Node.js: descubra tudo sobre a linguagem e suas aplicações

O Node.js pode ajudar a construir aplicações web de maneira mais prática e ágil, graças à sua estrutura single-threaded. Esse e outros motivos têm feito grandes empresas usarem o recurso.

Quem atua na área de Tecnologia da Informação e Programação, principalmente como desenvolvedor, provavelmente já ouviu falar sobre o Node.js, não é mesmo? Entretanto, se a resposta for negativa, saiba que você deve conhecê-lo urgentemente!

Isso porque essa tecnologia, apesar de ser relativamente recente, já tem sido aderida por grandes empresas internacionais, como LinkedIn, Uber, NASA, Walmart e Netflix. Por isso, para angariar boas oportunidades profissionais em companhias renomadas como as citadas, é crucial conhecer o Node.js e suas aplicações.

Sendo assim, preparamos este conteúdo, que vai ajudar você a descobrir tudo sobre essa tecnologia e te ensinar como é possível se destacar no mercado tendo esse conhecimento. Portanto, prossiga a sua leitura!

O que é Node.js?

O Node.js é uma tecnologia usada para executar o JavaScript server-side. Isso quer dizer que ele permite a execução da linguagem JavaScript fora do navegador.

Nesse sentido, com essa tecnologia, é possível construir diversas aplicações Web, como websites, APIs e microsserviços. Convém mencionar, ainda, que todas essas criações são potentes, escaláveis e com alto rendimento.

Portanto, pode-se dizer que a principal finalidade do Node.js é acelerar o desempenho de aplicações, seja nos sistemas Windows, Mac ou Linux. Além disso, saiba também que o seu código é aberto, o que permite a colaboração de uma comunidade ativa para que a tecnologia possa sofrer constantes melhorias.

Como surgiu o Node.js?

O Node.js foi criado em 2009 pelo pesquisador Ryan Dahl, quando este percebeu as falhas de processamento nos navegadores, aliadas à sua baixa performance, muitas vezes ocasionada pela sobrecarga de requisições.

Nesse sentido, o especialista entendeu que era necessário criar um ambiente de execução para o JavaScript que atendesse às reais necessidades e demandas dos usuários, principalmente pelo fato de o uso da Web estar em constante expansão.

Desse contexto surgiu o Node.js, vislumbrado como uma importante solução para resolver boa parte desses problemas. Desde então, ele tem se expandido no mercado e ganhado a confiança de grandes empresas em várias partes do mundo.

Por que o Node.js está cada vez mais popular entre os desenvolvedores?

A popularidade do Node.js entre desenvolvedores tem se dado em razão de inúmeros aspectos, a começar pelo simples fato de que ele permite a execução em alta performance de uma das linguagens mais utilizadas no mundo Web: o JavaScript.

Somado a isso, o Node.js tem um ecossistema ativo e enorme, seu código é aberto e a tecnologia é single-thread, característica que a diferencia das demais tecnologias e que você descobrirá o que é ao longo deste conteúdo.

Por que essa característica single-thread é importante?

É importante comparar o funcionamento do Node.js com outras opções similares. Na maioria dos outros ambientes, as diferentes requisições recebidas no servidor geram uma nova thread. Ou seja, é todo um novo desdobramento que pode se estender, impactando diretamente a capacidade de processamento do computador.

Além disso, é importante pontuar que essas threads não são criadas de maneira ilimitada, afinal, há a limitação desses ambientes, o que pode afetar o desempenho do trabalho. Quando acontece essa chegada ao limite, cria-se uma fila com as próximas requisições, tornando o trabalho bem mais demorado do que se esperava.

O grande diferencial do Node.js nesse contexto é conseguir listar todas essas requisições em uma thread apenas, característica de seu modelo estrutural de single-thread. Essa única thread leva o nome de event loop, que fica ativa e disponível para receber as requisições de maneira contínua, deixando o trabalho bem mais dinâmico.

Ao nível de desempenho de processamento, a estrutura single-threaded do Node.js traz facilidades para que as requisições sejam feitas no mesmo campo, exigindo menos dos computadores. Assim, além de ter um trabalho melhor organizado, há menor exigência de processamento, o que evita que o trabalho seja enfileirado.

O que é NPM?

Além das características mencionadas, outro aspecto que torna o Node.js muito popular é o NPM (Node Package Manager), uma ferramenta que vem por padrão em todas as instalações dessa tecnologia.

Nesse sentido, saiba que o NPM é um gerenciador de pacotes utilizado para gerenciar frameworks e bibliotecas contidos em uma aplicação. Isso significa que ele permite a atualização, instalação e desinstalação das dependências de uma aplicação.

Além disso, o NPM apresenta diversos componentes reutilizáveis, conhecidos como pacotes. Pelo fato de o ecossistema do Node.js ser aberto, qualquer pessoa pode publicar o seu próprio pacote, que será listado na biblioteca do Node Package Manager.

O pacote mais conhecido é o Express, mas, além dele, existem também: 

  • Hapi;
  • Connect;
  • Socket.io;
  • Sockjs;
  • Pug;
  • Mongodb;
  • Mongojs;
  • Redis;
  • Lodash;
  • Forever;
  • Bluebird;
  • Moment.

Cada um desses pacotes tem uma função e é essa diversidade que faz com que o Node.js possa ser utilizado nas mais variadas situações e no desenvolvimento de diversas aplicações.

Node.js: execução single-thread

Uma das principais características que diferencia o Node.js de outras tecnologias similares e o faz se destacar perante elas é o fato de sua execução ser em single-thread. Mas você sabe em que consiste exatamente isso?

Pois bem, esse aspecto significa que apenas um thread (pequeno programa que trabalha como um subsistema) é utilizado para realizar todas as requisições no processo de execução do JavaScript.

Nesse sentido, convém mencionar que outras tecnologias utilizam a execução multi-thread. Isso quer dizer que, a cada requisição recebida, é criado um novo thread para processá-la. Tal fato sobrecarrega o sistema e aumenta a demanda por recursos — por mais memória RAM, por exemplo.

No Node.js, por outro lado, como a execução de todas as requisições é feita por um único thread – o Event Loop, o sistema não é sobrecarregado. Além disso, o Node.js é non-blocking, ou seja, não-bloqueante, o que significa que as operações de entrada e saída não bloqueiam o thread.

Assim, diferentemente das outras tecnologias, não é preciso esperar que uma operação seja concluída para continuar a execução do JavaScript. Ou seja, ele não espera o tempo de resposta de uma operação para iniciar uma segunda ação, fazendo isso simultaneamente.

Logo, a execução single-thread, além de não sobrecarregar o sistema, permite que ele não trave e funcione com muito mais rapidez, deixando a sua performance altíssima.

Quais as vantagens que a linguagem Node.js oferece?

Provavelmente, você já deve ter percebido até aqui que a tecnologia Node.js é extremamente vantajosa no desenvolvimento e na execução de aplicações Web, não é mesmo? Entretanto, para ficar ainda mais claro, listamos todos os seus benefícios.

Maior produtividade

Seja pelo seu NPM, por ter uma execução single-thread ou por ser non-blocking, o Node.js permite que os desenvolvedores tenham maior ritmo e fluidez em seus trabalhos, o que aumenta, consequentemente, a produtividade.

Melhor desempenho

O Node.js também permite um melhor desempenho das aplicações. Isso porque, como vimos, suas características concedem maior velocidade e leveza ao processamento — o que, automaticamente, melhora a performance da execução de linguagem.

Suporte

Toda tecnologia precisa ter um bom suporte para ser sempre bem executada, não é verdade? Nesse sentido, saiba que o Node.js conta com suporte das principais empresas de serviços Cloud (armazenamento na nuvem), como a AWS, Google Cloud e Microsoft Azure.

Flexibilidade

A flexibilidade do Node.js é uma característica oferecida pelo NPM, o gerenciador de pacotes utilizado por essa tecnologia. O NPM é considerado hoje um dos principais repositórios disponíveis, muito por conta de sua possibilidade de ser utilizado nos mais diversos cenários, para diferentes finalidades. Logo, podemos considerar o gerenciador altamente flexível.

Leveza

Quem está no desenvolvimento de aplicações sabe bem o quanto essa tarefa exige capacidade de processamento em computadores. E o Node.js se destaca por simplesmente reduzir bastante essa exigência, principalmente quando colocado em comparação com outras soluções da mesma categoria.

Uma boa dica é usar o Node.js com o Docker para acelerar um deploy. É como se você estivesse replicando a quantidade de máquinas em trabalho, trazendo muito mais força de processamento e dinamismo à tarefa. Nesse caso, você escala o trabalho sem precisar de mais esforços ou custos para conseguir essa potência maior.

Produtividade da equipe

Há muitos motivos que fazem do Node.js um recurso que traz maior produtividade para as equipes de trabalho. Um deles é o fato de o NPM ter uma fonte realmente extensa de códigos que podem ser aplicados nos mais diferentes projetos. A instalação também facilita o processo.

Outro ponto é poder fazer deploys rápidos, como citamos. Assim, é possível para empresas criar soluções e produtos próprios com ajuda do Node.js, o que permitirá uma gestão muito mais dinâmica e simplificada no cotidiano de trabalho.

Quais os principais usos do Node.js?

Como vimos até aqui, o Node.js é uma tecnologia que pode ser utilizada nas mais diversas aplicações. Entretanto, para que você consiga visualizar melhor esses usos, listamos alguns dos principais. Confira!

Transmissão de dados

Por ser uma tecnologia que permite a realização de tarefas simultâneas, a transmissão de dados é uma das principais beneficiadas com o uso do Node.js.

Isso porque, por meio dele, é possível, por exemplo, realizar o processamento de arquivos enquanto eles ainda estão sendo carregados. Logo, a transmissão de dados e sua posterior execução se tornam mais eficazes e fluidas.

Proxy

Como você sabe, o proxy é um servidor que atua como intermediário para as requisições de clientes que solicitam recursos de outros servidores, certo? Nesse sentido, por conseguir lidar com conexões simultâneas de modo não-bloqueador, o Node.js pode ser empregado como uma espécie de proxy em duas principais situações:

  • ao lado do servidor, em casos em que a infraestrutura própria do proxy não existir; ou
  • quando for necessária uma solução para o desenvolvimento local.

Bate-papo

O bate-papo é um dos maiores exemplos de aplicabilidade do Node.js. Isso porque ele se trata de um aplicativo que envolve muitos usuários simultaneamente e em tempo real. Ou seja, embora seja leve, ele tem alto tráfego e uso intenso de dados.

Nesse sentido, o Node.js atuará para manipular as variadas conexões simultâneas, garantindo que os usuários tenham uma experiência fluida e satisfatória.

Painel de monitoramento de aplicativos

O Node.js também pode ser utilizado para monitorar os visitantes de um site e visualizar suas interações em tempo real.

Então, a partir disso, é possível coletar estatísticas e criar estratégias para melhorar a performance de um negócio. Isso quer dizer que essa tecnologia pode ser muito eficaz para mudar os rumos de um empreendimento.

Assim, como é possível perceber, o Node.js auxilia empresas como Netflix, LinkedIn, Walmart, Trello, Uber, NASA e Medium não apenas na criação de aplicativos e mecanismos, mas também no monitoramento desses.

Entradas em fila

O Node.js trabalha para que a recepção de dados ocorra sem nenhum tipo de dificuldade de processamento por sobrecarga. Para evitar isso, o Node.js atua com simultaneidade, processando várias tarefas de uma só vez.

Além disso, o Node.js tenta reconhecer comportamentos de recepção de dados, fazendo assim uma espécie de organização em fila para evitar gargalos de processamento. Logo, salva esses dados no banco somente quando é o momento certo. Essas filas são feitas por meio de uma estrutura de cache, mas também algumas vezes no modelo de enfileiramento de mensagens.

Painel de monitoramento do sistema

O Node.js oferece a funcionalidade de loop de eventos, essa que pode ser muito útil para a criação de painéis que mantém um monitoramento contínuo dos status de serviços. Além disso, esse painel consegue fazer o envio de dados de maneira constante para web sockets.

Dessa maneira, o Node.js permite entregar status de serviços de dentro do negócio, ou até mesmo de serviços públicos, de maneira contínua e, muitas vezes, em tempo real.

Aplicações web do servidor

Outra ótima utilidade que o Node.js permite é a criação de aplicativos web no servidor. É possível trabalhar em estruturas mais tradicionais e criar recursos muito importantes para serem usados nessa perspectiva de trabalho.

Escalar ambientes

É uma ótima ideia utilizar o Node.js para ambientes que precisam ser escalados com frequência, graças a muitas conexões simultâneas e concorrentes. Isso é possível porque o ambiente tem capacidade de suportar esse número elevado de conexões ao mesmo tempo, o que não acontece em servidores comuns.

Prototipação em mockups

A prototipação é muito necessária dentro do ambiente de desenvolvimento — e o Node.js pode ser muito útil para criar esses protótipos e mockups. Com o Node, é possível ter muita agilidade na criação desses modelos, permitindo ainda um “ensaio” de uma possível comunicação deles com serviços externos.

API com NoSQL

O Node.js consegue fazer uma comunicação bastante facilitada com bases de dados NoSQL, visto que são estruturadas em JSON. Essa relação traz a praticidade de não precisar converter dados de modelo.

Quando não vale a pena usar Node.js?

Apesar de suas grandes vantagens e aplicabilidades, o Node.js não é a melhor opção para aplicações que requerem uma conexão com bancos de dados relacionais, como o PostgreSQL, MySQL e Microsoft SQL Server. Afinal, ele opera melhor em bancos de dados não relacionais (NoSQL), como o MongoDB.

Isso não significa, no entanto, que ele não pode ser empregado nessas situações, mas sim, que sua performance não é tão perfeita como em NoSQL. Mas fique tranquilo, pois ele vem sendo aprimorado para ser executado nessas outras circunstâncias também.

Qual o melhor lugar para aplicar suas habilidades em Node.js?

Como você percebeu, estar atualizado e saber operar o Node.js é essencial para conseguir uma boa colocação no mercado. Afinal, essa tecnologia tem se tornado indispensável na rotina tecnológica das grandes empresas.

Por isso, para que você possa começar a angariar essas oportunidades, listamos algumas organizações mais importantes do mundo que contratam frequentemente profissionais da área de TI.

Essa pode ser a sua oportunidade de demonstrar suas habilidades em Node.js em qualquer parte do globo e ascender na carreira!

  • BairesDev: uma das maiores empresas de terceirização de software da América Latina, que presta serviços para grandes companhias mundiais, como a Google;
  • Revelo: plataforma que facilita o encontro entre empresas e profissionais de áreas como o Design, Programação, Data Analytics e Tecnologia da Informação;
  • Workana: plataforma que conecta profissionais freelancers e empresas para o desenvolvimento de diversos tipos de projetos, como de TI, Programação, Design e Multimídia;
  • We Work Remotely: plataforma que aproxima trabalhadores remotos de diversas empresas, sendo que, dentre as áreas contratadas, existem muitas vagas para Programação;
  • PeoplePerHour (PPH): plataforma de oportunidades freelancers para profissionais autônomos do mundo inteiro, inclusive da área de Tecnologia e Programação;
  • Toptal: uma das plataformas freelancers mais renomadas do mundo, que reúne um grupo seleto dos 3% melhores profissionais nas áreas de desenvolvimento de software.

Quem usa Node.js?

As características do Node.js vão de encontro aos novos modelos de trabalho que as empresas implementaram nos últimos anos. Com as metodologias ágeis, é necessário ter também infraestrutura de trabalho que contribua para isso, algo que o Node.js consegue entregar por meio de algumas de suas funcionalidades.

Uma das principais possibilidades oferecidas é o processamento simultâneo de dados, que traz também agilidade para essa tarefa. Outro ponto é a tecnologia push, que foi diretamente utilizada para que empresas pudessem criar apps funcionais e muito alinhados com suas propostas junto ao usuário.

Essas características tornaram o Node.js muito poderoso como ferramenta, o levando a ser utilizado por grandes empresas, como:

  • Netflix;
  • LinkedIn;
  • Uber;
  • Walmart
  • PayPal;
  • NASA.

Como a Remessa Online pode ajudar você a receber pelo seu trabalho?

Digamos que, ao se cadastrar em algumas dessas plataformas ou na própria BairesDev, você consiga uma incrível oportunidade de trabalho remoto em uma grande empresa internacional (estaremos torcendo para isso!). Pois bem, você sabe como pode receber o pagamento referente aos serviços prestados internacionalmente? Não?

Bem, por se tratar de uma transferência internacional, saiba que é preciso utilizar uma plataforma segura, rápida e sem os descontos que os bancos tradicionais aplicam. Isso porque você não vai querer perder boa parte do seu pagamento para instituições financeiras, não é verdade?

Nesse sentido, a Remessa Online pode te ajudar! Além de ser transparente e contar com taxas baixíssimas, nossa plataforma oferece segurança nas transações, algo que é indispensável quando falamos de altas quantias de dinheiro.

Além disso, todo o cadastro e manutenção das transações são realizadas através do site ou do aplicativo da Remessa Online, nos quais você encontra diversas funcionalidades e um suporte atencioso para esclarecer todas as suas dúvidas.

Vale dizer, ainda, que as únicas taxas aplicadas no recebimento de dinheiro do exterior pela nossa plataforma são o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o custo da operação. Ou seja, a tarifa bancária não é cobrada e você fica livre dela!

Conclusão

Como vimos neste conteúdo, o Node.js é uma tecnologia usada para executar a linguagem do JavaScript fora do navegador.

Por apresentar muitos diferenciais com relação aos seus concorrentes, como o NPM, a execução single-thread e o non-blocking, o Node.js permite a execução em alta performance do JavaScript e, é claro, um desempenho magnífico dos sistemas.

Em razão disso, grandes empresas internacionais, inclusive, já aderiram a essa tecnologia. Por isso mesmo, conhecê-la e ter o seu domínio é essencial para qualquer desenvolvedor que pretenda alçar grandes voos nessa ascendente área da tecnologia.

Nesse sentido, lembre-se que a Remessa Online estará sempre torcendo para que você decole na sua carreira. Além disso, estamos prontos para te ajudar a receber o seu pagamento sem aqueles descontos impostos pelos bancos tradicionais e com transparência e completa segurança.

Visite nosso site para conhecer melhor os serviços da Remessa online!

Resumindo

O que é Node.js?

É a tecnologia que permite executar o JavaScript fora de um navegador.

Por que o Node.js está cada vez mais popular entre os desenvolvedores?

– Código aberto
– Estrutura single-threaded
– Executa o JavaScript com alta potência

Quais as vantagens que a linguagem Node.js oferece?

– Maior produtividade
– Melhor desempenho
– Suporte
– Flexibilidade
– Leveza
– Produtividade da equipe

Quais os principais usos do Node.js?

– Transmissão de dados
– Proxy
– Bate-papo
– Painel de monitoramento de aplicativos
– Entradas em fila
– Painel de monitoramento do sistema
– Aplicação web do servidor
– Escalar ambientes
– Prototipação em Mockups
– API com NoSQL

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar