Os feriados nacionais dos Estados Unidos

Quer saber mais sobre a cultura norte-americana? Alguns feriados nacionais representam muito para os Estados Unidos e são celebrados de forma intensa e patriótica. Se você estiver por lá em alguma dessas datas, saberá seu valor e representatividade. Conheça os principais neste post!

Conheça os feriados nacionais dos Estados Unidos

Os feriados, certamente, dizem muito a respeito da cultura de um povo, pois são celebrações de datas importantes, seja no sentido histórico ou religioso.

Além do Natal (25 de dezembro) e do Ano Novo (01 de janeiro), que também são comemorados em várias partes do mundo, os EUA possui uma lista de feriados nacionais, que podem der data fixa ou variar de acordo com o ano.

Quem se interessa pela cultura e deseja viajar para os Estados Unidos deve ficar atento aos feriados para programar melhor sua viagem. Para ajudar, selecionamos neste post, os principais feriados e as datas comemorativas americanas!

Os feriados nacionais dos Estados Unidos

Ao planejar uma viagem internacional é importante ter cautela sobre os costumes e os hábitos do país a ser visitado. É preciso analisar os prós e contras, sobretudo, sobre as diferenças culturais e crenças mais marcantes.

Os feriados são datas que interferem em diversos setores de um país, e nos Estados Unidos não é diferente. Conhecidos mundialmente pelo patriotismo, os americanos levam a sério os feriados nacionais e datas comemorativas.

Muitos feriados são celebrados nas ruas ou em locais específicos e o ano é repleto dessas datas, principalmente aquelas que representam muito para o país, o que pode influenciar, consideravelmente, no preço das passagens e muitos outros aspectos.

Por que é importante atentar-se aos feriados e datas comemorativas?

O calendário tem extrema importância para um país, pois até a economia é estrategicamente regida por ele. As datas comemorativas e feriados são motivo de destaque para um país devido ao aumento do fluxo de pessoas e turistas a procura de produtos e estabelecimentos.

Nessas datas os preços podem subir exponencialmente, tanto de passagens aéreas, entradas em pontos turísticos, eventos ou estabelecimentos. A hospedagem também sofre alteração nos valores e muitos outros segmentos, devido à grande demanda, elevando o preço dos produtos e serviços.

Em dias de feriados e datas comemorativas, comércios, escolas e órgãos públicos fecham e algumas atrações turísticas, como museus, podem não abrir ou estar lotados. Além disso, pode ser difícil conseguir ingressos e encontrar atrações para visitar.

Ficar atento a esses aspectos é muito importante para o planejamento da sua viagem, pois interferem diretamente na questão financeira. Além disso, conhecer as datas dos feriados ajuda a evitar lugares superlotados e prevenir sobre a dificuldade para ter acesso a atrações turísticas, afinal, o maior aliado de uma viagem – o tempo – não deve ser perdido. 

A seguir, confira uma lista dos feriados nacionais dos Estados Unidos:

1. Birthday of Martin Luther King (Aniversário de Martin Luther King)

Mantin Luther King Jr. nasceu em 15 de janeiro. Existe um feriado nacional nos Estados Unidos próximo à data de seu nascimento. Ele é comemorado toda terceira segunda feira do mês de janeiro.

Em muitas cidades são realizadas comemorações, desfiles e homenagens ao ativista Martin Luther King Jr., considerado um dos nomes mais importantes do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

King recebeu Prêmio Nobel da Paz em 1964 pelo combate às desigualdades raciais sem usar a violência. Em 4 de abril de 1968 foi assassinado e o Dia de Martin Luther King foi estabelecido como feriado nacional em 1986.

 O dia do nascimento de Martin Luther King Jr. é feriado nacional nos Estados Unidos, sendo celebrado com festas, paradas e homenagens.

O dia do nascimento de Martin Luther King Jr. é feriado nacional nos Estados Unidos, sendo celebrado com festas, paradas e homenagens.

2. Thanksgiving day (Dia de Ação de Graças)

Comemorado na quarta quinta-feira de novembro, o Thanksgiving day (Dia de Ação de Graças) é um dos feriados nacionais dos Estados Unidos mais famosos. A celebração é cristã e tem como simbolismo a gratidão.

É tradição no Dia de Ação de Graças às pessoas se reunirem com seus familiares e amigos em fartas ceias. A origem da data seria o agradecimento às boas colheitas do ano.

O Dia de Ação de Graças é considerado um dos mais importantes feriados nacionais dos Estados Unidos, sendo celebrado com ceias em família, onde as pessoas agradecem pelas coisas boas de suas vidas.
O Dia de Ação de Graças é considerado um dos mais importantes feriados nacionais dos Estados Unidos, sendo celebrado com ceias em família, onde as pessoas agradecem pelas coisas boas de suas vidas.

3. Veterans Day’s (Dia dos veteranos) – 11 de novembro

Celebrado anualmente no dia 11 de novembro, o Dia dos Veteranos é um feriado nacional em homenagem aos veteranos militares, ou seja, pessoas que serviram nas Forças Armadas dos Estados Unidos.

Este feriado coincide com outros, como o Dia da Recordação e o Dia do Armistício, que são celebrados em outros países e marcam o aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial.

O Dia dos Veteranos é uma celebração a todos os veteranos militares que serviram aos Estados Unidos.

O Dia dos Veteranos é um dia para homenagear todos aqueles que serviram às Forças Armadas dos Estados Unidos.
O Dia dos Veteranos é um dia para homenagear todos aqueles que serviram às Forças Armadas dos Estados Unidos.

4. Memorial Day

Comemorado sempre na última segunda-feira de maio, o Memorial Day é um feriado que homenageia os militares norte-americanos que morreram enquanto serviam nas Forças Armadas dos EUA.

O feriado foi criado após a Guerra de Secessão, mas, no século XX, foi ampliado para horar todos aqueles que morreram no exercício do serviço militar. Nesse dia, muitas pessoas visitam cemitérios e memoriais para prestar homenagens.

O Memorial Day é um feriado para homenagear os militares que morreram em guerras enquanto lutavam nas Forças Armadas dos Estados Unidos.
O Memorial Day é um feriado para homenagear os militares que morreram em guerras enquanto lutavam nas Forças Armadas dos Estados Unidos.

5. Independence Day (Dia da Independência dos Estados Unidos) – 4 de julho

O Dia da Independência dos Estados Unidos é celebrado no dia 4 de julho como forma de marca a Declaração de Independência de 1776.

Foi nesse ano que as Treze Colônias declararam oficialmente separação do Império Britânico.

O 4 de julho é o feriado mais importante dos Estados Unidos, sendo comemorado em todo o país e também nas colônias norte-americanas ao redor do mundo.

Nesse dia, os norte-americanos exaltam seu patriotismo usando as cores da bandeira e participando de desfiles, festas e paradas.

No dia 4 de julho os norte-americanos comemoraram a independência dos Estados Unidos, que em 1776 passou a não ser mais uma colônia britânica.
No dia 4 de julho os norte-americanos comemoraram a independência dos Estados Unidos, que em 1776 passou a não ser mais uma colônia britânica.

6. Labor Day (Dia do Trabalho)

O Dia do Trabalho é um feriado nacional dos Estados Unidos celebrado na primeira segunda-feira de setembro.

O feriado é uma celebração da contribuição econômica e social dos trabalhadores para o país. A data foi criada no final do século XIX, pelo movimento operário, e se tornou feriado federal em 1894.

O Dia do Trabalho também significa o fim do verão, sendo celebrado com eventos e desfiles por todo o país.

O Labor Day é um feriado nacional para exaltar a contribuição dos trabalhadores para o desenvolvimento econômico e social dos EUA.
O Labor Day é um feriado nacional para exaltar a contribuição dos trabalhadores para o desenvolvimento econômico e social dos EUA.

7. President’s Day (Dia do Presidente)

O President’s Day é comemorado sempre na terceira segunda feira de fevereiro. Este feriado nacional dos comemora o trabalho e a vida de George Washington, o primeiro presidente norte-americano e também é uma forma de homenagear os ex-presidentes do país.

A comemoração virou feriado nacional em 1885 e era comemorada no aniversário de George Washington, em 22 de fevereiro. A partir de 1971, as comemorações passaram a ocorrer na terceira segunda-feira de fevereiro.

O President's Day homenageia George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, e também os demais presidentes do país.
O President’s Day homenageia George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, e também os demais presidentes do país.

8. Columbus Day (Dia de Colombo)

Também chamado de Dia da Hispanidade, o Dia de Colombo é um feriado nacional que celebra a chegada de Cristóvão Colombo à América, no dia 12 de outubro de 1492.

A data de Columbus Day também é comemorada no dia 12 de outubro em países de descendência hispânica.

O feriado é comemorado na segunda segunda-feira de outubro.

O Columbus Day comemora a chegada de Cristovão Colombo na América, o que deu início à colonização.
O Columbus Day comemora a chegada de Cristovão Colombo na América, o que deu início à colonização.

Inauguration Day

O Inauguration Day é um feriado que acontece a cada 4 anos quando é empossado um novo presidente do país. É realizado no dia 20 de janeiro, onde ocorre um evento na capital, Washington DC.

É uma data em que são realizadas diversas hospedagens e uma grande movimentação no país, demonstrando a forte cultura patriota americana. Caso o dia 20 de janeiro seja em um final de semana, a data comemorativa passa a ser, automaticamente, na segunda-feira.

Esses são os feriados nacionais dos Estados Unidos. Há muitas outras datas que os norte-americanos comemoram, mas não são feriados nacionais, como o Halloween e o St. Patrick’s Day, por exemplo.

Datas comemorativas nos Estados Unidos

As datas comemorativas podem ser consideradas feriados não oficiais e geralmente há eventos e atrações em todo o país que chamam a atenção de muitas pessoas, além de turistas. É uma boa oportunidade para conhecer as tradições dos Estados Unidos.

Como não é decretado feriado, os comércios abrem normalmente e em muitas ocasiões não há variação expressiva de preços, como acontece em muitos lugares em períodos de feriados. Conheça a seguir as principais datas comemorativas dos Estados Unidos.

Father’s Day

O dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de junho, uma tradição que se iniciou há décadas. As festividades dessa data são bem semelhantes às do Brasil e a busca por artigos masculinos é grande nos comércios e shoppings.

Como acontece em um domingo e é uma data comemorativa familiar, não interfere muito no turismo e tudo funciona normalmente sem grandes oscilações de preços nos serviços procurados por turistas.

Valentine’s Day

O dia de São Valentim, onde também é comemorado o dia dos namorados nos Estados Unidos, acontece no dia 14 de fevereiro. É um dia de celebração do amor bastante festejado pelos casais.

Como acontece no Brasil, é muito comum a procura por presentes e destinos românticos para presentear a pessoa amada. Sendo assim, aumenta a demanda de reservas em restaurantes, hotéis e demais atrações consideradas românticas.

O Halloween, ou Dia das Bruxas, não é um feriado oficial nos Estados Unidos. Apesar disso, a data comemorativa se tornou tão popular que foi incorporada ao calendário de festas a nível mundial.
O Halloween, ou Dia das Bruxas, não é um feriado oficial nos Estados Unidos. Apesar disso, a data comemorativa se tornou tão popular que foi incorporada ao calendário de festas a nível mundial.

Halloween

Quem nunca ouviu dizer a frase “doces ou travessuras”? o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos e movimenta as cidades com decorações animadas e fantasias. Como acontece nos filmes, as crianças se fantasiam e vão às casas em busca de doces e balas.

É grande o envolvimento das famílias na comemoração do Halloween, além de notável a alegria na celebração que acontece no dia 31 de outubro. As festas são um atrativo para os turistas e como não é um feriado oficial, os comércios ficam abertos normalmente.

St. Patrick’s Day

Originário da cultura irlandesa, o dia de São Patrício é comemorado nos Estados Unidos no dia 17 de março. É um dia em que acontece muitas festas e as pessoas se vestem de verde, ao som e gastronomia típica do país Europeu.

Super Bowl

O super bowl é um evento que marca a final de um esporte muito popular nos Estados Unidos, o futebol americano. A final da liga nacional acontece no primeiro domingo de fevereiro e mobiliza todo o país.

Mesmo que a torcida não seja dos times envolvidos na final, todo o país paralisa e todos assistem ao evento esportivo que é também um grande atrativo turístico — é possível encontrar pessoas de diversos países em variados locais, torcendo pelos times.

Recessos escolares

O calendário escolar também influencia bastante na rotina das pessoas e turistas que visitam o país. Geralmente é um período em que as crianças e adolescentes estão de férias e a família viaja em busca de lazer.

Existe o recesso de primavera, que acontece entre março e abril, e o recesso de verão, de acorre de julho a agosto. É uma época que atrações de verão, por exemplo, com as praias, parques e cachoeiras sempre cheios, o que pode impedir um bom descanso.

Como você pode ver, os Estados Unidos possuem muitos feriados e datas comemorativas, que demonstram ainda mais seu patriotismo, cultura forte e tradicional.

Quem tem interesse em conhecer as tradições americanas e planejar uma viagem ao país deve se atentar às questões financeiras. Como dissemos no início deste post, os feriados e datas comemorativas têm grande influência nos custos da sua viagem.

Evidentemente, pesquisar bastante e fazer reservas com antecedência contribui bastante para pagar preços mais justos e conseguir fazer uma viagem mais confortável.

Para ter segurança e uma ótima experiência é importante saber como enviar dinheiro para os Estados Unidos além da melhor forma para realizar transações internacionais. Para isso, conheça os serviços da Remessa Online e saiba de tudo para organizar com eficiência o seu planejamento financeiro.

Se você curtiu o post e deseja ficar ainda mais bem informado, não deixe de ler sobre o quanto levar de dinheiro em uma viagem aos Estados Unidos para organizar as finanças e aproveitar a viagem em grande estilo!

Resumindo:

Quais são os feriados nacionais dos Estados Unidos

Ano Novo: 1 de janeiro
Dia de Martin Luther King: 15 de janeiro
Dia de Ação de Graças (Thanksgiving day): Quarta quinta-feira de novembro
Dia dos veteranos: 11 de novembro
Memorial Day: Última segunda-feira de maio
Independence Day: 4 de julho
Labor Day: Primeira segunda-feira de setembro
Dia do Presidente: Terceira segunda-feira de fevereiro
Dia de Colombo: Segunda segunda-feira de outubro
Natal: 25 de Dezembro

Qual o feriado mais importante dos Estados Unidos

A data mais esperada para comemoração dos norte-americanos é o Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças. Neste dia as famílias se reunem em uma farta ceia. O Natal também é uma data muito especial na cultura americana.