Metodologia valuation: o que é e como utilizar na sua empresa

Todo empreendedor que esteja pensando em vender o seu negócio, ou está à procura de novos investidores, precisa determinar qual o valor de sua empresa. Nesse caso, a metodologia valuation pode fazer uma avaliação da empresa para determinar o seu valor de mercado. 

Acompanhe o artigo abaixo para entender o que é a metodologia valuation e conheça alguns métodos de cálculos para usar em sua empresa. Confira!

O que é a Metodologia valuation

Podemos definir a Metodologia Valuation (avaliação de empresas) como um processo pelo qual o valor econômico de uma empresa é determinado.

Existem diferentes abordagens para avaliar o valor de uma empresa mas, geralmente, cada método envolve uma avaliação completa e objetiva de cada parte do negócio. Os cálculos da Metodologia valuation normalmente incluem  o valor de equipamentos, estoque, propriedade, ativos líquidos e qualquer outra coisa de valor econômico que a empresa possui.

Outros fatores que podem ser considerados são sua estrutura de gerenciamento, evolução do negócio, lucros projetados, preço das ações, receita e muito mais.

Qual a sua importância?

Nesse sentido, a metodologia Valuation pode ser usada para determinar o valor justo de uma empresa por uma série de razões como:

  • Venda do negócio;
  • Para fundir ou adquirir outra empresa;
  • Para pagar os impostos corretamente;
  • Ao procurar financiamento de negócios ou investidores nacionais e estrangeiros;
  • Para estabelecer as porcentagens de propriedade de cada sócio;
  • Ao adicionar acionistas;
  • Para processos de separação;
  • Para certos fins fiscais. 

Desse modo, essa avaliação é muito importante para todos os envolvidos em uma negociação. Para o empreendedor, a metodologia Valuation oferece um argumento para uma negociação justa. Startups, principalmente, usam esse método visto que a captação de investimentos faz parte de seu modelo de negócios.

Já para os investidores, a avaliação permite encontrar boas oportunidades de negócios proporcionadas pelo mercado. Ou seja, empresas bem administradas, rentáveis ​​e eficientes. Também ajuda a evitar armadilhas como preços altos devido à especulação.

Métodos de cálculos

Como já mencionado anteriormente, existem diferentes métodos para calcular o Valuation de uma empresa. Geralmente, a melhor abordagem dependerá do motivo pelo qual a avaliação é necessária, do tamanho do negócio, do seu setor e de outros fatores.

Growth Hacking: o que é e como usar a estratégia no seu negócio.

Avaliação do valor de mercado

O primeiro método muito comum é a avaliação de valor de mercado. Ele determina o valor do negócio comparando-o a empresas semelhantes. Sendo assim, esse método funciona apenas para empresas que podem acessar dados suficientes de mercado sobre seus concorrentes. Por isso, ele é impreciso e pouco eficaz para atrair investidores. 

No entanto, esse método pode ser usado como uma boa abordagem preliminar para obter uma compreensão do que o negócio pode valer. 

Método de avaliação baseado em ativos

Esse modelo de abordagem considera o valor total do ativo líquido de um negócio menos o valor do passivo total, de acordo com o seu balanço patrimonial. Além disso, existem duas maneiras principais de abordar a avaliação de negócios baseados em ativos:

  • Preocupação –  empresas que planejam continuar as operações (ou seja, não liquidam) e não vendem imediatamente nenhum de seus ativos, devem usar métodos de continuidade de negócios para conduzir avaliações de negócios baseadas em ativos. A fórmula leva em consideração o patrimônio líquido atual da empresa, ou seja, seus ativos menos passivos. 
  • Valor de liquidação – baseia-se no pressuposto de que o negócio está encerrado e seus ativos serão liquidados. Nesse caso, o valor é baseado no caixa líquido que existiria se o negócio fosse encerrado e os ativos fossem vendidos. Com essa abordagem, provavelmente o valor  dos ativos de uma empresa será menor que o normal porque o valor de liquidação muitas vezes equivale a muito menos do que o valor justo de mercado.
10 indicadores financeiros para medir a evolução de um negócio.
A metodologia valuation oferece diferentes tipos de métodos.

Método de avaliação baseado em ROI

Um método de avaliação de negócios com base no ROI avalia o valor de uma  empresa com base em seu lucro e que tipo de  retorno sobre o investimento  (ROI) um investidor poderia receber.

Porém, um bom ROI  depende, em última análise, do mercado, e é por isso que a avaliação do negócio é tão subjetiva. Assim, com essa abordagem, geralmente será preciso de mais informações para convencer um investidor ou comprador do resultado. 

Confira também:
Como calcular e controlar o fluxo de caixa da sua empresa.

Multiplicador de lucro

O método Multiplicador de lucro determina o valor de uma empresa por seu potencial de lucro no futuro. Ele pode ser usado para obter uma imagem mais precisa do valor real de uma empresa, uma vez que os lucros de uma empresa são um indicador confiável de seu sucesso. 

Nesse modelo, os lucros futuros são ajustados em relação ao fluxo de caixa que poderia ser investido na taxa de juros atual durante o mesmo período. 

Método de fluxo de caixa descontado (DCF)

O método DCF é baseado em projeções de fluxos de caixa futuros, que são ajustados para obter o valor de mercado atual da empresa. A principal diferença entre o método do fluxo de caixa descontado e o método do multiplicador de lucro é que ele leva em consideração a inflação para calcular o valor atual.

Valor contábil

Por fim, este método calcula o valor de um negócio observando o seu balanço patrimonial. O valor contábil é obtido subtraindo o passivo total de uma empresa de seus ativos totais e esse valor representa o valor do seu negócio. 

Isto é, a abordagem do valor contábil pode ser particularmente útil se sua empresa tiver lucros baixos, mas ativos valiosos.

A melhor escolha pode ser uma combinação

Agora, você pode estar se perguntando: qual a melhor forma de calcular a Metodologia Valuation? A resposta é: Depende! 

Isso mesmo, para cada empresa é recomendado um método de cálculo. Além disso, o motivo da avaliação também é muito importante. Para muitas empresas, alguma combinação de métodos de avaliação de negócios será a maneira mais justa de definir um preço correto. 

Gostou de conhecer a metodologia Valuation? Acompanhe nosso blog para ficar para receber outras dicas. 

Related posts

Recuperação judicial: o que é e como funciona?

S&P 500: o que é e como funciona esse índice norte-americano

Stock Options: o que é e como funciona o modelo de incentivo