitais aos seus clientes;
  2. Itaú e Unibanco em 2008: os dois bancos se fundiram e formaram o Itaú Unibanco, com objetivo de se fortalecer no mercado, criando o Itaú Unibanco;
  3. Ambev e Schincariol em 2011: a Ambev adquiriu a cervejaria artesanal que era uma das principais do Brasil, ampliando o seu mercado e o portfólio de marcas;
  4. Itaú Unibanco e XP Investimentos em 2021: o Itaú Unibanco adquiriu a corretora de valores para ampliar a presença no mercado financeiro;
  5. Magazine Luiza e KaBuM: em 2021, a loja de varejo comprou a KaBum para ampliar a sua presença no mercado de tecnologia e e-commerce;
  6. Magazine Luiza e Netshoes em 2019: a grande varejista adquiriu a Netshoes para garantir maior presença de mercado ao atuar no setor de moda e esportes;
  7. Coca-Cola e AdeS em 2018: o objetivo da Coca-Cola era ampliar a sua oferta e conquistar uma fatia maior do mercado de bebidas;
  8. Facebook e Instagram em 2012: a operação foi realizada para garantir maior presença do Facebook no mercado de redes sociais;
  9. Facebook e WhatsApp em 2014: a aquisição do WhatsApp pelo Facebook ajudou a expandir a base de usuários e trazer mais soluções ao público;
  10. Sadia e Perdigão em 2009: as duas grandes marcas se fundiram e criaram a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo.

Agora que você aprendeu mais sobre M&A, é fácil perceber por que esse processo tem espaço no mercado. Ele pode ser utilizado por negócios de diferentes portes e com objetivos diversos. Então vale considerar esse caminho no momento de planejar os novos rumos da sua companhia.

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Resumindo

O que é M&A?

O termo significa Mergers and Acquisitions ou fusões e aquisições. Eles se referem à união ou compra de duas ou mais empresas.

Qual a diferença entre fusão e aquisição?

A fusão envolve a união de dois ou mais negócios, sempre de forma consensual. Na aquisição uma companhia compra outra, o que pode ser um processo amigável ou hostil.

Quanto tempo demora um processo de M&A?

Ele leva entre meses e anos para ser concluído, a depender da complexidade e do andamento das negociações entre as partes.

Como realizar M&A?

1. Estude o mercado
2. Realize o Valuation
3. Negocie o M&A
4. Faça a due diligence
5. Finalize a transação.

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