A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começará a ser emitida a partir de hoje (26) no Rio Grande do Sul. Minas Gerais deve começar a emissão em agosto. Segundo a Receita Federal, aos próximos estados serão Acre, Distrito Federal, Goiás, e Paraná – ainda neste ano.
De acordo com o governo federal, o objetivo da mudança é unificar o número do documento em todas as unidades da federação. Com as regras atuais, cada estado do Brasil pode emitir o documento. Sendo assim, na prática, uma pessoa pode ter até 27 números de RG. A nova carteira de Identidade trará o número do CPF como “registro geral, único e válido para todo o país”.
Quer saber tudo sobre a nova Carteira de Identidade? Então, continue a leitura deste artigo!
O que precisa para tirar a nova Carteira de Identidade?
Para tirar a nova Carteira de Identidade, é preciso ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento, além do CPF regularizado. Segundo o governo federal, as secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
A Carteira de Identidade Nacional virá em versão física e virtual, e pode ser checada por QR Code, mesmo sem internet.
O número do RG antigo deixará de existir e apenas o Cadastro de Pessoa Física será considerado. O objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades federativas. Segundo a Receita Federal, a atualização do CPF pode ser feita pelos canais de atendimento a distância do órgão.
A nova carteira de identidade também servirá também de documento de viagem, pois virá com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo dos passaportes.
Até agora, o documento só valerá nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório, porém acordos com outras nações são possíveis.
Há pouco tempo, o governo também apresentou um novo modelo de passaporte brasileiro.
Qual o valor para fazer uma nova Carteira de Identidade?
A nova Carteira de Identidade é gratuita. A troca do RG antigo pela nova CIN, assim como aqueles que vão tirar o documento pela primeira vez não terão custos. As renovações devem ser feitas a cada 10 anos para pessoas até 60 anos de idade e serão gratuitas também. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.
Quais estados estão emitindo a nova Carteira de Identidade?
Estados que estão emitindo a nova Carteira de Identidade:
- Rio Grande do Sul, dia 26 de julho de 2022;
- Minas Gerais, agosto de 2022;
- Acre, até dezembro de 2022;
- Distrito Federal, até dezembro de 2022;
- Goiás, até dezembro de 2022;
- Paraná, até dezembro de 2022;
- demais estados ainda não têm previsão, mas precisam iniciar emissão até março de 2023 .
Como regularizar o CPF?
Caso você precise atualizar o CPF para dar entrada na nova Carteira de identidade, a atualização ser feita de forma gratuita pelo site da Receita Federal. Em alguns casos, o procedimento gera um protocolo de atendimento. Assim, a pessoa deve enviar os documentos para a Receita Federal por e-mail.
Como viu, a nova Carteira de Identidade começará a ser emitida no Rio Grande do Sul no dia 26 de julho. Nos dias seguintes, a emissão seguirá por Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná.
Gostou de saber sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter para receber as informações diretamente no seu e-mail.
Resumindo
Para tirar a nova Carteira de Identidade, é preciso ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar certidão de nascimento ou de casamento. Além disso, o CPF deve estar regularizado. Segundo o governo federal, as secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações. O documento será emitido nas versões física e digital. As duas terão o mesmo layout e a mesma segurança.
A emissão da nova Carteira de Identidade começará pelo Rio Grande do Sul no dia 26 de julho de 2022, terça-feira. Nos dias seguintes, seguirão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Nos demais estados ainda não há previsão.