De olho no câmbio #132: Otimismo e apreensão marcaram a semana

Dados positivos dos EUA, Europa e Reino Unido alimentam otimismo com a retomada do crescimento econômico. Contudo, e especialmente nos EUA, o avanço da variante delta da Covid-19 coloca dúvidas sobre a sustentabilidade deste crescimento.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Seguindo o movimento das semanas anteriores, a direção das moedas, principalmente do Real, foi revertida. Na semana anterior, a moeda brasileira se fortaleceu frente às moedas globais, enquanto que nesta semana o Real depreciou. Portanto, mais uma semana em que a moeda brasileira “anda de lado”.

Os dados econômicos ao redor do mundo reforçam certo otimismo, mas analistas e economistas ainda veem com apreensão, principalmente o nível de preços, uma vez que o problema da Covid-19 ainda não está completamente equacionado, e a alta de preços em curso, apesar de reflexo da demanda reprimida e de choques de oferta (como é o caso da produção agrícola brasileira), pode não ser temporária. 

Na próxima semana, teremos mais informações sobre inflação, uma vez que conheceremos os índices de preços ao consumidor da China (domingo, 8), do Brasil (terça, 10), além da Alemanha e Estados Unidos (quarta, 12). Adicionalmente, estaremos de olho na Ata do Copom (quarta, 12) para compreender a visão do Comitê de Política Monetária no país.

Assim sendo, as incertezas ainda permanecem elevadas e a volatilidade se mantém. Ainda assim, a moeda estadunidense perdeu valor frente ao Euro e a Libra, especialmente em função das expectativas mais otimistas vindas da Europa. 

Sob esta perspectiva, podemos esperar que a próxima semana trará um Real mais apreciado, seguindo a volatilidade vista nas últimas semanas e acompanhando o movimento externo. 

Seguimos de olho.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024