Mercado Acionário: o que é, vantagens e riscos

Você sabe o que é mercado acionário? Entender sobre esse assunto pode te ajudar a ter uma fonte de renda para toda a vida. Saiba mais neste artigo!

Mercado-Acionário-o-que-é-vantagens-e-riscos

Aplicar o dinheiro em algo que vai retornar com bons lucros é o desejo de muitas pessoas, principalmente aquelas que ainda guardam dinheiro na poupança. Embora seja considerada uma forma de guardar dinheiro com segurança, o retorno dessa ação é bem baixa e depende de um longo período parado ali. Bem diferente do mercado acionário.

O mercado de ações é um ambiente mais dinâmico, onde é possível ganhar muito dinheiro, mas o risco de perder também é grande. Se você ainda não investe, mas tem interesse em saber quais são as vantagens e os riscos do mercado acionário, acompanhe este conteúdo. Nele, explicaremos tudo isso para você. Confira!

O que é o mercado acionário?

Mercado acionário é um ambiente público onde as empresas de capital aberto negociam títulos mobiliários, imobiliários e frações de seu patrimônio. As negociações de compra e venda acontecem na bolsa de valores ou nos mercados de balcão.

Toda essa movimentação, que acontece no mercado financeiro e de capitais, são influenciadas por mudanças na política, na economia e no dia a dia de grandes empresas. Isso envolve todos os países que são influentes no mercado mundial.

A dinâmica no mercado acionário é bastante semelhante com a de uma feira. Se você já esteve em uma, deve ter reparado que em dado momento os feirantes começam a anunciar as quedas nos preços de suas mercadorias. Por alguns anos, o mercado financeiro atuou dessa forma, dentro dos pregões.

Os operadores anunciavam as ações e ficavam no telefone, comprando e vendendo. Hoje, todo o processo acontece digitalmente, não há mais a dinâmica e nem o pregão presencial. No entanto, é preciso continuar de olho em como as ações estão oscilando para fazer as escolhas mais acertadas.

Quando um investidor compra uma ação é porque ele fez uma análise do cenário e acredita que aqueles papéis, como são chamadas, vão valorizar no futuro.

A venda também é uma oportunidade, pois quando os papéis estão em alta, é possível ter o retorno esperado. No Brasil, as operações de compra e venda acontecem na B3, a bolsa de valores do país.

Quais são as vantagens de investir na bolsa de valores?

Investir em ações pode ser um grande negócio. Há pessoas no mundo todo que vivem com os rendimentos obtidos do mercado acionário e conseguem obter bons lucros. Principalmente, quando as aplicações são feitas pensando no longo prazo.

Veja abaixo quais são as principais vantagens de investir no mercado de ações:

  • Grande potencial de rentabilidade do mercado – bem maior do que a da renda fixa, por exemplo;
  • Permite diversificar a carteira de negócios, pois o investidor tem acesso à ações de diferentes setores e tipos;
  • Liberação do Imposto de Renda, em alguns casos – quem investe em renda variável por conta própria, não usa os fundos, não precisa recolher IR de lucros de até R$ 20 mil.

Além disso, fazer o dinheiro girar pode proporcionar rendimentos variáveis e até fixos para o investidor, enquanto que outros fundos de reserva não são tão interessantes para quem quer ganhar mais.

Principais riscos do mercado acionário

Embora as vantagens de investir no mercado de ações sejam bastante interessantes, não podemos descartar os riscos, que são grandes. Nesse aspecto, o principal risco é a perda de dinheiro, que pode ser considerável.

Casos de pessoas que investiram muito dinheiro ou todo dinheiro que tinham e perderam tudo não são exceções. Pelo contrário, isso é bem fácil de acontecer com quem não estuda o mercado, não avalia o cenário econômico e político, não acompanha as oscilações das ações das empresas e, principalmente, com quem se arrisca muito.

Antes de começar a investir e, mais do que tudo, antes de injetar altos valores, avalie o histórico da empresa e seu desempenho na bolsa de valores. Vir de um histórico positivo não atesta que assim se manterá. Passe a estudar e acompanhar mais o mercado acionário e os riscos serão menores.

Quer saber mais sobre o mercado de ações? Acompanhe os conteúdos aqui do blog!