Morar na França: tudo que você precisa saber

Muitas pessoas têm como objetivo de vida morar em outro país. Os motivos são os mais variados: ter residência fixa e definitiva, fazer um intercâmbio, procurar novas oportunidades de trabalho, entre outros. Esse é um sonho possível, mas exige planejamento e atenção para que não resulte em problemas ou imprevistos.

Os destinos são variados, mas um desejo recorrente é morar na França. O país europeu é bastante atrativo por sua cultura, além de ser bastante conhecido devido ao turismo. Mas vale a pena conhecer todos os detalhes para entender se é o destino ideal e planejar a sua mudança.

Pensando nisso, preparamos este guia completo respondendo as principais questões sobre como morar na França. Continue lendo e se informe!

Como é o processo de mudança para a França?

A ideia de morar na França é atrativa para muitas pessoas pela qualidade de vida. A segurança no país merece destaque, fazendo com que as pessoas se sintam protegidas e consigam aproveitar melhor o dia a dia. Circular pelas ruas a pé, por exemplo, não gera tanto medo a respeito de assaltos e outros problemas.

Apesar de não ser o local mais seguro da Europa, em um comparativo com o Brasil, o país consegue se destacar. A saúde, mesmo que não seja gratuita, tem alta qualidade e custos mais acessíveis do que aqui. Ainda, a educação se destaca e o ensino superior atrai cada vez mais estrangeiros que desejam se destacar profissionalmente.

Entretanto, é preciso ter um bom planejamento para que o processo de mudança tenha sucesso. O primeiro é determinar qual é o seu objetivo para se mudar para o país: estudar, trabalhar, empreender etc. Outro ponto é escolher a localidade, que afeta nas oportunidades e no custo de vida.

Se a ideia é trabalhar, procure propostas de emprego e estude as áreas mais promissoras para direcionar o seu currículo. Ainda assim, você deve estudar todo o processo exigido em relação à documentação, que pode ter algumas etapas bastante burocráticas. O visto, por exemplo, é fundamental.

Como você viu, são vários detalhes que devem ser observados. Então, nos próximos tópicos, explicaremos os principais pontos que você deve avaliar ao planejar a sua mudança.

Como é a receptividade em relação aos estrangeiros no país?

O Brasil é conhecido pela receptividade e hospitalidade com turistas, com abertura para conversar com diferentes pessoas com facilidade. Nesse ponto, a mudança pode trazer alguns impactos maiores. Os franceses são conhecidos por ser mais frios ou fechados.

Não se trata de uma receptividade em relação aos estrangeiros necessariamente, e nem todos os franceses agirão dessa forma. Porém, é preciso ter em mente que não haverá a hospitalidade e a mesma facilidade para conversar que é possível encontrar em pontos turísticos do Brasil.

Morando lá, o fato é que você vai se deparar com vários perfis de pessoas e atendimentos nos serviços. Muitos falam inglês, facilitando a adaptação, já que a língua é mais difundida que o francês. Ainda, é possível encontrar brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, que podem ajudar a criar laços e conhecer melhor o país. 

No entanto, também é importante estar preparado para lidar com quem tem um perfil mais fechado, como falar apenas o francês e, até mesmo, não ter uma receptividade tão grande com estrangeiros. De todo o modo, isso não prejudica a qualidade de vida para os brasileiros que decidem morar na França.

O povo nativo também preza pela educação e cortesia, então mesmo que você ainda não seja fluente na língua, vale a pena aprender algumas palavras básicas em francês. Temos 3 que são fundamentais:

  • 1. Bonjour (olá);
  • 2. S’il vous plait (por favor);
  • 3. Merci (obrigado).

Quais são os vistos necessários para morar no país?

Um dos pontos essenciais sobre como morar na França é a obtenção do visto. Se você tem cidadania em algum país da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu ou da Suíça, não precisa de visto ou autorização de residência. Nos demais casos, é essencial obter o documento com longa duração, conforme o objetivo da mudança. 

Conheça os principais:

  • Para estudos: essa autorização tem duração máxima de um ano e permite a realização de cursos no país. Ela pode ser renovada ano a ano para garantir a permanência durante todo o período necessário até a conclusão:
  • Para empreendedores: pelo programa French Tech Visa, que facilita o processo, o visto é voltado para profissionais da área tecnológica que sejam fundadores de startup, investidores ou empregados. Nos demais casos também é possível, mas o processo é mais burocrático. 
  • Para trabalho: esse deve ser obtido por quem deseja trabalhar no local e precisa ser solicitado com a apresentação do contrato de trabalho ou de uma carta convite para o emprego;
  • Para pesquisadores científicos: quem trabalha com pesquisa científica pode buscar o país pelas oportunidades acadêmicas. Ele é voltado para quem deseja cursar o pós-doutorado na região.

Ainda existem outros, como o para cônjuge francês, visitantes, visto de férias e trabalho, entre outros. Caso tenha dúvidas sobre o procedimento, consulte o consulado

Documentação exigida para o visto

A documentação para o visto varia conforme o tipo que será solicitado. Mas existem alguns procedimentos que são padronizados, com documentos exigidos em todos os tipos. 

Veja só:

  • Formulário de visto preenchido, conforme a modalidade necessária;
  • Certidão de nascimento ou casamento atualizadas;
  • Passaporte com data de validade vigente;
  • 2 fotografias coloridas, sem datas, medindo 3,5×4,5cm;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de hospedagem.

Quando chegar ao país, é preciso ter atenção, pois são exigidos alguns procedimentos adicionais. É preciso ir no Office Français de l’Immigration et de l’Intégration (OFII) para regularizar o visto, em até 3 meses. 

O imigrante precisará preencher um formulário e apresentar alguns documentos adicionais, que serão recebidos na entrevista do consulado. Sem essa etapa, você não poderá concluir o processo para morar legalmente no país. 

Quais são as cidades que contam com comunidades brasileiras?

Existem brasileiros morando em diversas cidades da França, assim como pessoas de outras nacionalidades. No entanto, algumas localizações se destacam pelo volume de pessoas do Brasil. Confira as principais:

Paris

A capital da França não poderia ficar de fora da lista. Ela é um destino procurado pelos seus diversos diferenciais históricos e culturais, além da própria tradição. Ainda, há muitas oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional. No entanto, é preciso considerar os custos, que podem ser mais elevados na região. 

Lyon

Lyon fica próxima aos Alpes é conhecida como a capital gastronômica e ainda se destaca pelas diversas multinacionais. Por isso, conta com muitos imigrantes com foco no mercado de trabalho. 

São cerca de 500 mil habitantes, sendo a terceira maior do país, com muitos destaques sobre cultura, economia e qualidade de vida. Mesmo sendo grande, a cidade tem ares de cidade pequena e é considerada bastante segura. 

Marseille

Localizada no sul do país, é a segunda cidade mais populosa e a mais antiga da França. Por isso, ela tem um grande patrimônio histórico.  

Além disso, ainda se destaca pela diversidade cultural e a maior receptividade em relação a turistas e estrangeiros. Para quem gosta de praia, a cidade conta com cenários lindos para curtir o verão. 

Toulouse

Também conhecida como a Cidade Rosa, ela atrai muitos estrangeiros por sua diversidade cultural. Com diversas universidades, também existem várias oportunidades de trabalho. Isso pode torná-la mais atrativa para quem busca fixar residência na França. 

Montpellier

Ao sul da França, próxima à fronteira com a Espanha, Montpellier conta com vários diferenciais históricos e apresenta um crescimento mais acelerado nos últimos anos. Com isso, começou a atrair mais estrangeiros para o local. Os seus destaques são a infraestrutura, a qualidade de vida e a maior receptividade na cidade.

Ainda, existem opções, como Angers, Estrasburgo, Nice, entre outras. Contudo, vale lembrar que comparada ao Brasil, a França tem um território pequeno e mais facilidade para transporte. Assim, você conseguirá visitar diversos locais de seu interesse sem grandes dificuldades. 

Quais são os custos médios para morar na França?

Um dos principais pontos que deve ser observado ao planejar a mudança é o custo de vida, para determinar se a renda obtida ou a reserva financeira são suficientes para garantir uma estadia confortável e segura. Como em qualquer localidade, os valores necessários dependem muito das escolhas feitas pela família.

Padrão de moradia, hábitos de consumo e rotina são fatores que podem tornar os valores mais elevados ou proporcionar economia. Aqui, um ponto importante é que o custo de vida não é tão baixo. Em média, ele supera o dos Estados Unidos em cerca de 15%, especialmente em regiões centrais de Paris.

No entanto, como vimos, existem outras cidades ou regiões da capital que oferecem custos mais baixos. Portanto, é preciso fazer uma análise específica da sua região para ter um planejamento mais detalhado. Porém, preparamos uma lista com as principais despesas e o gasto médio necessário. Acompanhe!

Moradia

O aluguel é uma das principais despesas quando se pensa em mudança, afinal, a moradia é indispensável e precisa atender às suas necessidades em relação aos cômodos, espaço e localização. Os valores médios variam de 500 EUR até 1.300 EUR, isso considerando número de quartos e localização. 

Dependendo do seu objetivo com a viagem e o orçamento disponível, vale procurar quartos em casas de família ou, até mesmo, pessoas que desejam dividir um imóvel. Isso pode ajudar a reduzir os custos, especialmente na fase de adaptação ao novo país.

Caso os planos sejam a longo prazo ou você tenha interesse em manter imóveis como investimento caso deixe de morar na França, a compra também é uma opção. Porém, o custo do metro quadrado é um pouco elevado: em regiões centrais, o custo é de cerca de 6.000 EUR, enquanto nas mais afastadas ele fica em torno de 3.700 EUR. 

Despesas recorrentes

Existem vários custos recorrentes que estão relacionados à moradia, como energia elétrica, água, gás, aquecimento e telefonia. Um casal costuma gastar uma média de 150 EUR nessas despesas, mas do mesmo modo que acontece no Brasil, eles podem ser mais elevados ou menores conforme os seus hábitos de consumo.

Alimentação

Outra despesa essencial é a alimentação. Certamente, é possível aumentar ou reduzir custos conforme os hábitos, como comer em restaurantes ou dar preferências para refeições caseiras. Em Paris, cerca de 400 EUR por mês é suficiente para arcar com custos no supermercado, e o valor pode diminuir em outras regiões.

Porém, ao planejar o orçamento vale sempre deixar uma margem para comprar outros produtos e fazer refeições fora de casa. Assim, você terá mais tranquilidade no dia a dia para lidar com a rotina e a alimentação.

Saúde

O sistema de saúde pública no país não é gratuito, mas oferece um reembolso em relação às despesas. Ele varia entre 70% e 100% dos gastos. Além disso, é possível ter um seguro-saúde que faz o pagamento do que não for possível receber do governo. Entretanto, os custos com consultas não são tão elevados, a partir de 25 EUR. 

Transporte

O transporte público no país é de alta qualidade, com ônibus, trens, metrôs e bicicletas. Inclusive, é bastante comum que seja possível viver sem carro nas grandes cidades, o que pode reduzir os seus custos mensais. 

No entanto, as tarifas variam conforme a cidade, que pode ter planos para uso diário, mensal e anual, além de descontos para situações específicas. O custo de um passe mensal, que permite o uso ilimitado dos recursos, costuma ser de 50 EUR, aproximadamente.

Lazer

Ainda, é importante ter momentos de lazer para aumentar a qualidade de vida e aproveitar os diferenciais que a França proporciona, não é mesmo? São várias opções, com diversos perfis de valores. 

Nesse caso, vale pesquisar os passeios que você deseja fazer antes da viagem e calcular o valor médio. O fundamental é ter um dinheiro reservado para essas atividades — geralmente, entre 10% e 20% do restante dos custos. 

Assim, o valor total necessário fica em torno de 1.500 EUR. Ainda, é preciso ter atenção a custos adicionais com compras necessárias (roupas, móveis etc.), cursos e educação, restaurantes e outras práticas que podem fazer parte da rotina. 

Porém, é possível encontrar informações detalhadas para montar um orçamento completo para o seu perfil. 

Quais são as oportunidades do mercado de trabalho?

Primeiro, vale falar sobre o salário mínimo na região. Em 2021, o valor por hora foi fixado em 10,15 EUR, o que traz  um total mensal de 1.539,40 EUR. Aqui, vale relembrar que a média da jornada de trabalho na França é de 35 horas semanais. 

Existem oportunidades em diversos setores para quem deseja trabalhar e morar na França. Os profissionais de tecnologia são bastante procurados, incluindo:

  • Engenheiros de softwares;
  • Desenvolvedores;
  • Engenheiros eletrônicos;
  • Analistas de TI;
  • Gerentes de engenharia.

Outras áreas com várias oportunidades no mercado são a contabilidade, a engenharia de produção e atividades na indústria química. O setor de pesquisas médicas e laboratoriais também faz sucesso e pode ser interessante para quem tem qualificações na área. Porém, é possível encontrar oportunidades em outras áreas.

Para quem não tem formação, opções como trabalhos de babá, diarista, atendente em restaurantes e deliverys são recorrentes. Com Uber Eats e outros aplicativos, muitos imigrantes encontram oportunidade para obter renda. 

Quais são as oportunidades para universidades?

A educação na França é outro diferencial do país. Com alta qualidade e várias instituições, muitos desejam fazer graduação, especialização e outros cursos. Nesse caso, o processo para regularizar a situação exige o acesso à plataforma Campus France.

Para quem ainda não tem a carta de aceite de alguma instituição, o processo da plataforma pode indicar oportunidades abertas para facilitar a realização do objetivo de estudar na França. Outra possibilidade são os cursos no Brasil que contam com parcerias nas universidades francesas. Assim, é possível cursar alguns módulos ou períodos no país. 

O estudante ainda pode conseguir bolsas e programas que ajudem a quitar os custos referentes aos estudos. Se isso não for possível, é preciso avaliar as despesas. Em 2019, a anuidade de um mestrado custou cerca de 4.000 EUR. 

Qual é a relação do euro com o real?

A França faz parte dos países que utilizam o euro como moeda oficial. Desse modo, entender a relação dela com o real, cotações e variações é importante para o planejamento financeiro. Mesmo que você tenha planos de trabalhar e obter renda no país, os valores existentes no Brasil são necessários.

A moeda costuma ter uma cotação acima do dólar, o que exige mais atenção dos brasileiros. Em 2020, ela teve uma grande valorização em relação ao real. No mês de janeiro de 2020, a cotação ficou em torno de R$ 4,60. Porém, em janeiro de 2021 ela se manteve próxima a R$ 6,60.

Com isso, é preciso fazer a conversão da moeda e ainda considerar as taxas aplicadas para enviar o dinheiro ao exterior, a fim de determinar quanto você tem disponível para arcar com o custo de vida na região. 

Como enviar dinheiro para a França antes da mudança?

Para morar na França é necessário ter disponibilidade financeira para arcar com alguns custos. Portanto, é necessário saber como levar dinheiro para o país. 

Você pode fazer a troca da moeda em casas de câmbio ou utilizar o cartão de crédito, débito ou pré-pago internacional. No entanto, as taxas costumam ser mais elevadas: no cartão, o IOF é de 6,38%.

Considerando que com o objetivo de estabelecer moradia, vale ter uma conta bancária na região, o uso de uma plataforma para a remessa internacional pode ser uma solução mais atrativa.

Isso porque ela faz a transação com custos mais baixos do que outras instituições financeiras, que costumam lucrar na aplicação do câmbio e cobrar outras taxas elevadas.

Para tanto, você pode contar com a Remessa Online. Utilizamos o câmbio comercial e taxas a partir de 1,3%, trazendo custos mais atrativos. Ainda, o IOF é reduzido: 1,1% para uma conta de sua titularidade ou 0,38% para terceiros. O dinheiro é disponibilizado na conta destino em até um dia útil, proporcionando segurança e agilidade. 

Pronto! Com esse guia completo sobre como morar na França, ficará mais fácil planejar a sua viagem e ter mais tranquilidade ao viver em um novo país. Não se esqueça de pesquisar os detalhes sobre a região em que você deseja ficar para ter mais segurança em relação ao custo de vida e outros itens importantes para se organizar.

Gostou desse conteúdo? Quer mais dicas sobre a França? Confira um conteúdo completo sobre como comprar um imóvel no país!

Resumindo

O que observar ao se mudar?

O planejamento precisa considerar diversas questões, como objetivo, região de moradia, como será feita a mudança e como ficarão os seus itens no Brasil, se for o caso. Ainda, a organização financeira e o orçamento são essenciais para não sofrer com imprevistos e outros problemas. 

Qual é o visto necessário?

O visto deve ser adequado ao motivo da viagem, como trabalhar, estudar ou empreender. Para morar, é preciso conseguir os vistos de longa duração. 

Como obter o documento?

O visto é obtido no consulado apresentando a documentação específica para o tipo de visto. Ao chegar no país, há um prazo de 3 meses para regularizar a estadia no OFII.

Qual o custo de vida?

O custo de vida para um casal gira em torno de 1.500 EUR. Porém, ele varia bastante conforme o padrão de vida, a localização e os hábitos dos moradores.

Como é o mercado de trabalho?

Existem oportunidades em diversas áreas, mas o setor de tecnologia e pesquisa se destacam. Ainda, é possível trabalhar com delivery, em restaurantes e outras colocações que não exigem curso superior.

E as universidades?

Para estudar na França é importante fazer o processo da plataforma campus France. Ela também pode ajudar estudantes sem carta de aceitação a conseguir oportunidades.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar