O que são os PMIs: entenda a sua influência no cenário econômico mundial

PMI são índicadores que apresentam a tendência econômica nos setores de manufatura e serviços. Saiba mais aqui.

O que são os PMIs

Quem deseja entender sobre o cenário econômico mundial, precisa saber o que são PMIs. Os Índices de Gerentes de Compras (Purchasing Manager’s Index – PMI em inglês) são indicadores mensais que apresentam a saúde econômica dos países com base em pesquisas realizadas com empresas do setor privado.

Ficou interessado? Então, acompanhe o artigo abaixo para saber o que são PMIs e como esse índice afeta o cenário econômico mundial.

O que são PMIs?

Os Índices de Gerentes de Compras (Purchasing Manager’s Index ou PMI) são indicadores econômicos derivados de pesquisas mensais com empresas do setor privado. De forma simples, esse índice mostra a direção predominante das tendências econômicas nos setores de manufatura e serviços.

Assim, ele aponta se as condições de mercado, vistas pelos gerentes de compras, estão se expandindo, permanecendo as mesmas ou diminuindo. Além disso, o objetivo do PMI é fornecer informações sobre as condições comerciais atuais e futuras para tomadores de decisões, analistas e investidores de uma empresa.

Ainda, o PMI é um dos indicadores mais confiáveis ​​para se avaliar o estado da economia de um país. 

PMI: como são compostos

Os dados do PMI são apresentados na forma de um índice de difusão, que é calculado da seguinte forma:

  • PMI = (P1 * 1) + (P2 * 0,5)
  • Sendo:
    P
    1: Número percentual de respostas que relataram uma melhoria
  • P 2: Número percentual de respostas que não relataram alterações

Dessa forma, uma leitura do PMI acima de 50 ou 50% indica crescimento ou expansão em comparação com o mês anterior, enquanto uma leitura abaixo de 50 sugere contração. Uma leitura de 50 indica que o número de fabricantes que relatam crescimento nos negócios é igual ao número de fabricantes que relatam negócios em declínio.

Entenda como os PMIs são compostos
Entenda como os PMIs são compostos.

PMIs do Brasil

Os PMIs no Brasil são calculados pela IHS Markit. No Brasil, o questionário é enviado para aproximadamente 400 empresas do setor industrial. Além disso, a pesquisa é sedimentada por setor e pelo número de funcionários das empresas, com base nas suas contribuições para o PIB.

PMIs dos EUA

Nos Estados Unidos, o PMI é baseado em uma pesquisa mensal com gerentes da cadeia de suprimentos em 19 setores, cobrindo as atividades upstream (primeiro estágio da produção de óleo ou gás, ou seja, etapas de exploração e produção da indústria de petróleo) e downstream (estágio no qual os produtos são produzidos e distribuídos).

Ele é compilado e divulgado mensalmente pelo Institute for Supply Management  (ISM). O PMI é baseado em uma pesquisa mensal enviada a executivos seniors em mais de 400 empresas em 19 setores primários, que são ponderados por sua contribuição para o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA. 

Confira também nosso artigo sobre qual a melhor condição global.

PMIs da China

Na China, os PMIs são compilados pela Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP) e o Centro de Informação de Logísticas da China (CLIC). Para isso, são coletados dados pelo Serviço Estatístico Nacional da China (NBS). Já quem elabora e produz o relatório, em inglês, é o Centro de Pesquisa Li & Fung. 

Para a coleta de dados, mais de 700 indústrias na China respondem os questionários apresentados e, a partir dessas respostas, são formados os relatórios de PMI sobre as empresas chinesas, suas atividades de compra e situações de fornecimento.

Saiba como importar produtos da China.

PMIs da Zona do Euro

Assim como no Brasil, o PMI na Zona do Euro é calculado pela IHS Markit. Para coletar esses dados, são enviados questionários  para  5 mil empresas privadas de 19 países da zona do euro.

Influências do PMI no cenário econômico mundial

Além de saber o que são PMIs, é importante entender sua influência no cenário econômico mundial. De forma simples, o índice é importante porque os investidores usam as pesquisas do PMI como indicadores da saúde econômica de um país, considerando suas percepções sobre vendas, empregos, estoque e preços. 

Dessa forma, os mercados financeiros no mundo todo vêm os índices PMI como os principais indicadores econômicos porque as empresas param de comprar matérias-primas quando a demanda diminui. Isso pode indicar problemas em uma economia muito antes de outros relatórios, como vendas no varejo ou gastos do consumidor.

Sem contar que os PMIs impulsionam, ou desfavorecem, as bolsas de valores no mundo todo. Além disso, os cálculos dos PMIs seguem um método consolidado, aplicado da mesma forma em todos os países. Sendo assim, ele pode ser usado também para comparações entre as economias de diferentes países.


Remessa Online: empresa brasileira para remessas internacionais

Quem trabalha com o comércio exterior, além de entender sobre o cenário econômico mundial, precisa fazer remessas internacionais o tempo todo. Para isso, existe a Remessa Online, plataforma brasileira 100% digital que trabalha com envio e recebimento de dinheiro de mais de cem países e em diversas moedas. 

A Remessa Online garante a segurança para seus usuários, pois, além de ter toda sua atividade credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), a plataforma oferece a tecnologia de criptografia em todas as transações. 

Além disso, a plataforma possui taxas menores do que os bancos convencionais e outros provedores online, o que é muito vantajoso para sua empresa. Também, com a Remessa Online as transações são feitas rapidamente e o beneficiário recebe o dinheiro em até 1 dia útil.

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de outras vantagens para sua empresa enviar e receber dinheiro do exterior.