O que é e como surgiu a Black Friday

Descubra o que é e como surgiu a Black Friday

A Black Friday é uma importante data do comércio americano que entrou no calendário brasileiro de uns anos para cá. Ela acontece sempre na sexta-feira após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos. Esse ano será no dia 29 de novembro. Saiba um pouco mais o que é e como surgiu a black friday.

Se você planeja comprar um novo smartphone, um eletrônico para a casa ou simplesmente antecipar os presentes de Natal da família, mas não quer extrapolar o orçamento, aproveite as incríveis promoções que acontecem na Black Friday

Confira o artigo abaixo e descubra como surgiu essa importante data do comércio.

Como surgiu a Black Friday? 

O termo Black Friday foi usado pela primeira vez por policiais da Filadélfia nos anos 50, quando uma multidão de turistas e compradores chegou à cidade no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças para aproveitar as promoções do comércio local. 

Com o caos causado pelo grande número de pessoas andando nas ruas, e diante do engarrafamento na cidade, os policiais precisaram redobrar o trabalho durante o dia. Por isso, os policiais rotularam aquela sexta-feira como Black Friday. O nome ganhou fama e, no final dos anos 80,  já era conhecido em toda a América e vinculado às vendas pós o dia de Ação de Graças.

Mas afinal, o que é a Black Friday? 

Como falamos anteriormente, a Black Friday teve origem nos Estados Unidos e acontece sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Embora não seja um feriado oficial, muitas pessoas estão de folga do trabalho e, para aproveitar a ocasião, as lojas abaixam o preço dos produtos para aumentar o faturamento. Além disso, a data também dá início à temporada de compras para o Natal. 

Considerada uma das datas mais movimentadas no comércio, lojas de diversos países, incluindo o Brasil, se apegaram a essa tendência e adotaram a Black Friday em suas agendas. 

Nesse dia, as lojas abrem mais cedo do que o normal, algumas abrem as portas às 6 horas da manhã, e oferecem descontos bastante atraentes para os consumidores que fazem filas quilométricas já na noite anterior. Você pode encontrar promoções em diversos itens, como eletrônicos e eletrodomésticos, celulares, produtos de beleza, vestuário e móveis para casa. 

Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday deu seus primeiros passoa em 2010, mas o foco inicial do evento eram as vendas online. Apesar de o dia oficial também ser na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira de novembro, muitos sites prolongam as suas promoções durante toda aquela semana do mês para conquistar mais clientes. 

No entanto, nos últimos anos, um número cada vez maior de shoppings e outros comércios de rua passaram a apostar nas promoções da Black Friday para impulsionar as vendas antes do Natal. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria Provokers, pela primeira vez o número de compradores nas lojas físicas deve ser igual aos que comprarão pela internet. 

A Black Friday pode ser um ótimo momento para economizar, mas é sempre bom estar atento a possíveis golpes.
A Black Friday pode ser um ótimo momento para economizar, mas é sempre bom estar atento a possíveis golpes.

Como fazer compras pela internet

E como não poderia ser diferente, a Black Friday também faz muito sucesso na internet. No entanto, durante esse período, os consumidores podem ser vítimas de golpes online. O primeiro passo para evitar esse problema é comprar em sites com os quais você já esteja familiarizado. Além disso, ao criar contas nesses sites, você deve manter suas senhas difíceis de adivinhar e alterá-las frequentemente. 

Confira abaixo outras precauções a serem tomadas para se manter seguro ao fazer compras online, especialmente durante a Black Friday.

Use os sites comparadores

Existem sites como o Zoom, o Buscapé e o JáCotei que são especializados em varrer o comércio eletrônico e oferecer cotações de preços para os produtos pesquisados. Use essas ferramentas não só na BlackFriday mas no ano inteiro para garantir que está pagando o menor preço.

Outras ferramentas úteis são os plugins Baixou e o Black Friday de Verdade. Você instala em seu navegador, eles monitoram os preços no dia da Black Friday e comparam com os preços dias antes para que você veja se o valor realmente baixou. O Buscapé também oferece essa funcionalidade através de página específica para a Black Friday.

Configure alertas de cartão de crédito

Você pode configurar alertas de compra através do banco ou da empresa do cartão de crédito para receber mensagens quando forem feitas compras que excedam um determinado valor. Isso te alertará sobre qualquer atividade incomum no seu cartão e, assim, protegê-lo contra fraudes

Evite compras pelo celular

Pode ser conveniente, mas fazer compras no seu celular apresenta riscos à segurança na Black Friday. Os golpes incluem URLs abreviados nas mídias sociais e hackers em redes públicas. Se você deseja comprar no seu celular, verifique se está em casa e em uma rede protegida por senha

Não compartilhe informações desnecessárias

Golpes pela internet são comuns na semana da Black Friday, portanto, tenha cuidado com os e-mails que prometem ser de um grande varejista e que solicitam informações adicionais. Em caso de dúvida, ligue diretamente para o revendedor.

Envie dinheiro pela Remessa Online

Se você precisa enviar dinheiro do Brasil para o exterior, ou receber remessas internacionais de dinheiro em uma conta bancária brasileira, saiba que é possível utilizar os serviços da Remessa Online. A plataforma online facilita a transferência internacional e cobra taxas econômicas dos usuários. 

Além disso, as operações realizadas pela Remessa Online são seguras porque o serviço é regulamentado pelo Banco Central do Brasil (BACEN). E todos os dados são criptografados e estão protegidos contra fraudes.

Quer saber mais? Acesse o site e faça suas transferências internacionais sem sair de casa.