Valuation: saiba como calcular o valor da sua empresa

Existem diversos indicadores que demonstram a situação de uma empresa, servindo como base para a tomada de decisão dos gestores e, até mesmo, de investidores. Dessa maneira, é essencial conhecê-los e saber como calcular os resultados.

Nesse cenário, o valuation tem um papel fundamental, já que ajuda a entender o valor da empresa e verificar se os montantes pagos por investidores são adequados ao mercado. Porém, definir quanto vale um negócio costuma ser uma das principais dificuldades enfrentadas na gestão.

Diante disso, preparamos este conteúdo para esclarecer o conceito de valuation, a sua importância e como calcular. Ainda, você vai conferir algumas dicas para otimizar a gestão e aumentar o valor do seu negócio. Acompanhe!

O que é valuation?

O valuation é o termo em inglês utilizado para descrever o processo aplicado para estimar quanto vale uma empresa. Aqui, o objetivo é entender o valor intrínseco e o preço justo pela companhia. No entanto, ele tem bastante relação com a percepção de mercado, então não é uma metodologia exata, com fórmula única.

Existem diferentes estratégias que podem ser usadas para avaliar o indicador. Diante disso, é preciso compreender todo o processo e os seus objetivos ao aplicar a metodologia para conseguir definir a maneira correta de verificar o valuation e identificar o real valor da sua companhia, independentemente do custo das ações disponíveis no mercado, se for o caso. 

Outro ponto importante é que ele tenta trazer uma visão que considera o futuro da empresa, por meio de projeções feitas com análises dos indicadores da companhia e do próprio mercado. Logo, o resultado sofre oscilações ao longo do tempo, especialmente em empresas mais novas.

Um negócio que ainda está no início não tem tantos dados para que seja possível calcular o valor, o que traz mais variações no resultado e mais insegurança em relação aos resultados. Já as empresas consolidadas trazem mais informações, o que costuma trazer mais estabilidade para a análise realizada. 

Por fim, o preço encontrado ao aplicar o valuation também pode variar conforme os dados e a metodologia utilizada por quem faz a análise. Desse modo, ela deve ser utilizada com atenção, já que a aplicação real do resultado dependerá de como o cálculo foi desenvolvido e do contexto do mercado. 

Qual a sua importância para a gestão?

Um ponto essencial para a gestão de uma empresa é conseguir avaliar corretamente os resultados e o posicionamento no mercado. Nesse cenário, compreender qual é o preço justo da companhia e de suas ações para os investidores traz uma visão importante sobre a situação do negócio.

A metodologia permite explorar os pontos fortes, desenvolvendo os aspectos que colaboram com o melhor posicionamento da companhia no mercado. 

Por outro lado, ao perceber que ele não está tão valorizado quanto os gestores gostariam, é possível procurar as fraquezas, verificando os pontos que fizeram a avaliação ser mais baixa, e trabalhar estratégias que ajudem a melhorar o preço da empresa.

Em cenários de negociação de ações e participações na companhia, essa questão é ainda mais relevante. O processo de valuation é bastante utilizado pelo mercado financeiro na tomada de decisão sobre investimentos. Basicamente, os investidores avaliam isso, assim como outros indicadores, para entender se vale ou não a pena investir na empresa. 

Para a empresa, isso tem três impactos que merecem destaque. O primeiro é que entender o valor da companhia permitirá aos gestores realizar a negociação com maior segurança, já que existe uma compreensão maior sobre o seu preço justo e a perspectiva do mercado.

O segundo é a possibilidade de fazer comparações com outras startups . Se você tem dúvidas sobre como está o posicionamento do negócio no setor, vale fazer o valuation de companhias semelhantes. A prática auxilia a perceber a necessidade de melhorias ou quando a sua empresa se destaca. 

O terceiro é que manter um bom valuation ajuda a atrair investidores, já que esse é um dos critérios utilizados nas análises fundamentalistas, usadas para os investimentos com foco no longo prazo. 

Ou seja, a empresa pode conseguir melhores aportes quando consegue manter o indicador mais alto, então acompanhá-lo com frequência possibilita o desenvolvimento e aplicação de ações para otimizar os resultados. 

Margem de segurança em investimento

Também vale destacar que as próprias empresas podem ser investidoras. Assim, antes de entrar no mercado de ações ou adquirir participações societárias, calcular o preço justo ajudará a tomar decisões mais seguras. Investir em valuation mais altos costuma trazer uma margem de segurança maior ao investimento. 

Os aportes trazem riscos, então é comum buscar formas de fazer o manejo de riscos. Diante disso, ter boas margens ao escolher ações permite reduzir as incertezas envolvidas nos investimentos, além de possibilitar a pesquisa pelas opções mais rentáveis. 

Decisões na abertura de capital

A abertura de capital é o processo utilizado quando a empresa decide negociar as ações na bolsa de valores. Existem diversos requisitos que devem ser observados para lidar com as questões burocráticas, além de fazer uma análise detalhada do mercado para entender como é possível se posicionar da melhor forma e se o momento é o ideal para o processo.

A metodologia pode ser aplicada para isso, permitindo que os sócios verifiquem e avaliem com mais clareza o cenário. Com isso, há mais segurança ao fazer a primeira oferta pública das ações, conhecida no mercado como Initial Public Offering (IPO).

Outras utilidades

Além dos pontos citados, existem outros benefícios que demonstram a importância da metodologia para o negócio. A seguir, listamos de que forma o valuation pode ajudar a companhia, veja só:

  • Definição de preços para fusão, cisão ou aquisição;
  • Auxílio na liberação de financiamentos;
  • Melhorias na gestão do negócio ao fazer projeções;
  • Avaliação de custos do negócio, com definição de salários, pró-labore e distribuição de dividendos.

Quais são os tipos de valuation?

O valuation pode aplicar diferentes técnicas e metodologias, então é preciso conhecer os tipos existentes para conseguir identificar qual é o mais adequado para a empresa ou, até mesmo, desenvolver diferentes resultados para comparação. 

Fluxo de Caixa Descontado (FDC) ou Discounted Cash Flow (DCF)

Também conhecido como valuation pela renda, ele se baseia em fluxos de caixa projetados para indicar entradas e saídas da empresa, além dos resultados atuais. Ele permite avaliar o caixa em médio e longo prazo, além de fazer previsões dos ganhos em diferentes cenários.

Outro ponto é que avaliando o histórico em épocas e acontecimentos específicos, a análise permite identificar a sensibilidade da empresa nessas situações. Para possibilitar resultados consistentes, ela aplica uma taxa de desconto nas projeções, que considera os custos e os riscos do negócio. 

Valuation Contábil ou por ativos

Ele é mais utilizado como ferramenta complementar de avaliação. Nesse caso, o principal item considerado é o valor contábil, referente ao balanço patrimonial, e o de mercado, comparando com as companhias concorrentes. 

Por ser utilizado o patrimônio líquido da empresa, a análise pode ser um pouco superficial. Isso porque existem itens subjetivos, não materiais, que trazem valor para o negócio. Por exemplo, a própria marca ou a prestação de serviços influencia no preço, mas não é considerado no patrimônio líquido que foca nos ativos como imóveis, veículos, capital de giro e outros fatores. 

Múltiplos de Mercado

Também conhecido como valuation por cotação ou pelo mercado. Essa é uma técnica mais simples e que permite avaliações mais rápidas. Nesse caso, ela utiliza diversos múltiplos utilizados no mercado financeiro para entender a situação da empresa. Conheça os mais utilizados:

  • Valor de mercado da empresa;
  • Valor Patrimonial da Ação (VPA);
  • Preço / Valor Patrimonial da Ação (P/VPA);
  • Dívida/ Capital Social (Debt-Equity);
  • Preço/ Lucro (P/L);
  • Enterprise Value / Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EV/ EBITDA) ou Valor da empresa / Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização;
  • Retorno sobre Capital Social (ROE).

Como calcular o valuation?

O cálculo do valuation varia conforme a metodologia escolhida. Para auxiliar no processo, mostramos alguns pontos que devem ser considerados ao realizar o processo. Aprenda a seguir!

Pela renda ou FDC

Na avaliação focada no fluxo de caixa ou na renda, existem três etapas que podem ser observadas pelos empreendedores na hora de realizar o cálculo. Entenda quais são e como elas funcionam:

  • Projeção do fluxo de caixa, com o desconto dos gastos do montante recebido e considerando períodos futuros;
  • Definição da taxa de desconto, que visa representar a desvalorização que o dinheiro com o tempo;
  • Somar os resultados com os devidos descontos para encontrar o valuation

Em startups e empresas novas no mercado, a taxa de desconto utilizada por investidores para realizar o cálculo costuma ser elevada. Isso porque há maior exposição à oscilações e incertezas. Esse é um mecanismo usado para aumentar a segurança dos investimentos.

Nesse caso, ao utilizar essa metodologia, é importante ter um embasamento para defender os descontos aplicados perante investidores. Isso pode ajudar no convencimento sobre a aplicabilidade dos seus resultados. 

Pelo mercado

Aqui, o cálculo é feito em duas etapas. Primeiro, calcula-se o resultado para o indicador escolhido, como o P/PVA. Depois, é preciso encontrar companhias semelhantes e fazer o comparativo entre os múltiplos escolhidos

Nas empresas que já têm o capital aberto, negociando os papéis na bolsa de valores, é mais fácil obter informações necessárias para calcular cada indicador e fazer os comparativos. Nos demais casos, ele dependerá da disponibilidade de dados de cada companhia. 

Pelos ativos

Nesse caso, basta somar todo o patrimônio e ativos da empresa para entender a situação contábil da empresa. Pela limitação em relação às perspectivas, já que deixa de considerar outros fatores que influenciam no valor, ela é mais indicada para situações de crise e dificuldades. Isso porque esse será o valor obtido diante da liquidação do negócio. 

Quais os diferenciais do valuation para Startups?

O cálculo do valuation deve sempre considerar o tipo de empresa e os objetivos da avaliação. No caso das startups, existem algumas particularidades que podem ser observadas na metodologia.

Plano de negócios, ativos intangíveis, parceria, tamanho do mercado e outros fatores subjetivos ajudam a entender qual é o real valor da companhia. No entanto, todos os dados devem ser levantados com atenção, para que a visão obtida por meio da análise seja próxima da realidade.

Ademais, além das metodologias já explicadas, existem outras maneiras de obter o valuation de startups. A seguir, explicamos as 3 principais, conheça!

Total de ativos + lucro líquido

O cálculo é focado nas finanças de maneira geral, não só o patrimônio da empresa, tendo em vista que existem outras características que se convertem em retorno financeiro e trazem lucros para os gestores e investidores.

Para tanto, ele considera todos os ativos e soma o valor aos resultados obtidos em determinado período — o lucro líquido. Ele é bastante simples e considerado conservador, então é mais indicado para companhias menores e que ainda são novas no mercado.

Base Zero

Esse método busca identificar qual seria o valor necessário para iniciar uma empresa do zero e atingir as características da companhia avaliada. Assim, os gestores ou investidores precisam avaliar qual seria o aporte necessário para replicar o negócio.

Basicamente, ele soma todos os investimentos realizados para a criação e manutenção do negócio. O resultado seria o capital exigido para empreender e traz um indicativo sobre o valor de mercado.

Venture Capital

O Venture Capital é uma modalidade de investimento que visa fazer aportes em negócios visando o crescimento da companhia e a valorização das ações, com a posterior saída da companhia. Ele é bastante comum nas startups e pode ser utilizado como metodologia de valuation.

Nesse caso, o objetivo é identificar qual é o potencial de lucro que o investidor teria com a empresa em médio e longo prazo. Assim, ele é usado como meio de convencimento para conseguir aportes. Para esse cálculo, existem  algumas informações essenciais:

  • O valor que será investido;
  • A estimativa de faturamento anual;
  • Projeção de receita para o ano de resgate (saída da operação);
  • Margem líquida projetada para o mesmo período considerado no resgate. 

Como melhorar a gestão financeira da empresa?

Foi possível perceber que o valuation é influenciado pela gestão financeira da empresa. Logo, se o objetivo é melhorar a avaliação, é fundamental investir em boas práticas relacionadas às finanças. No entanto, essa tarefa pode trazer algumas dificuldades, especialmente para entender quais são as estratégias mais relevantes.

A seguir, listamos algumas das principais dicas para empresas que desejam otimizar a gestão financeira e, também, melhorar o valuation. Confira!

Tenha ferramentas adequadas

O ponto de partida é a organização financeira da empresa, o que exige a criação de processos para controlar entradas e saídas, fazer projeções e obter relatórios completos. Para isso, é fundamental ter boas ferramentas voltadas para gestão.

Existem diversos tipos de softwares disponíveis para realizar a tarefa, que podem ser focados apenas no controle financeiro ou oferecer mais funcionalidades integradas. 

Portanto, avalie as alternativas para encontrar a que oferece o melhor custo-benefício, considerando as vantagens que ela pode trazer para a empresa.

Outro ponto importante é ter ferramentas que permitam armazenar e interpretar dados que serão utilizados para verificar as métricas. Como vimos, existem vários indicadores que podem ser aplicados na análise de investimentos, então vale contar com sistemas que ajudem nessa avaliação.

Faça análises frequentes

Outra dica é incluir as análises dos resultados, do valuation e outros indicadores financeiros na rotina empresarial. Um erro comum é fazer isso apenas nas situações em que é obrigatório, como diante do cumprimento de obrigações legais ou solicitações de investidores.

Estabeleça uma frequência que permita identificar variações e adotar medidas para solucionar eventuais problemas. Isso também ajuda a antecipar essas ocorrências, pois permite encontrar padrões de comportamento. Logo, ficará mais fácil manter uma gestão estruturada e obter melhorias no orçamento. 

Também é necessário acompanhar o capital de giro, a fim de manter valores suficientes para arcar com as contas e fazer a manutenção do negócio. Por isso, o controle deve abranger processos produtivos, cobranças, prazos de pagamentos e outros fatores. 

Acompanhe as concorrentes e o mercado

O valuation tem uma grande relação com a visão do mercado e a posição de outras empresas semelhantes. Com isso, fica fácil perceber que acompanhar as concorrentes de setor, porte e serviços, assim como as oscilações na economia, é fundamental para bons resultados. 

A prática ajuda a evidenciar os pontos fortes e fracos, indicando questões que devem ser trabalhadas pela companhia para conquistar posições no mercado ou crescer. Os dados levantados podem ser usados para complementar as análises citadas no tópico anterior. 

Conte com parcerias que ajudem a otimizar custos

Como diversos fatores considerados nas metodologias de valuation consideram o lucro obtido, é preciso encontrar maneiras de reduzir despesas, sem que isso afete a qualidade dos produtos ou serviços. Reavaliar processos, inovar na tecnologia e terceirizar algumas atividades são práticas comuns. 

Porém, no cenário empresarial, as importações e exportações são frequentes, o que torna importante saber as melhores maneiras de enviar ou receber dinheiro do exterior. Para isso, a nossa dica é contar com uma plataforma especializada.

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A Remessa Online é uma plataforma para realizar transferências internacionais, prestando suporte para pessoas físicas e jurídicas, além de soluções específicas para startups. 

A conversão da moeda é feita considerando o câmbio comercial e as taxas cobradas são a partir de 1,3%. Ademais, o IOF é de 0,38% apenas nas transações com terceiros.

Dessa maneira, é possível reduzir os custos envolvidos em tarifas e taxas referentes ao pagamento de importações ou recebimento das exportações, o que aumenta a lucratividade do negócio. Sem dúvidas, isso ajudará na melhora da gestão financeira. 

Pronto! Como foi possível notar, o valuation é uma metodologia importante para entender o preço justo do negócio e auxiliar na tomada de decisões. 

Ainda, ele é bastante utilizado pelos investidores, então é fundamental acompanhar os resultados da sua companhia para adotar estratégias que melhorem o resultado. Esperamos que este guia ajude na implementação desse processo na sua empresa. 

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Resumindo

O que é valuation?

É um processo utilizado para estimar o valor de uma empresa, o seu preço justo. Ele considera a percepção do mercado e as perspectivas do negócio.

Qual a importância?

Ele  traz uma visão ampla para a empresa sobre o seu posicionamento no mercado e valor. Ademais, é um indicador fundamentalista bastante utilizado pelos investidores ao decidir sobre os aportes financeiros. Portanto, empresas que tenham participações negociadas precisam buscar um bom resultado. Outros benefícios são:
Suporte na abertura de mercado;
Melhores decisões na abertura de capital;
Aprovação de financiamentos;
Decisões em fusões, aquisições e cisões;
Auxílio na gestão financeira. 

Quais são os tipos de valuation?

As principais metodologias são:
Fluxo de Caixa Descontado (FDC) ou Discounted Cash Flow (DCF), ou valuation pela renda;
Valuation Contábil ou por ativos;
Múltiplos de Mercado ou cotação, ou valuation pelo mercado.


Como calcular o valuation?

O cálculo depende da metodologia escolhida:
Pela renda ou FDC: é preciso projetar o fluxo de caixa, definir a taxa de desconto e calcular os resultados já descontados;
Pelo mercado: é preciso escolher um múltiplo e fazer o comparativo da sua companhia com outras para uma visão mais realista;
Pelos ativos: ela soma o patrimônio líquido da empresa para verificar os ativos, sendo mais usada durante crises e dificuldades. 

Quais os diferenciais no valuation de startups?

Nas startups, existem mais 3 maneiras interessantes de calcular o valuation. São elas:
Total de ativos + lucro líquido;
Base zero;
Venture capital.

Como melhorar a gestão financeira da empresa?

O valuation tem ligação com a gestão financeira, já que influencia os resultados do negócio. Confira algumas dicas para melhorar os resultados:
Tenha ferramentas adequadas;
Faça análises frequentes;
Acompanhe as concorrentes e o mercado;
Conte com parcerias que ajudem a otimizar custos.

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